Honda apresenta a nova geração do pilot
-
o suv pilot da honda, maior que o cr-v e conhecido dos norte-americanos desde 2002, estreia a terceira geração no salão de chicago (eua). mais imponente, o modelo 2016 emagreceu 136 quilos – tendo ainda rigidez torcional maior em relação à carroceria anterior – e traz faróis com projetores e luzes diurnas de leds, rodas aro 20”, teto solar panorâmico e dimensões ampliadas: 8,9 centímetros a mais de comprimento e mais 6,3 cm de distância para o acesso à terceira fileira de bancos.
um detalhe fundamental do interior é que o pilot tem capacidade para oito pessoas (duas à frente e três nas segunda e terceira fileira de bancos). o velocímetro passa a ser digital, acima dos instrumentos analógicos (conta-giros, nível de combustível e temperatura da água); volante, bancos dianteiros e assentos da segunda fileira são aquecíveis (os bancos da frente também são ventiláveis); a central multimídia pode receber até cinco dispositivos usb (quatro das entradas também recarregam os aparelhos), entrada hdmi, fones de ouvido e tela de nove passageiros para os ocupantes de trás, com dvd e blu-ray player como opcional.
seu motor é o 3.5 v6 i-vtec com vcm (variable cylinder management: desativa cilindros para economizar gasolina). há duas opções de câmbio, ambos automáticos, com seis ou nove marchas. em termos de segurança, traz diversos recursos: lanewatch, blind spot indicators (indicador de pontos cegos), câmera de ré com diferentes ângulos de visão, collision mitigation braking system (cmbs), lane departure warning (ldw, alerta em mudanças de faixa não-sinalizadas), forward collision warning (fcw, alerta de colisão frontal), rear cross traffic monitor (alerta sobre veículos em movimento durante manobras em marcha-a-ré), adaptive cruise control (controlador de velocidade adaptativo), road departure mitigation (rdm), monitor de pressão dos pneus com mostrador individual e “ao vivo”, além de airbags frontais de dois estágios e airbags de cortina que abrangem toda a área lateral.