Rinspeed revela budii: nova relação entre carros e pessoas
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desde 1979, o designer frank rinderknecht comanda a empresa automotiva suíça rinspeed, que a partir de 1991 sempre desenvolveu um modelo para ser apresentado em cada edição do salão de genebra, em sua terra natal. à primeira vista, o carro-conceito de 2015, batizado de budii – nome que remete a buddy, amigo – pode desapontar: trata-se de um bmw i3 (ao lado) até mais comportado que o original, descontando-se os painéis iluminados na grade e na tampa traseira, e o trackview “pau de selfie” no teto. mas, assim como o rinspeed apresentado em 2014 (o xchange, baseado no tesla model s), as principais inovações estão do lado de dentro.à primeira vista, parece um interior convencional – mas o volante pode ser colocado em qualquer parte do painel! uma coluna móvel possibilita a livre transição da direção (à frente dele está um relógio bucherer, o quadro de instrumentos digital é centralizado). mas o budii também pode ser guiado de forma autônoma, seja ao estacionar, seja ao se locomover. os para-sóis abrigam tablets, uma solução engenhosa e à altura dos olhos, e o sistema de som harman kardon garante alta fidelidade. o sistema multimídia, que lembra um tablet gigante posicionado na vertical, identifica a pessoa que está guiando e detecta suas preferências. no console central, baixa encaixar o celular e a recarga é feita automaticamente, sem fio; ele se integra com a central de informações da harman, que também é compatível com smartwatches.
entretanto, os assentos traseiros do i3 foram sacrificados para a colocação da câmera retrátil, que pode ser levantada em 70 centímetros e detecta objetos à frente (desviando deles, caso necessário), e dos patinetes elétricos dobráveis, que acompanham os capacetes. as portas abrem-se no sentido das do compacto, porém um sensor de aproximação dispensa maçanetas. se for o desejo do condutor, um leque gigante é acionado nas janelas laterais. o conjunto elétrico do bmw permanece. e, se o budii certamente não será produzido, as montadoras de automóveis estão cada vez mais empenhadas em desenvolver tecnologias autônomas durante esta década.