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Duvida sobre viscosidade de oleo

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  • M Offline
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    Milan
    escreveu em última edição por
    #25

    castrol edge, tem diversas viscosidades, que vai do 0,até o 20w, e do 30 até o 60.

    coisa ai de 40,00 o litro aqui no brasil.

    eita ….. muito caro..... vou ver o selenia msm......      mas ai oleo 0 viscosidade deve ser igual agua com detergente... quem usa um oleo assim???

    bujão de caixa quase todos são magnéticos, pois a caixa não possui filtro, caso for utilizar procure um com rosca compatível, eles nada mais são do que imas, você sabe que ele é magnético usando uma chave, se grudar é esse mesmo,

    se você quiser usar um ima pra ver se funciona, pega o óleo que saio dor carter e joga dentro, amarra o ima com uma cordinha, deixa la um tempo no fundo depois tira pra ver.....

    geralmente vem bastante coisa.

    po joguei o oleo fora ja... mas ta anotado a experiencia... final do ano a proxima troca ;)

    quando falei em imã, propus o teste para o óleo do motor. e milan, a capacidade de refrigerar o óleo com este dispositivo não reside em seu tamanho e sim no fluxo estreito, veloz e com a temperatura da água em relação ao óleo.

    sim mas é muito pouco percurso nao acha? tipo digamos que o oleo vem a 100 graus no coro passando por ali, pega agua a 90 graus (uns 8cm de percurso digamos))....... po acho que esfriaria praticamente nada =s

    tipo um desse não funcionaria melhor além de ser mais barato? (do fusca)

    http://produto.mercadolivre.com.br/mlb-565408236-radiador-de-oleo-p-fusca-_jm

    cara pelo q to vendo os de moto funcionam melhor que esses de carro o.o (procede?)

    http://rj.bomnegocio.com/rio-de-janeiro-e-regiao/veiculos/pecas-e-acessorios/radiador-de-oleo-yamaha-fazer-250-completo-33667533

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    • S Offline
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      SemControle
      escreveu em última edição por
      #26

      vou falar o q acontece no gorfi

      sim ele tem esse dispositivo mostrado na base do filtro, o protetor de carter parece uma blindagem e tem uma entrada estrategicamente posicionada pra direcionar o ar pro filtro e essa base….

      uso o mobil 20w50 e apos muito acelerar a pressao do oleo cai a 1,2 se andar normal acelerar mais nao segurar fica em 1,4digo q chegou a 1,2 no dia q o painel pinokio marcou mais de 250km/h

      qnd ligo frio, passa e muito so 7bar do fim, chega a travar tipo vdo com qq acelerada

      agora nao sei q oleo pede original.....

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      • C Offline
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        Casantosef
        escreveu em última edição por
        #27

        eu sugeri o radiador que usa a água da radiador justamente por ser um item original e não necessitar de adaptação alguma. se fosse para adaptar, eu adaptaria o da motor por ser menor e permitir uma maior flexibilidade em sua disposição no cofre do motor conforme a melhor ventilação.

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        • W Offline
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          WILPNG
          escreveu em última edição por
          #28

          voce é brasileiro ca ?

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          • C Offline
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            Casantosef
            escreveu em última edição por
            #29

            sim. por que?

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            • M Offline
              M Offline
              Milan
              escreveu em última edição por
              #30

              heuheue eu tb achava que casantosef era de fora….... seila

              po ontem eu dei uma esquentada (é ateh no topico onde falo do estalo do motor)... a pressao do oleo que antes tava 1.2 caiu pra 0.8 de lenta.

              isso porque eu deixei a ventuinha ligada alguns segundos antes de meter o pé e a temperatura caiu pra 1/4  + -. (temp externa 21 graus)

              realmente acho que vou precisar de um radiador de oleo.

              sem controle...... esse ai do filtro entao vc acha que é "firula" e não resfria o suficiente ?¿

              eu pensei em por uma flange no filtro e meter um de moto como no link acima que é bem pequeninin e parece um cooler de processador, deve resfriar bastante (eu provavelmente ligaria na parte de baixo do carro)

              que acham?????/ ou seria melhor do fusca mesmo?

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              • C Offline
                C Offline
                Casantosef
                escreveu em última edição por
                #31

                deve ser pelo meu sotaque caucasiano kkkkkkkkk. sou brasileiro, nordestino e de sergipe(o menor estado com 1,7% do território nacional).

                É muito comum este tipo de equívoco e a maior parte das pessoas atribui ao nome casantosef.

                foi um login escolhido pela universidade federal de sergipe quando inicieis o meu primeiro curso(educação física) no ano de 2000, muito antes de eng mecânica e eng mecatrônica.

                meu nome:

                carlos alberto santos educação física

                casantosef

                não foi uma escolha minha e mesmo assim a utilizo até os dias atuais.

                1 Resposta Última resposta
                • C Offline
                  C Offline
                  Casantosef
                  escreveu em última edição por
                  #32

                  deve ser pelo meu sotaque caucasiano kkkkkkkkk. sou brasileiro, nordestino e de sergipe(o menor estado com 1,7% do território nacional).

                  É muito comum este tipo de equívoco e a maior parte das pessoas atribui ao nome casantosef.

                  foi um login escolhido pela universidade federal de sergipe quando inicieis o meu primeiro curso(educação física) no ano de 2000, muito antes de eng mecânica e eng mecatrônica.

                  meu nome:

                  carlos alberto santos educação física

                  casantosef

                  não foi uma escolha minha e mesmo assim a utilizo até os dias atuais.

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                  • M Offline
                    M Offline
                    Milan
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                    #33

                    ahuahauhu acho que é sim pelo seu jeito de falar.

                    falar sobre o oleo bateu uma duvida.

                    se eu por o radiador de oleo, quando for trocar o oleo, o oleo dentro do radiador nao vai sair….... eu tenho que desmontar as coisas pra tirar o oleo de lá sempre que trocar o oleo???????

                    sacanagem né

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                    • C Offline
                      C Offline
                      Casantosef
                      escreveu em última edição por
                      #34

                      você pode utilizar o artifício de prender o radiador em uma posição fica para receber o ar mais frio com um parafuso de torque médio e quando for trocar o óleo você o colocaria em uma posição mais alta e inclinado por tempo suficiente que possibilite o escoamento do óleo sujo.

                      outra opção é fazer um furo no próprio radiador e por um helicoil para colocar um parafuso que funcione como um bujão secundário de óleo.

                      este tipo de problema pode ser contornado de várias soluções. as que me veio à cabeça de imediato são essas duas.

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                      • M Offline
                        M Offline
                        Milan
                        escreveu em última edição por
                        #35

                        É eu pensei nessas possibilidades e até mesmo por o radiador mais alto do lugar onde pega a mangueira pra escoar quando tirar o filtro mas ai mata meu projeto de por embaixo do carro.

                        tenho que pensar direitinho pq andei vendo tao vendendo radiadores de oleo ai que nao aguentam pressao, vi um que a  pressao maxima era 5bar….... po se eu ligar o carro frio ja bate isso, se eu sair da garagem explode o radiador kkkkkkkkkkkkkkkkk

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                        • M Offline
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                          Milan
                          escreveu em última edição por
                          #36

                          só pra deixar registrado aqui pra galera.

                          ontem eu peguei um engarrafamento dos infernos num evento que teve aqui em niteroi(rj) de encontro de carros antigos.

                          e tava calor.

                          fiquei mais de hora em engarrafamento com carro ligado parado.

                          até que olhei pro manometro de pressao de oleo e tava 0.6~0.8 bar mesmo o carro na lenta direto.

                          ou seja, não é só nas esticadas que o oleo afina nao, muito tempo ligado também da problemas, vou agir o radiador de oleo e vou postar pra galera pra ver oq fiz.

                          1 Resposta Última resposta
                          • C Offline
                            C Offline
                            Casantosef
                            escreveu em última edição por
                            #37

                            hora de utilizar um óleo com maior viscosidade afim de readequar-se ao seu regime de trabalho.

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
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                              Milan
                              escreveu em última edição por
                              #38

                              hora de utilizar um óleo com maior viscosidade afim de readequar-se ao seu regime de trabalho.

                              po mais é um óleo padrao 20~40…. tinham me mandado usar 10-30 =s

                              mais grosso que esse pra andar de baixa n rola.

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
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                                rbsmontemor
                                escreveu em última edição por
                                #39

                                Óleo quente tem sua viscosidade reduzida, normal.

                                no projeto de motor existem os limites de pressão mínima para cada condição de carga, e geralmente os limite principais estão nos documentos técnicos de manutenção.

                                no meu motor por exemplo, mínimo 2 bar em lenta e 3,5 bar a 3000rpm. isso leva em conta o motor na temperatura de funcionamento, com o óleo já quente. lógico que com o óleo mais frio a pressão vai ser e de fato é maior, nada fora do natural.

                                agora o que é necessário observar é se a pressão cai muito quando em plena carga / rotação elevada (alta taxa de cisalhamento) e se o problema está sendo excesso de temperatura.

                                até em torno de 115c a maior parte dos óleos/motores trabalham sem problemas hoje em dia, mas já no limite de lubrificação. o ideal é não passar muito dos 100c e não menos que 80c com o motor em temperatura de funcionamento.

                                na minha combinação de óleo / motor, a pressão cai muito a partir de 115c, mas depois de uns 70c a pressão que em lenta ficava quase 4 bar começa a cair gradativamente, como é de se esperar.

                                o que aquece bem o óleo é rotação elevada que gera alta taxa de cisalhamento e consequente calor, e ageração de calor interna do motor, como o funcionamento contínuo em carga elevada.

                                se eu mantenho velocidade de cruzeiro que resulte em uma rotação de 5000rpm, mesmo com pouca carga, o óleo no meu motor vai atingir facilmente 120c.

                                em marcha lenta ou rotação de até uns 2500rpm fica entre 95 e 100c, que é completamente normal.

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                                • C Offline
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                                  Casantosef
                                  escreveu em última edição por
                                  #40

                                  milan, eu tinha certeza que você ainda estava usando um 10w30.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
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                                    Milan
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                                    #41

                                    auhuhua nao casantosef….. vc confundiu...... tinham me mandado por 10-30.... eu 'discuti' com o mecanico e botei 20-40..... ai um rapaz q n lembro quem é falou pra por um 30-50 modelo tal la. rs.

                                    raphael:

                                    sim mas, na situacao que passei, um calor absurdo no rio, sol a pino, engarrafamento com geral ligado, e motor ligado praticamente 2hr parado...... nao esquentaria muito o oleo?¿

                                    eis o estranho, eu achava que era justamente só em carga que aquecia muito, mas nessa condicao a pressao caiu muito , como se eu tivesse metendo vdo .

                                    a pressao caiu menos de 1bar..... o meu em lenta andando e parando no transito reparei que fica nisso mesmo 1bar (lenta 1000rpm).

                                    frio n... ai pra quase 5 as vezes passa quase 6

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                                    • T Offline
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                                      #42

                                      sempre usei 20w50 no ap 1.6 alcool mas um dia resolvi mudar e comecei a usar 15w40, senti o motor mais solto e com partidas mais rápidas, apelei e passei a usar o mesmo óleo em todos meus carros, 5w40 api sm ou sn.

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                                        #43

                                        mas ai depende de qual região você é… o óleo certo depende também da temperatura ambiente.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • T Offline
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                                          #44

                                          mas ai depende de qual região você é… o óleo certo depende também da temperatura ambiente.

                                          moro no pr, em londrina mais especificamente. em todos carros aqui de casa estou usando 5w40 e são todos vw ehhehe.

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