Bico suplementar palio 1.6 16v
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a junta funciona bem? eu ja comprei uma da taranto de papel, mas se nao da dor de cabeca, to disposto a mudar…
comprei a maioria das peças, o setup do carro vai ficar:
motor torque 1.6 16v
taxa aproximada 10.5:1
coletor ferro beep turbo
turbina t3 eixo 52, caixa quente .36, fria .42
escape saindo 2,5 do turbo afinando para 2 1/4 no cambio e indo ate o final com 1 abafador ( nao quero barulho kkk )
sem wastgate
pressao controlado por pop-off spa ( ja usava no gol junto com essa turbina )
gerenciamento e alimentacao:
combustivel: gasolina podium ( obrigatorio )
bicos iwp 043 originais com hpi
bomba e linha de combustivel original
gerenciador de ponto techrace
pressao de turbo: 7 psi ( 0,5 bar )
pressao de combustivel: penso em cerca de 1 bar sem vacuo, para compensar o excesso de vazao dos bicos, 3,5 bar em condicao de carga/pressao maxima
atraso de ponto de penso em 2 graus cada 1 psi ( proximo de 3 graus cada 0,1 bar ). ficaria um retardo final de 15 graus
É um setup super conservador, mas prefiro por conta da taxa alta, sem intercooler, para manter a durabilidade e confiabilidade.
meta de potencia: 150 a 160 cv ( os bicos nao alimentam mais q isso mesmo... )
oque acham?
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já comprou a turbina?
se é para manter durabilidade/confiabilidade usando pressão baixa eu usaria uma k16/gt25 com caixa quente grande ou uma apl525 mesmo que é mais barata.
acho que eixo 52 em caixa 36 vai vim de uma vez só forçando todo conjunto..
prefiro eixo um pouco menor em caixa grande do que eixo grande e caixa pequena, motor gira bem mais solto e progressivo.
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essa turbina tinha caixa quente .63, acabei de trocar por .36. posso testar as duas!
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acho a turbina grande para a potência / motor…eu iria numa k16 sem dúvidas para esse setup.
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reviravolta nos planos… acho q vou me render ao catzo do alcool kkk
manter o mesmo setup, vou procurar alimentar os 150/160cv esperandos só com os iwp043 que comprei novos originais magnetti marelli, só trabalhando no hpi. agora um duvida: a bomba desses palio (97) aguenta alcool? se for preciso substituir que bomba colocar lá? do 1.5 a alcool?
tava aqui quebrando a cabeça de como fazer o hpi funcionar 2:1 na pressao e 1:1 no vacuo e conclui que so com 2 entradas calibradas, uma antes da borboleta e outra depois, ai os calibres vou ter que ir testando até achar o ideial. alias, nao sei pq ja não fazem hpi com 2 entradas regulaveis logo de uma vez... o certo até seria 3 entradas regulaveis, para ao invez de deixar o parafuso do delta, que tem um calibre delicado pegando sujeira ao livre e desregulando toda hora, também sair numa mangueira para ligar em algum filtro.
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tava aqui queimando os neuronios sobre como regular o hpi e me surgiu algo:
tiro e tampo o parafuso que regula o delta dele.
num bloquinho de aluminio, fazer tipo um manifold, com 3 entradas regulaveis e a saida que vai para o hpi.
as 3 entradas seriam ligadas: pressurizaçao, coletor de admissao e entrada da turbina ( pos filtro ).
ai daria para ir brincando com as 3 regulagens… vou amadurecer essa ideia...
tava pensando até em fazer um controlador com um selenoide tipo que controla a n75 nos turbos originais, mas ai eh matar formiga com bala de canhao kkk
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pronto… achei oque eu queria:
http://produto.mercadolivre.com.br/mlb-570450630-regulador-de-fluxo-6mm-_jm
so fazer as conexoes e tenho um dosador 100% regulavel.
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vou dar uma opnião pessoal, eu não gosto de hpi. pra mim se o bico foi feito para ser usado a 3 bar, que assim seja e por aí vai. usar hpi para trabalhar com uma pressão elevada nos bicos pode a princípio ser uma boa saída, mas você na verdade está arranjando um pano para cobrir sua deficiência que é falta de bico pra potência estimada.
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vou dar uma opnião pessoal, eu não gosto de hpi. pra mim se o bico foi feito para ser usado a 3 bar, que assim seja e por aí vai. usar hpi para trabalhar com uma pressão elevada nos bicos pode a princípio ser uma boa saída, mas você na verdade está arranjando um pano para cobrir sua deficiência que é falta de bico pra potência estimada.
exatamente…. fora que pelo que sei existe o risco deles travarem dando um problema sério pra vc...
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o projeto do palio segue, agora depois de tudo retificado, o cabeçote ficou 1mm baixo, elevando a taxa para 10,4:1.
para não ficar esguelando a bomba com 5bar, decidir ir de gasolina podium, vai alimentar com folga os 150/160cv com 3bar.
no final, a gasolina é bem mais cara que o alcool ( r$ 2.00 x r$ 3.89 ), mas se esse carro fizer 6km/l no alcool ( possivel ) e 11km/l na podium ( tb eh possivel ), a diferença de gastos com abastecimento em 10.000km rodados é de r$200,00. irrisório perto da melhor autonimia e da irritação que é carro a alcool em tempo frio ( meu outro palio já voltou para a gasolina ).
assusta bem mais ao encher o tanque que quando vc faz as contas direitinho.
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ai vem a proxima duvida kkk
esse carro usa vela bkr6ekc originalmente. tenhos as opcoes:
bkr7esb ( polo, fox, etc )
bkr8eix ( iridium )
bkr9eix ( iridium )
a duvida é se esses 0,4/0,5 kg de turbo vao exigir velas tao frias quanto as 8/9 ou a 7 chega? as iridium, alem de mais caras, mas dificeis de achar, vao sujar muito. vela 7 é muito quente?
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entao tava procurando as velas e acabei constatando que os turbo gasolina usam tudo velas graus 5 e 6: audi, tempra t, uno t, etc… e agora... to pensando em usar vela 7 mesmo...
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cara… a vela nao é calculada pelo combustivel... e sim pela taxa / pressao.... esses carros turbo ou andam com baixa pressao ou tem wastgate.... o meu gasolina é original grau 5... motor 8,5 de taxa... eu botei uma vela grau 6 uma vez pra ir pra casa (pq queimou uma)... dei 1 (uma) esticada... de terceira... antes de chegar 1 bar ja grilou quase furei o piston... soltei o pé de imediato.
eu sinceramente nao uso vela menor que 9. seguran;ça mesmo...
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to ligado que eh a taxa que manda no grau da vela, no meu caso to procurando copiar a taxa dinamica desses carros ( max 15:1 ).
a unica excessao de todos os turbos ( incluindo volvos, subaru impreza, mercedez, mitsubishi ) eh o fiat tjet, que usa vela grau 9.
detalhe: me preocupo com o combustivel nesse caso por um simples motivo - a gasolina, ao contrario do alcool, carboniza a vela se ela estiver muito fria. ela deve estar quente o suficiente para evitar o acumulo de carbonização e fria o suficiente para nao virar um ponto quente e causar pre ignicao.
outro problema me surgiu esse fds com o carro tb - nao vai passar escape de mais de 2 - 2 1/4. pelomenos foi que 3 lojas conceituadas de escape me passaram, devido ao pouco espaço disponivel na curva final do escape sobre a suspensao. :/
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Ë eu tenho um passat e sei dessa complicacao… o cano faz um v por cima do eixo traseiro e ja chegou a batar no cano, tive que levantar um pouco o carro =(.
É tem esse detalhe,,, no alcool num dia muito frio andando muito tempo na lenta já sinto diferenca... eu dou uma esquentada (num engarrafamento por exemplo)..... na mesma hora a lenta estabiliza sem variar, passa uns minutos volta a ficar variando.
na gasolina tem esse lance de ser muito mais facil carbonizar. para isto existe um calculo (eu sinceramente nao sei)... casantosef deve saber rs.... que além da taxa acho que adisposicao da camara/piston /mistura e enquadramento do comando interfere.
po eu to sem tabela de taxa dinamica aqui, mas acho que a minha bate quas 25....
se nao pegar esse calculo e ter que ir no chutometro, sinceramente eu iria de no minimo 8... mas faria assim, botaria a 9 e andaria pra ver a situacao, se carboniza.... se carbonizar, uma 8 .
o extremo desse calculo é que
1- vc conseguir por o carro pra andar de baixa bem e de alta bem sem perigo. (sao opostos e é dificil chegar num acordo)
2- as vezes a vela que vc vai usar fica otimo de baixa mas incandescente se pisar... e talvez fique na temperatura ideal com pé embaixo mas comeca a carbonizar quando fica muito tempo na lenta (por isso as vezes é bom dar umas esticadas com carro), justamente pra 'dar uma limpada em tudo'