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Duvida sobre viscosidade de oleo

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • M Offline
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    Milan
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    #36

    só pra deixar registrado aqui pra galera.

    ontem eu peguei um engarrafamento dos infernos num evento que teve aqui em niteroi(rj) de encontro de carros antigos.

    e tava calor.

    fiquei mais de hora em engarrafamento com carro ligado parado.

    até que olhei pro manometro de pressao de oleo e tava 0.6~0.8 bar mesmo o carro na lenta direto.

    ou seja, não é só nas esticadas que o oleo afina nao, muito tempo ligado também da problemas, vou agir o radiador de oleo e vou postar pra galera pra ver oq fiz.

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    • C Offline
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      Casantosef
      escreveu em última edição por
      #37

      hora de utilizar um óleo com maior viscosidade afim de readequar-se ao seu regime de trabalho.

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      • M Offline
        M Offline
        Milan
        escreveu em última edição por
        #38

        hora de utilizar um óleo com maior viscosidade afim de readequar-se ao seu regime de trabalho.

        po mais é um óleo padrao 20~40…. tinham me mandado usar 10-30 =s

        mais grosso que esse pra andar de baixa n rola.

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        • R Offline
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          rbsmontemor
          escreveu em última edição por
          #39

          Óleo quente tem sua viscosidade reduzida, normal.

          no projeto de motor existem os limites de pressão mínima para cada condição de carga, e geralmente os limite principais estão nos documentos técnicos de manutenção.

          no meu motor por exemplo, mínimo 2 bar em lenta e 3,5 bar a 3000rpm. isso leva em conta o motor na temperatura de funcionamento, com o óleo já quente. lógico que com o óleo mais frio a pressão vai ser e de fato é maior, nada fora do natural.

          agora o que é necessário observar é se a pressão cai muito quando em plena carga / rotação elevada (alta taxa de cisalhamento) e se o problema está sendo excesso de temperatura.

          até em torno de 115c a maior parte dos óleos/motores trabalham sem problemas hoje em dia, mas já no limite de lubrificação. o ideal é não passar muito dos 100c e não menos que 80c com o motor em temperatura de funcionamento.

          na minha combinação de óleo / motor, a pressão cai muito a partir de 115c, mas depois de uns 70c a pressão que em lenta ficava quase 4 bar começa a cair gradativamente, como é de se esperar.

          o que aquece bem o óleo é rotação elevada que gera alta taxa de cisalhamento e consequente calor, e ageração de calor interna do motor, como o funcionamento contínuo em carga elevada.

          se eu mantenho velocidade de cruzeiro que resulte em uma rotação de 5000rpm, mesmo com pouca carga, o óleo no meu motor vai atingir facilmente 120c.

          em marcha lenta ou rotação de até uns 2500rpm fica entre 95 e 100c, que é completamente normal.

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          • C Offline
            C Offline
            Casantosef
            escreveu em última edição por
            #40

            milan, eu tinha certeza que você ainda estava usando um 10w30.

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            • M Offline
              M Offline
              Milan
              escreveu em última edição por
              #41

              auhuhua nao casantosef….. vc confundiu...... tinham me mandado por 10-30.... eu 'discuti' com o mecanico e botei 20-40..... ai um rapaz q n lembro quem é falou pra por um 30-50 modelo tal la. rs.

              raphael:

              sim mas, na situacao que passei, um calor absurdo no rio, sol a pino, engarrafamento com geral ligado, e motor ligado praticamente 2hr parado...... nao esquentaria muito o oleo?¿

              eis o estranho, eu achava que era justamente só em carga que aquecia muito, mas nessa condicao a pressao caiu muito , como se eu tivesse metendo vdo .

              a pressao caiu menos de 1bar..... o meu em lenta andando e parando no transito reparei que fica nisso mesmo 1bar (lenta 1000rpm).

              frio n... ai pra quase 5 as vezes passa quase 6

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              • T Offline
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                ts78
                escreveu em última edição por
                #42

                sempre usei 20w50 no ap 1.6 alcool mas um dia resolvi mudar e comecei a usar 15w40, senti o motor mais solto e com partidas mais rápidas, apelei e passei a usar o mesmo óleo em todos meus carros, 5w40 api sm ou sn.

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                • W Offline
                  W Offline
                  WILPNG
                  escreveu em última edição por
                  #43

                  mas ai depende de qual região você é… o óleo certo depende também da temperatura ambiente.

                  1 Resposta Última resposta
                  • T Offline
                    T Offline
                    ts78
                    escreveu em última edição por
                    #44

                    mas ai depende de qual região você é… o óleo certo depende também da temperatura ambiente.

                    moro no pr, em londrina mais especificamente. em todos carros aqui de casa estou usando 5w40 e são todos vw ehhehe.

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                    • R Offline
                      R Offline
                      rbsmontemor
                      escreveu em última edição por
                      #45

                      auhuhua nao casantosef….. vc confundiu...... tinham me mandado por 10-30.... eu 'discuti' com o mecanico e botei 20-40..... ai um rapaz q n lembro quem é falou pra por um 30-50 modelo tal la. rs.

                      raphael:

                      sim mas, na situacao que passei, um calor absurdo no rio, sol a pino, engarrafamento com geral ligado, e motor ligado praticamente 2hr parado...... nao esquentaria muito o oleo?¿

                      eis o estranho, eu achava que era justamente só em carga que aquecia muito, mas nessa condicao a pressao caiu muito , como se eu tivesse metendo vdo .

                      a pressao caiu menos de 1bar..... o meu em lenta andando e parando no transito reparei que fica nisso mesmo 1bar (lenta 1000rpm).

                      frio n... ai pra quase 5 as vezes passa quase 6

                      vou ser sincero, nunca observei como fica a pressão de óleo do meu carro nessa situação.

                      quando observei, era engarrafamento sim...estava de certa forma quente, mas acho que nada como você está citando.

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                      • M Offline
                        M Offline
                        Milan
                        escreveu em última edição por
                        #46

                        É foi a primeira vez que eu enfrentei um transito desse com o carro depois de modificado e com manometro.

                        e detalhe, liguei o ar condicionado nesse tempo todo, ou seja, ventuinha armada tb.

                        mas sinceramente fiquei meio cabrero, sei que o ponteirinho do alcool desceu igualzinho o da pressao kkkkkkkk

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                        • S Offline
                          S Offline
                          SemControle
                          escreveu em última edição por
                          #47

                          heuheue eu tb achava que casantosef era de fora….... seila

                          po ontem eu dei uma esquentada (é ateh no topico onde falo do estalo do motor)... a pressao do oleo que antes tava 1.2 caiu pra 0.8 de lenta.

                          isso porque eu deixei a ventuinha ligada alguns segundos antes de meter o pé e a temperatura caiu pra 1/4  + -. (temp externa 21 graus)

                          realmente acho que vou precisar de um radiador de oleo.

                          sem controle...... esse ai do filtro entao vc acha que é "firula" e não resfria o suficiente ?¿

                          eu pensei em por uma flange no filtro e meter um de moto como no link acima que é bem pequeninin e parece um cooler de processador, deve resfriar bastante (eu provavelmente ligaria na parte de baixo do carro)

                          que acham?????/ ou seria melhor do fusca mesmo?

                          veja o protetor de carter do meu carro

                          http://img.bomnegocio.com/images/38/3864554021.jpg

                          entao parece uma blindagem, essas 2 entradas, sao diretas no filtro e radiador, entao forma uma inducao qnd anda....parado nao tem qq efeito consideravel....

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            Milan
                            escreveu em última edição por
                            #48

                            to ligado, servem de difusores digamos assim…. eu tava pensando em por um fino mesmo por debaixo do carro em algum canto so pra um resfriamento d leve...     na realidade acho que o perfeito seria pegar no aeroquip que entra ou que sai pra turbina antes do carter.

                            pq é lá que o bicho pega fogo

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
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                              SemControle
                              escreveu em última edição por
                              #49

                              problema na saida é a volta ao carter por gravidade, entao vc pode acabar esfriando o oleo, mas criando um serio obstaculo ao retorno….e ai fumaca e outras coisas....

                              eu fico pensando, o radiador de agua, ai na frente vem o intercooler, mais um espaco pro radiador de oleo, e assim vai, acaba contornando uma coisa e complicando outra, ainda bem q pelo menos o de oleo seria bem pequeno

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                Milan
                                escreveu em última edição por
                                #50

                                exato sem controle..

                                e pra piorar a situacao eu tenho ar condicionado. justamente por isso fiz uma gambiarra pra instalar o intercooler do outro lado com poucos dutos.

                                e ar condicionado ja viu, quanto mais quente ali o radiadorzin menos funfa e risco de subir a pressao e pifar. (ja n tenho muita sorte com isso).

                                por isso queria inventar uma adaptacao até por debaixo do carro mesmo (poderia ser ligada por adaptador no filtro de oleo , aquelas flange do ml mesmo)… e  ligadas com duto de cobre. a unica coisa ruim vai ser na troca de oleo que toda vez terá que esvaziar o radiador também.

                                e andando emabaixo do carro vai ventar bastante...

                                tava pensando num desse aqui:

                                http://produto.mercadolivre.com.br/mlb-566549133-radiador-de-oleo-turbo-supercharger-nitro-_jm

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #51

                                  cuidado em nao pegar penas vento

                                  o golf so resolveu o problema de bater o protetor e quebrar o carter com a suspensao travada, antes disso as afundadas q dava na dianteira so paravam qnd o protetor batia….

                                  fico grilado com essas coisas muito perto do chao....nem pensei em intercooler no golf pq fica deveras complicado...a turbina fica atras do motor

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                                  • M Offline
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                                    #52

                                    É esse lance de turbina atras do motor complica mesmo,,, eu ja tenho raiva dos motores cht do xr3 porque o carburador é colado na parede de fogo, qualquer mexidinha é um malabarismo….... imagina a turbina.

                                    tipo eu nao sei, eu queria conhecer por sinal, esse pessoal que faz dutos inox... tem que ver se tem espaço só isso.

                                    po realmente andar com carro baixo é complicado, eu nunca tive protetor de carter então sei do seu medo rs.... mas o radiador que digo embaixo do carro, nao seria exatamente embaixo do carro, seria em algum vão embaixod o carro...... tipo andei olhando entre a caixa e o quadro do motor por ex.  mas steria que ser um fininho.

                                    to com mais medo de qual radiador de oleo por do que a adaptacao.

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