Focus duratec turbo
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fala pessoal, estou abrindo esse tópico para falar do meu carro.
acho que cheguei a abrir um topico aqui ha muito tempo atrás perguntando se alguem ja tinha feito algum duratec com turbo mas na epoca ninguem tinha feito. acabei montando o meu, esse mês completa 1 ano que o carro está montado.
o carro antes era aspirado, tinha comandos swr, coletor de escape 4x1 de inox obx, coletor de admissão cosworth, alcool, etc…
no inicio de 2013 decidi que queria turbinar e comecei a comprar as peças, o carro já tinha escape de 2.5 e a admissão cosworth, e eu ja tinha também a ferramenta para acerto da ecu (sct), isso foi mantido. nos eua tem kits completos mas não são 100% compativeis com o focus daqui, então fui comprando tudo separado, comecei comprando coletor e turbina, depois comprei as curvas e mangotes para pressurização, bicos, valvula de prioridade, linhas e agua e oleo, etc...
comecei com uma gt2560r réplica chinesa, funcionou muito bem, depois de uns 6 meses rodando com ela começou a dar umas fumadas e comprei uma garrett gt2871r nos eua, original roletada. a turbina tem wastegate integrada, estou rodando com 0,7 bar no alcool. o downpipe foi feito aqui mesmo em inox em uma loja de escape, o coletor é de ferro fundido com banho em cerâmica e o de admissão é o cosworth.
os bicos são siemens de 60lb/h, bomba de combustivel walbro 255 no lugar da original (a original não alimentava acima de 5000rpm) e acerto na ecu original com o sct advantage (flasher obd2 + software), entrou também um sensor map de 2.5 bar. o carro funcionava com o sensor original que lia 1.15 bar mas com o de 2.5 está ficando melhor, ainda estou acertando.
instalei intercooler mas ainda não está plugado na pressurização, só esta fixado na frente, falta passar os tubos por ele.
o motor é original, todo mundo fala que quebra etc etc etc biela fina etc etc etc, mas ta rodando faz 1 ano, desde o dia em que saiu da loja de escape pra fazer o downpipe roda quase todo dia.
mais tarde posto umas fotos.
setup atual:
coletor de admissão cosworth
turbo garrett gt2871r t25 .86
coletor de escape ferro fundido com banho de cerâmica
downpipe em inox 2.5"
escape 2.5"
blow-off tial 50mm
velas denso it24 grau 8
bicos siemens 60lb/h
bomba walbro 255 -
que quebra eu sei que quebra com menos de 30kgf . agora o seu não ter quebrado são 3 possibilidade, ou a potencia ta vindo tão em alta que o torque não chega a isso, você na pisa de verdade ou temos um milagre.
ta usando os comandos de aspirado ainda nele? se estiver e com turbo grande, pode ser a explicação.
vi esse motor convertido para aeronautico turbo, turbo so para manter a potencia original em altitude elevada. não me lembro a turbina, mas era pequena. foram as bielas cm pouco mais de 200cv. ele é otimizado de fabrica para os seus 145hp. excelente motor.
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loco hein fernando , me diz uma coisa vc importou o coletor cosworth? e sobre o motor o meu esta com 260 cv e nao quebrou, depende como vc usa e acho q tem um pouco de mito ai tb, porque nao conheco muitos que mexem com esse motor e preparam ele pra fala que quebra tao facil.
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que quebra eu sei que quebra com menos de 30kgf . agora o seu não ter quebrado são 3 possibilidade, ou a potencia ta vindo tão em alta que o torque não chega a isso, você na pisa de verdade ou temos um milagre.
ta usando os comandos de aspirado ainda nele? se estiver e com turbo grande, pode ser a explicação.
vi esse motor convertido para aeronautico turbo, turbo so para manter a potencia original em altitude elevada. não me lembro a turbina, mas era pequena. foram as bielas cm pouco mais de 200cv. ele é otimizado de fabrica para os seus 145hp. excelente motor.
É um gt2871r, não é grande, é roletada e em 2000rpm já tenho torque, antes de 3000 já tenho a pressão maxima e começa a empurrar forte. apesar de não ser grande, é uma turbina para 420hp segundo a garrett. não tem patada, simplesmente começa a empurrar em 3000 e vai até uns 7200.
acho que o fator determinante pra quebra é o acerto, sabendo acertar e sabendo o que tem em mãos, não quebra. foi tudo montado em casa por mim, não foi outro que fez e me entregou a chave quando pronto.
estou rodando faz 1 ano, e te garanto que tem mais de 30kg de torque, comandos originais.
ou então é milagre mesmo, se quer acreditar nisso…
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loco hein fernando , me diz uma coisa vc importou o coletor cosworth? e sobre o motor o meu esta com 260 cv e nao quebrou, depende como vc usa e acho q tem um pouco de mito ai tb, porque nao conheco muitos que mexem com esse motor e preparam ele pra fala que quebra tao facil.
opa, importei sim dos eua. a turbina também veio dos eua, coletor de escape, bomba, bicos, blow-off.
acho que é mais mito do que outra coisa, o que mais escuto é que quebra facil, e as pessoas acreditam e repetem como papagaios.
eu evito falar em numeros porque sempre gera discussão, o meu mediu na roda 276hp e 36 de torque. já sei que umas 300 pessoas vão duvidar hehehe mas paciencia, acredita quem quer.
tem topico do seu carro?
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o acerto esbarra na resistencia dos componentes internos. conheço um empresa só meio conceituada aqui do rs. eles apenas testaram 3 motores novos igual ao seu com apenas 15 turbo compressores diferentes. nen um passou muito dos 200hp e lá se foram as bielas. tudo em dinamometro de bancada, com injeçao com ajuste de mistura individual por cilindro 4 sondas e 4 pirometros. o motor eh para um carro de endurace se nao me engano. finalizaram o motor com uma turbina um proxima de uma t2 minuscula, tem 350hp com curva de potencia plana. claro que o motor eh forjado. quem fez os testes sabe o que faz. acho que nao milagres há constataçoes.
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é como meu motor q original tinha 10,3:1 de taxa, creio q aumentou com a junta de aço, rodou com 1,5 limitado pela mangueira do hidro vácuo ser cuspida, e ai limitava a pressão, e resistiu bravamente, tanto o motor como o coletor variável plástico…..qnd se faz os cálculos a taxa dinâmica era garantia de explosão de tudo igual bomba atômica....
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nao tenho tópico nao fernando se quiser podemos trocar idéias e experiências por e-mail anota aí [email protected]
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esse carro seu é de daily driven ou so de moeção?
por experiencia la da oficina que mexo quem usa so em "modo sovietico" ele nao dura nao.
la tem um volvo c30 com essa mecanica rodando com 1kg numa 2860rs e sem forjar ele quebrou 2 vezes em menos de 2 meses.
mas era um carro só de fim de semana, o cara tinha outro pra dia a dia. logo quando saia era sempre "pau arriado"…
so ficou bom depois que forjou.....
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e o zetec 1.8 16v também não aguentava muito. tenho um conhecido aqui que montou cm 0,8kg com injeção programavel sem intercooler. desbielou no primeiro dia. desmontaram e remontaram com uma biela de outro carro. baixou para 0,6kg a gasolina. detalhe andava muito bem casou perfeito com o cambio longo. outro detalhe não sei como tinha lenta, pois usava 4 bicos de 160lhs/h a gasolina.
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e quanto aos pistõesó os originais aguentam com o turbo?