Abafadores no escapamento com turbo
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olá pessoal,
assim.. duvida rápida:
atualmente tenho um turbo com 1.2 pressao de pico com escape direto de 2,5" e um abafador simples no centro.
to pensando em por um daqueles esportivos bonitos também de 2,5 no final… acho que tem até uns modelos de fibra de carbono.
duvida é:
isso vai interferir em algo? aumentar a contra pressao? piorar algo?
intenção é:
conseguir um carro menos esporrento de lenta. e deixar um visual mais bonito que um cano de 2,5 apontado pra trás.
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para um turbo, a influência das ondas de reflexão é bem menor. entretanto, ela está presente, principalmente se você consegue chegar a 170 km/h com o passat (lembrei disto porque você mesmo já citou este fato)
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sinceramente se eu utilizasse constantemente o carro eu já teria mandado por um catalizador no centro do carro pra dar uma boa calada no escap, como larguei dessa vida, apenas a força q tem a mais é tranquilo, não uso mais pra correr nada….
estou vendo a possibilidade de um evento agora em dez la no sul, com direito a andar em autódromo, estou querendo ir de motinho ;)
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sinceramente se eu utilizasse constantemente o carro eu já teria mandado por um catalizador no centro do carro pra dar uma boa calada no escap, como larguei dessa vida, apenas a força q tem a mais é tranquilo, não uso mais pra correr nada….
estou vendo a possibilidade de um evento agora em dez la no sul, com direito a andar em autódromo, estou querendo ir de motinho ;)
onde é isso cara? to afim de brincar no autodromo também... mataram o do rio ='(
para um turbo, a influência das ondas de reflexão é bem menor. entretanto, ela está presente, principalmente se você consegue chegar a 170 km/h com o passat (lembrei disto porque você mesmo já citou este fato)
opa, o que seriam ondas de reflexão? meu medo é gargalar os gases do escape. apesar do meu carro nao ser nada muito ohhhh, tenho que pensar em todos os riscos.
mas eu ja dei muito mais que isso cara...rs dei 230 e estava subindo só que tive que freiar por causa de um pardal de 80km/h rs.
meu medo que não sei qual é desse carro, eu ligando a lenta dele posso ficar uns 2~3 metros de distancia que sinto o sopro do escape. É "muito vento" que sai dali, uma vez botei um compensado na traseira do carro para tampar algo ai liguei o carro, dei uma acelerada de sacanagem, po o troco derrubou longe o compensado. eu fico tentando imaginar o quanto de ar sai com carga soprando 1.2bar aquilo ali.
no meu caso o cano vem reto e terminal numa ponteira de caminhonete d-20
ponteira de d-20????
É o meu é praticamente reto, no meio tem um abafador mas é daqueles que é um bujaozinho vazio rs (vou até olhar denovo nao sei se tiraram isso).
e minha lenta tem que ficar um pouco alta pelo ar condicionado , fica em 1000rpm dai liga o ar cai, senao morre...... carburado tem esses problemas.
ai paro o carro num lugar fica uuuuuuuuuuuuu, as vezes quero barulho só quando acelero rs
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o raciocínio é quase igual ao organ pipe. os gases incandescentes saem pela válvula de escape e percorrem o coletor até o final. ao entrar em contato com o ar que está mais denso e frio há um choque de gases. os gases continuam o caminho de saída, porém o choque produzido gera uma onda de pressão e energia cinética contrária ao movimento anterior. a depender do tamanho do coletor de escape e a faixa média de rotação pode-se melhorar o torque na faixa desejada, pois esta onda de choque pode atuar como um "sugador" quando retornar, encontrar a válvula de escape quase se abrindo. a velocidade de escape dos gases varia, mas a da onda não. quando você colocar um catalisador muito próximo à saída dos gases você está buscando um incremento no giro e, consequentemente, na potência. e se você faz o mesmo no meio para o fim do coletor, você busca melhorar o torque.
não tenho recomendação nenhuma em relação ao uso deste tipo de escape. isso porque fica muito subjetivo o resultado quando se leva em consideração o perfil (de direção ou pilotagem) do dono do veículo.
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tudo isso é bem menos evidente em um motor turbo, mas ainda assim, o fenômeno se faz presente.
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poxa então por isso q nessa atual leva de vhc-e o catalizador já é na juncao dos 4 cilindros, atrás do radiador….
tenho o escap completo até o fim do carro com um abafador no final, e acelerando o carro parado chega a cuspir fogo no final do escap, e acho q a mistura ta pobre em alta..
então milan é outro fórum q participo, mas parece q já houve alguma coisa atrapalhando em relação a organização do autódromo e outros eventos....estou aguardando informações, e principalmente saber se poderei rodar de moto na pista.....
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poxa então por isso q nessa atual leva de vhc-e o catalizador já é na juncao dos 4 cilindros, atrás do radiador….
tenho o escap completo até o fim do carro com um abafador no final, e acelerando o carro parado chega a cuspir fogo no final do escap, e acho q a mistura ta pobre em alta..
então milan é outro fórum q participo, mas parece q já houve alguma coisa atrapalhando em relação a organização do autódromo e outros eventos....estou aguardando informações, e principalmente saber se poderei rodar de moto na pista.....
show.. me fala... to doido pra testar umas 3 voltinhas apenas, sõ pra ver o restuldado do meu bichinho em pista xd
tudo isso é bem menos evidente em um motor turbo, mas ainda assim, o fenômeno se faz presente.
cara show de bola, vou la levantar um orcamento... isso e o cai que até hoje nao coloquei.
só tomare que o ronco nao fique feio, pois hoje parece um 4.1 hauhauhau