Lobos em pele de cordeiro
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são segmentos diferentes, carros como hb20, ou march tem peso reduzido para proporcionar economia de combustível, cambio com relações curtas para tornalos ágeis nos centros urbanos, para que você possa passar uma lombada em 3º sem precisar reduzir, (abito de muitos brasileiros preguiçosos) possuem retomadas melhores devido a peso e relação de cambio curto, mas não são melhores que esportivos mais pesados, ver um carro desse desenvolver bem depois dos 120km/h não é surpresa, agora quero ver eles passarem de 160km/h…....
fiats uno, palio e palio wekeend todos 1.0 com mesmo motor, pesos diferentes em todos eles e desemprenho igual, isso esta ligado ai cambio, a palio vinha com cambio de 6 marchas, muito curto para compensar o peso. como nos celta 1.0 vhc parece um trator.......
grande maioria das pessoas achavam os corsinhas 94 fraquinhos pois não tinham muita retomada, e já em 96 os mesmos corsinhas com mesmo motor as pessoas gostaram do desemprenho devido a adoção de um cambio curto, sendo possível a ultrapassagens e retomada de velocidade sem a necessidade de reduzir de uma 5º para uma 4º. porem perdem em final e em consumo.
carros populares não possuem matérias de qualidade inferior aos de maiores porte, eles possuem menos matérial e menos acessórios para tornalos baratos, e não esta ligado a desempenho.
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são segmentos diferentes, carros como hb20, ou march tem peso reduzido para proporcionar economia de combustível, cambio com relações curtas para tornalos ágeis nos centros urbanos, para que você possa passar uma lombada em 3º sem precisar reduzir, (abito de muitos brasileiros preguiçosos) possuem retomadas melhores devido a peso e relação de cambio curto, mas não são melhores que esportivos mais pesados, ver um carro desse desenvolver bem depois dos 120km/h não é surpresa, agora quero ver eles passarem de 160km/h…....
fiats uno, palio e palio wekeend todos 1.0 com mesmo motor, pesos diferentes em todos eles e desemprenho igual, isso esta ligado ai cambio, a palio vinha com cambio de 6 marchas, muito curto para compensar o peso. como nos celta 1.0 vhc parece um trator.......
grande maioria das pessoas achavam os corsinhas 94 fraquinhos pois não tinham muita retomada, e já em 96 os mesmos corsinhas com mesmo motor as pessoas gostaram do desemprenho devido a adoção de um cambio curto, sendo possível a ultrapassagens e retomada de velocidade sem a necessidade de reduzir de uma 5º para uma 4º. porem perdem em final e em consumo.
carros populares não possuem matérias de qualidade inferior aos de maiores porte, eles possuem menos matérial e menos acessórios para tornalos baratos, e não esta ligado a desempenho.
exatamente bruno_bgs.... tudo o que eu quis dizer, fizeram isso para ser um "meio de transporte",, mas nao tem seguranca em alta e nao tem boa estabilidade por pneus fininhos, aros pequenos e suspensao simples e macia. tem ótima aerodinamica, pouquissimo espaço, pouca área envidraçada (vidro pesa mais que metal), e assim vai. foram criados para andar tranquilo e não correr, até porque botar para andar um motor desse é complicado. olha uma bielinha de fire por ex. (tem que re-fazer o carro praticamente pois de freio, suspensao, caixa, nada serve para o "novo motor" que teoricamente viria)
mas a sua ultima frase descordo. carros populares o acabamento é muito diferente de um carro melhor. só se você está falando de uns exemplos tipo fiesta x ecosport que é tudo igual. (se bem que hoje em dia o que to vendo é que estao fazendo tudo igual em todos os carros, tipo, o cara compra um scirocco que parece um golf ou um gol ou um voyage....
mas o que vejo de grande maioria é, além do melhor acabamento (material, rebarbas, encaixes, painel , botoes, forros, bancos....), também tem menos coisas, como falei antes, feltros, isolamentos, frisos, detalhes balbalbala..
fora as coisas que disse por ex, o ar gela mais porque é um mais robusto, em estrada voce fica em velocidade de cruzeiro com baixo rpm, com peso e mala anda melhor e assim vai (isso tudo é conforto).
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tive um prisma pelado com motor 1.4 ef2 e agora tenho um corsa 1.4 ef2 também. o prisma acelera muito mais rápido. mais leve, e o cambio um fiapinho mais reduzido. apesar de ser um sedan, é substancialmente mais leve. e sem os roubos de potencia da direção hidráulica e da embreagem pneumática. só que o corsa é mais confortável e infinitamente mais estável. na minha pegada de direção, o prisma fazia 10,3 km/l usando álcool, na rodovia. o corsa faz 8,5km/l.
foi aí que notei como motores muito parecidos tem comportamentos distintos em latas de carros distintos.
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tive um prisma pelado com motor 1.4 ef2 e agora tenho um corsa 1.4 ef2 também. o prisma acelera muito mais rápido. mais leve, e o cambio um fiapinho mais reduzido. apesar de ser um sedan, é substancialmente mais leve. e sem os roubos de potencia da direção hidráulica e da embreagem pneumática. só que o corsa é mais confortável e infinitamente mais estável. na minha pegada de direção, o prisma fazia 10,3 km/l usando álcool, na rodovia. o corsa faz 8,5km/l.
foi aí que notei como motores muito parecidos tem comportamentos distintos em latas de carros distintos.
exatamente.
adianta ter um motorzinho com um carro leve para correr ??? é só um 'meio de transporte' nao é para fazer graça
as vezes um motor de maior cilindrada é mais economico que um de menor cilindrada justamente por isso. ele leva mais facil arranhando o pé…. (quem nao sabe das palios beberronas, eu ja tive uma xd, 1.0 16v rs.... era da minha esposa, ai fiz a cabeca dela pra vender (valia uns 14.000+-) e comrpar outro maior, ela comprou um civic 1.7 2004 por uns 20.000..... o civic bebe muito menos que o palio 1.0 anda inifinitamente melhor, é maior, mais pesado, mais confortavel, pneu largos e aros 15...... ou seja.... porque?) já o mesmo motor numa uno vira outro carro.
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milan a sua palio estava bichada com certeza e anda com o pé na casquinha não economiza combustivel nen em carburados.
já tive uma palio 1.016v zero 2002. media a 100 km/h 19km/l
tenho um stilo 1.8 flex dito beberrao por muitos. media a 100km/h no minimo 15km/l chegando até 15,5. e não tiro media uma vez ao ano. sempre que viajo eu faço media. e ja tem 122mil km comigo.
outro equivoco é que motor grande em carro pequeno fica mais economico que motor pequeno em carro pequeno.
nem em sonho.
pegue 2 carros de 1000kgs um com motor 1.0 de 70cv outro 1.4 de 90cv
regule as relações de cambio e curvas de torque e potencia para o propósito do veiculo. economia.
no minimo 15% mais economico o 1.0 será.
economia de combustivel é marcha alta e pé no fundo. andar na casquinha gera freio motor e não deixa o motor adquirir sua pressão media efetiva.
leiam mais sobre isso pq ta rolando uma confusão feia aqui. achismo total
em todos os mercados fora o americano. europeu e japones principalmente foram feitos varios veiculos com motores pequenos de 700cc até 300cc. eram carros leves,
isetta, fiat topolino, os primeiros hondas e varios outros. todas essas marcas tinhao motores maiores em produção algo como 1100cc. por que não colocaram esses motores nos pequenos carros? porque não colocaram se iriam ser mais economicos e bem mais potentesó isso nos anos 50 ja era sabido em.
um opala 4.1 6 cilindros tem 118 cv a gasolina nos seus ultimos anos. pesa na casa dos 1250kg faz 8km/l a 100km/h meu stilo 1.8 faz quase o dobro com o mesmo peso. ou pegue o omega com o mesmo motor aprimorado com injeção e ignição e coloque no opala. vai fazer 11km/l. com o mesmo peso.
pequise também downsize.
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"economia de combustivel é marcha alta e pé no fundo." na época dos carros carburados isso era verdade.
nos equipados com ie no way. já fiz o teste. e o overspeed com certeza pode falar disso melhor do que ninguém.
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calma gente po, nao estou duvidando do conhecimento de voces mas voces estao esquecendo vários fatores.
ex, o opala, o opala é beberrao por uma série de fatores, (inicialmente por ser um motor bem antigo com taxa de 6 ou 7 seila (baixissima), ele é 4.1 mas um 4.1 capado pela gm, porque nao sei)
ex… vamos pensar sÓ no motor, esquecam o carro, caixa, componentes hidraulicos e eletricos, peso aerodinamica, rodas, tudo.
um motor 2.0 pode ser muito mais beberrao e/ou economico que outro 2.0...... sao varios fatores.......
tem motores novos ai 1.8 que bebem tanto quanto meu 1.6 carburado 82 turbo!!.
agora a palio nao estava bichada, nao tinha nem 100.000 rodados, ficou uns 2 anos conosco. e bebia quase igual meu carburado 1.6 gasolina original rs .
e não foi só essa palio 2001 que tivemos (era aquela top de linha que vinha completa, tinha até conta giros rsssssss, tenho videos dela acelerando e tudo mais).
de todos os 1.0 que andei, ja andei em varios, o que menos bebe foi o clio ,, também tudo feito de garrafa pet, compressor do ar condicionado é menor que meu motor de arranque hauhauhau.
o "melhorzinho de todos" que achei foi o corsa antigo (mais equilibrado), porém nao era o mais economico, mas o que andava relativamente bem com um conforto melhorzinho que os outros ...e nao tiha uma caixa curtinha como maioria
apesar de nao estarmos falando de beber.. o seguinte.
nenhum carro bebe menos com woot!!!!!!! deonde voces tiraram isso?
se eu viajar 100km com 2 dedos de pé (como de costume quando quero andar devagar) a 100km/h bebo muito menos que a 160 (original ou turbinado). original fazia 11km/litro devagar mesmo com rodas e com pé embaixo era coisa de 6.
injecao eletronica é o mesmo, tende sempre a botar a mistura pobre/ideal quando nao se tem carga para consumir/poluir menos..
andar vuado segura o carro (pressao aerodinamica) quanto mais rápido mais x a pressao do ar segura oc arro...mas tem um meio termo que o carro fica "leve"... entre uns 60~100kmh dependendod e varios fatores,,, um carro a 160 nao faz o dobro de forca de um carro a 80... faz algo em torno de 8x mais força pelo que me lembre.
e sobre andar arranhando, nao é molengando e morcegando, eu com meu carro, ou com o polo 1.8 classic aqui consigo andar normalmente na cidade com 1 dedo de acelerador e mantendo 60km;h+ de sinal a sinal tranquilamente.. já o ecosport 2.0 16v aqui não faz isso apesar de ter um curso pequenininho de pedal... mesmo sendo 2.0
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andar acelerando pouco nao chega a ser fazendo freio, motor
do mesmo jeito q fui de boa ate extrema, o ponteiro nem saiu do lugar, voltei na casa dos 180 e marcou meio tanque ao chegar em mairiporã, entao muda e muito acelerar pouco e muito, mas pra locomover, pouco acelerador basta, num motor pequeno, mesmo q pra acompanhar o carro de motor grande, vai beber muito mais, isso to falando cidade e limites, nao to falndo de por o 2.0 a 200 e querer q o 1.0 acompanhe
eu vejo e muito isso no meu dia a dia q ando de scooter, abre o farol, vou acelerando pouco e chego rapido nos 60 da maioria das vias do abc, se acelero mais chego mais rapido ainda, e vejo como outras motos ja precisam esticar pra ir junto, alem de perderem tempo c troca de marcha…..minha antiga scooter era 110cc e tinha media constante de 42km/l, a atual sao 150cc e sempre de 42km/l pra mais, cheguei do posto agora e fiz 45.3km/l, ambas honda, ambas a mesma injecao, mesmo piloto, mesmos lugares.....16kg a mais de peso na atual e ao meu ver uma aerodinamica de parede
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milan vc esta falando algo sem nexo algum.
va ler um pouqinho sobre perdas por bombeamento. va ler um pouquinho sobre pressão media efetiva.
sempre tera perdas e grandes. não foi eu que disse foi a industria automoblistica inteira.
qual eh o intuito de ter um motor com relações de marchas mais espaçadas e longas. É manter o acelerador o mais aberto possível para uma mesma carga. como o motor ciclo otto vai conseguir uma pressão media efetiva a 3 mil rpm se vc não da ar para o motor. andando na casquinho vc não da ar para o motor. pegue um veiculo com supercharger instalado pós tbi. e pise na casquinha vc vai reparar que seu manometro não da pressão positiva dentro do motor. como vc quer ter pressão interna sem abertura de acelerador.
um acelerador eletronico altera os angulos de abertura para otimizar fluxo dependendo da carga. um carro turbo e mais economico que um equivalente a um aspirado de mesma potencia. pq tem potencia media efetiva mais alta com menos cilindrada. podendo utilizar cambio mais longo sem problemas.
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bons artigos para ler e enriquecer o meio automotivo.
http://www.fem.unicamp.br/~em672/aulas%2019%20-20%20-%202003.pdf
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o q rola q alguns topicos dao erro?
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bons artigos para ler e enriquecer o meio automotivo.
http://www.fem.unicamp.br/~em672/aulas%2019%20-20%20-%202003.pdf
jmz o que falei que está errado?
o que voce chama de andar de casquinha???? deve ser diferente do que eu e sem controle chamamos.
só se voce diz aquela história que muitas pessoas afirmam, que andar de 4 marcha segurando 1 dedo de acelerador a 80km;h constante bebe menos que andar constante de 5 a 80km;h pisando 2 dedos… quanto maior o giro em velocidade constante mais bebe, mesmo pisando menos.......
se tem computador de bordo, veja nele....... se tem carburador bota garrafinha e faça o teste.
o q rola q alguns topicos dao erro?
deu tilt, sumiu alguns topicos tb
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ufa, já estou há alguns dias tentando acessar um ou outro tópico e parece que esse troço tá bugado.
este é o primeiro onde meu acesso não apresentou problemas.
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bons artigos para ler e enriquecer o meio automotivo.
http://www.fem.unicamp.br/~em672/aulas%2019%20-20%20-%202003.pdf
jmz o que falei que está errado?
o que voce chama de andar de casquinha???? deve ser diferente do que eu e sem controle chamamos.
só se voce diz aquela história que muitas pessoas afirmam, que andar de 4 marcha segurando 1 dedo de acelerador a 80km;h constante bebe menos que andar constante de 5 a 80km;h pisando 2 dedos… quanto maior o giro em velocidade constante mais bebe, mesmo pisando menos.......
se tem computador de bordo, veja nele....... se tem carburador bota garrafinha e faça o teste.
o q rola q alguns topicos dao erro?
deu tilt, sumiu alguns topicos tb
economia eh marcha alta e pé no fundo.
com a borboleta de aceleração totalmente aberta vc tem muito menos perdas por bombeamento.
vide uno fire 2002 a 2006 a gasolina. com certeza o carro mais economico ja feito no brasil.
motor com apenas 55cv e relações de marcha longas. para o carro andar devido ao cambio longo tem que pisar mais fundo o tempo inteiro.
agora pegue um celta vhc com 70cv e cambio close-ratio. alem de arrancarem juntos, o uno ainda engole o celta de final. sendo bem mais economico.
não importa o carro, se for ciclo otto a maior economia vai se dar sempre com o acelerador o maximo aberto numa mesma velocidade. por isso existe o paradoxo da
agilidade x economia que o cambio curto ou longo.
computador de bordo sim. tem 6 carros em casa que tem. acho que conheço um pouco.
outro detalhe.
só se voce diz aquela história que muitas pessoas afirmam, que andar de 4 marcha segurando 1 dedo de acelerador a 80km;h constante bebe menos que andar constante de 5 a 80km;h pisando 2 dedos... quanto maior o giro em velocidade constante mais bebe, mesmo pisando menos.......
por favor né. olha o nível dos meus comentários para concordar com uma asneira dessas.
andar na casquinha e acelerar pouco até chegar na velocidade pretendida.
nen no seu carburador isso funciona. se vc sabe como um carburador funciona, sabe que ele so leva combustivel de acordo com a depressão gerada no venturi. agora vc vai me dizer que se acelerar menos terá menos depressão. sim perfeitamente. mas se tu demora 30 segundo na casquinha para ir a 100 tu tens 30 segundos de trabalho para o motor. se tu conseguir ir trocando as marchas a rpm baixo com o pé mais ao fundo. vai fazer em menos tempo o mesmo trabalho. em testes de laboratório tudo isso ja foi aferido. a segunda opção é a mais econômica. eu dou importancia para a mecanica dos fluidos que é uma ciência. adotada por todas as montadoras do mundo. e mecanica dos fluido qualquer meio engenheiro como eu aprendeu na faculdade. para testar simploriamente a mecanica dos fluidos em casa. faça a seguinte experiencia. retire o cabo principal de alimentação do seu distribuidor e tente ligar seu carro. observe quanto rpm max. ele vai chegar. agora repita o processo com o pe no fundo do acelerador. veja a diferença de rpm que seu motor ou bomba de ar alcançou. isso é ganho em bombeamento. isso tudo ocorre com o motor funcionando também. e se chama freio motor.
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bons artigos para ler e enriquecer o meio automotivo.
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jmz o que falei que está errado?
o que voce chama de andar de casquinha???? deve ser diferente do que eu e sem controle chamamos.
só se voce diz aquela história que muitas pessoas afirmam, que andar de 4 marcha segurando 1 dedo de acelerador a 80km;h constante bebe menos que andar constante de 5 a 80km;h pisando 2 dedos… quanto maior o giro em velocidade constante mais bebe, mesmo pisando menos.......
se tem computador de bordo, veja nele....... se tem carburador bota garrafinha e faça o teste.
o q rola q alguns topicos dao erro?
deu tilt, sumiu alguns topicos tb
economia eh marcha alta e pé no fundo.
com a borboleta de aceleração totalmente aberta vc tem muito menos perdas por bombeamento.
vide uno fire 2002 a 2006 a gasolina. com certeza o carro mais economico ja feito no brasil.
motor com apenas 55cv e relações de marcha longas. para o carro andar devido ao cambio longo tem que pisar mais fundo o tempo inteiro.
agora pegue um celta vhc com 70cv e cambio close-ratio. alem de arrancarem juntos, o uno ainda engole o celta de final. sendo bem mais economico.
não importa o carro, se for ciclo otto a maior economia vai se dar sempre com o acelerador o maximo aberto numa mesma velocidade. por isso existe o paradoxo da
agilidade x economia que o cambio curto ou longo.
computador de bordo sim. tem 6 carros em casa que tem. acho que conheço um pouco.
outro detalhe.
só se voce diz aquela história que muitas pessoas afirmam, que andar de 4 marcha segurando 1 dedo de acelerador a 80km;h constante bebe menos que andar constante de 5 a 80km;h pisando 2 dedos... quanto maior o giro em velocidade constante mais bebe, mesmo pisando menos.......
por favor né. olha o nível dos meus comentários para concordar com uma asneira dessas.
andar na casquinha e acelerar pouco até chegar na velocidade pretendida.
nen no seu carburador isso funciona. se vc sabe como um carburador funciona, sabe que ele so leva combustivel de acordo com a depressão gerada no venturi. agora vc vai me dizer que se acelerar menos terá menos depressão. sim perfeitamente. mas se tu demora 30 segundo na casquinha para ir a 100 tu tens 30 segundos de trabalho para o motor. se tu conseguir ir trocando as marchas a rpm baixo com o pé mais ao fundo. vai fazer em menos tempo o mesmo trabalho. em testes de laboratório tudo isso ja foi aferido. a segunda opção é a mais econômica. eu dou importancia para a mecanica dos fluidos que é uma ciência. adotada por todas as montadoras do mundo. e mecanica dos fluido qualquer meio engenheiro como eu aprendeu na faculdade. para testar simploriamente a mecanica dos fluidos em casa. faça a seguinte experiencia. retire o cabo principal de alimentação do seu distribuidor e tente ligar seu carro. observe quanto rpm max. ele vai chegar. agora repita o processo com o pe no fundo do acelerador. veja a diferença de rpm que seu motor ou bomba de ar alcançou. isso é ganho em bombeamento. isso tudo ocorre com o motor funcionando também. e se chama freio motor.
seu primeiro paragrafo voce concordou comigo com palavras diferentes,,,,, foi o que eu disse,,, esses carrinhos andam relativamente bem (pelo peso, coisas simples e pneus fininho na maioria dos casos) com seus cambio curtinhos. não é magica. mas se por um lado eles são espertinhos do outro deixam a desejar.
você está comparando 2 carros diferentes, eu estou comparando 2 modos de dirigir diferentes no mesmo carro.
o que eu e o sem controle estamos tentando dizer é que andamos bem com 1 dedo de acelerador, o carro desenvolve igual o transito, nao precisamos ficar esgoelando giro nas saidas de sinal a sinal como o tiozinho do lado numa palio 1.0 (principalmente com 4 e ar ligado). não ficamos 30segundos de casquinha, muito pelo contrario, muita das vezes ando igual o tiozinho sem o mesmo esforço dele. já no clio, palio, corsa eu me pegava pisando tudo toda hr por estar acostumado com meu carro.
sim eu sei como funciona um carburador e por isso mesmo estou afirmando que pisando meia boca (gicle 135) bebe menos que pisando do jeito que voce diz é 135+185+139+um que eu fiz (que deve ter 130)... nao tem lógica afirmar que dessa forma bebe menos.
nos injetados também segue a mesma lógica,,, fiz n testes em vários carros (carburados e injetados) justamente por discutir com um preparador sobre essa afirmação dele (que andar de 4 de casquinha bebe menos que de 5 pisando pouco mais).
tanto em cidade quanto estrada,, testando inclusive com garrafinha na boca do carburador e medindo distancia, com pilotagens diferentes e todos os carros beberam mais sendo mais nervoso no pedal.
injetados segue a mesma regra, ... a tempra por ex é absurdo a diferenca... andando de boa era 11~12lm/litro, pisando caia pra 5~6!!!!!! É quase que andando com pneus murchos.
tipo, tenho um lugar que viajo toda hora pra lá... ida e volta sao +-230km....o mesmo carro que ja fez 11kmlitro devagar ja fez 5 vuado. e cidade é a mesma coisa, meu filho mora a 7,5km de distancia da minha casa.... toda hora eu vou pra la e cansei de ficar brincando de fazer testes, carburados e injetados) sempre bebeu mais sendo mais nervoso no acelerador.
e olha que vai de chevette 1.6 até gran c4 pallas...... que ja bebe igual uma porca por natureza.
agora assim, sobre freio motor, posso estar enganado, mas eu deduzo como freio motor quando a borboleta nao tem abertura suficiente para deixar passar o ar necessário para fazer o motor ganhar ou manter força, forcando assim a perda de velocidade... enquanto eu estou ganhando velocidade, significa que a quantidade de ar admitida é mais que suficiente para manter a carga e até mais..... ou seja, não estou freiando o motor e sim deixando de ganhar potencia..... posso estar enganado mas eu vejo assim.
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bom milan esse eh o problema que chegou o forum. um pensa que sabe e o outro vai pelo correto. e no final das contas eh mais facil para alguns retroceder ou manter dogmas de condução de veiculos que já não se utilzam a muito tempo.
não vou mais opinar no topico porque para variar não vai levar a lugar nenhum. já travou no eu acho, fiz assim, garrafinha.
só para concluir uma materia com 3 carros, com 3 pilotos e com circuito misto. e sem garrafinha.
comprovando que pé no fundo e marcha alta trazem economia.
Á materia e da epoca que o bob sharp era quem mandava no bestcars então é de confiança total.
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pois em viagens q já fiz indo a encontros em outros estados, na sua maioria vamos em comboios com diferentes carros, mantemos uma constante em geral nos 100km/h, vemos carro 1.0 chegar baixando 1/4 de tanque acelerando pra acompanhar carros maiores q vão acelerando nada pra manter 100, meu carro é um dos q vai em 5º nas casca, mantem o 100 e chega sem mover o ponteiro, voltando, eu sozinho faço o esquema marcha alta e pé no fundo, já consegui trazer pra marca de meio tanque na metade do retorno, o detalhe indo é subindo, e voltando descendo, não tem nem isso de ser voltando o terreno não favorecer….
um motor maior tem plena capacidade de girar muito menos pra manter uma velocidade x enquanto o motor menor se ve obrigado a girar muito mais pra manter a mesma velocidade x, o motor grande vai na casca e bebe menos q o motor pequeno teoricamente econômico, porem obrigado a girar pra manter a mesma condição....ambos vao em 5º na mesma velocidade, apenas o regime diferente, pe leve e pe socado.....e mesmo assim o tal motor econômico bebe mais