Duvida com aneis e pistão…
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ola pessoal, estou com uma duvida…. e gostaria de opiniões, eu tinha guardado um motor a alguns anos, e agora decidi montar no meu palio, esse motor possuía um pouco de borra e tava parado para ser exato a 8 anos, mas o motor quando foi retirado do carro doador estava bom, não fumava nada...
desmontei ele decidi tirar o virabrequim para fazer uma limpeza dar um banho químico e tal,... tudo joia, std ainda sem riscos nas bronzinas e nos mancais, e a ideia era nem tirar os pistões fora porque o cilindro tem uma rebarba mínima quase nenhuma, então evitaria custos.... mas acabei ficando com medo dos anéis estarem engripados e tirei fora os pistões...... std também,
levei o cabeçote para retifica e pedi para fazer completo, o virabrequim conferido então só comprar bronzinas novas, porem no dia que eu fui a retifica ainda não tinha tirado os pistões, e pelo desgaste e ovalização estavam de boa, mas a duvida é ??? posso montar os mesmos anéis novamente ?? o bloco não foi brunido, e os anéis eu marquei a posição dos mesmo no desmontar... só dei um banho químico no bloco para deixar limpo, monto os mesmo anéis ou mando brunir e trocar os anéis é mas ai vem aquela historia de trocar os pistões também então opinem ai.... lembrando que o motor estava bom quando foi tirado do carro doador não fumava nem baixava óleo.
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dae nandoo, não tem ferrugem nenhuma não, o motor é um fiasa 1.5, estou de olho no seu tópico, aguardando novidades….
eu também acredito que não a problemas, já vi mecânicos fazerem muito isso é em motos, eles tiram o cilindro fora para alguns tipos de manutenções e depois reutilizam cilindro pistões e anéis.....
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poise, os anéis são baratos, dae tem que brunir, falei com o cara da retifica, ele disse que da pra fazer, mas pode ficar batendo um pouco de saia de pistão quando ele estiver frio…... ele disse que se brunir o pistão vai ficar com 0.10 até 0.11 de folga, sem mecher na atual situação ele disse que esta com 0.8 de folga..... segundo o cara da retifica a tolerância é até 0.15 de folga,
então como vai ser turbo se ficar com uma folguinha a mais não tem problema né pessoal é ou fica ruim ?? pistão é metal leve std.
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o meu a folga recomendada era 0.20~0.15 o preparador montou com 0.8 (disse que pra turbo era bom ter uma folguinha) eu nao queria mas ele tava no comando eu fiquei na minha. as pauladas que esse motor ja aguentou e nao quebrou, acho que fica bom. ja tenho 10.000 rodado no coro.
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bah então é um boa, pensando por esse lado, o pistão sofre com uma temperatura um pouco maior né…. dilata mais...
milan tu chega a notar uma batida de saia ou não ?? e no caso isso pode ocasionar algum problema é ou só o desconforto do barulhinho quando frio.....
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bah então é um boa, pensando por esse lado, o pistão sofre com uma temperatura um pouco maior né…. dilata mais...
milan tu chega a notar uma batida de saia ou não ?? e no caso isso pode ocasionar algum problema é ou só o desconforto do barulhinho quando frio.....
É pode crer, nunca pensei na dilatação. não sinto bater saia nao e naão creio que de algum problema, só pode é dar alguma fumadinha quando frio e vc acelerar (o que vc nao deve fazer) entao.
mas se fosse dar problema seria complicado rs, eu rodei com meu motor que tinha 30 anos no coro... rodei até acabar literalmente, quase que pulo 1 retifica por isso (a primeira foi 0.50).
meu carro tinha tanta folga na epoca que quando ligava frio parecia que era um motor diesel hauhauahua (cloc cloc cloc cloc),, e fui pra sp e voltei no mesmo dia vuado com p~e embaixo (1400km+-).
sóp que nas paradas tinha que por mais um tico de oleo kkkkkkkkkkkk
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kkkk 2tempos, 1 tanque de álcool e 1 litro de óleo… brincadeira...., bah 1400 km é estrada em....,
vou mandar brunir e colocar os anéis novos, logo mais posto os resultados... abraços
beleza.. melhor que fica garantido e vai durar bastante tempo.
heuheuheu olha nesses 1400km com pé no fundo... se nao me engano foi 1 litro de oleo mesmo hauhauhaua. eu andava uns 300km no tapa 160 150 140... ai parava tinha que checar nivel de oleo, ai jogava la uns 100 ml... e via o radiador botava uns meio ou 1 litro de agua... meu cabecote tb tinha uma valinha para o cilindro 3. (ja estava misturando oleo pra agua rs e passando agua pro cilindro).
a compressao passava tanto pra baixo (que as vezes nem sumia tanto oleo por fumar) as vezes cospia pela tampa do cabecote kkkkkkk (ficava escorrido do lado do cilindro 3).
cara , se te contar o que esse carro ja passou comigo... rs... acho que por isso nunca quis vender