Ajuda em injeção monoponto ap
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o menegoto ainda participa desse fórum? até que enfim, após de mais de 6 anos andando com o carro em emergência, resolvi meter as caras e fuçar o carro…
o carro é um gol atlanta 1.6i
peguei o manual da injeção, fiz uma lâmpada de 3w para catar os códigos de erros e mão a obra...
apareceu todo tipo de erro: sonda, map, temp. da água, circuito de ignição aberto e sistema em emergência...
como o map já acusava com o motor desligado, foi o primeiro que troquei... o carro já mudou 50%, principalmente no momento da partida... depois descobri que tanto o conector do chicote da temperatura da água está quebrado e os fios em curto, troquei a ponta do chicote, mais mesmo assim os erros só pararam quando troquei o sensor... ai eu já consegui zerar os eros com o motor desligado...
a sonda eu retirei fora e inspecionei e havia fios partidos e outros desencapados encostando no escapamento... então soldei o que tinha que soldar e e cobri tudo com fita isolante autofusão, não medi como está a sonda, porem com o motor ligado não mais acusou sonda marcando apenas mistura pobre... o carro parecia que iria acordar 100% pra vida, partida perfeita, marcha lenta friu ou quente perfeita, porem o carro amarrava de médio pra alta rotação...
restou o tal do código 18 (sistema de ignição aberto), a primeira recomendação que achei na internet foi checar os fios principais do carro que ao longo dos seus 19 anos ganham resistência... então eu mesmo retirei o cabo negativo, lixei todos os terminais, fiz um cabo reforço, tudo para os dois lados, o positivo e negativo... partida no bixo e ualá, 14.00v constantes tanto medindo no alternador (de santana 90a) quanto na bateria... sai pra testar o carro... tudo parede ok até que o motor esquente e puft...
começa uma falhação imensa no carro perde força em médio giro, chega a não queimar nada... o carro morre algumas vezes... chego em casa me arrastando... paro, consigo fazer com q o carro se estabeleça na lenta. quando vou medir a voltagem ela caiu para 13.5v e o multimetro fica maluco, fica o tempo todo surtando e baixando para 7v, 3v, chega até zerar 0v... isso com o carro em funcionamento e medindo no born da bateria..
li em outros lugares que isso pode ser fuga de corrente, porem já coloquei o carro no escuro e não acho, os cabos e as velas foram trocados por novos ngk, nada... o que me resta agora? rotor? distribuidor? bobina?
estou com a sensação de ter voltado a estaca zero, porem algo me diz que arrumando as coisas do passado só fez destacar o que realmente é o defeito do carro, acho que só falta um detalhe... a injeção só externa o erro 18 (ignição aberta)
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essa medição que vai caindo foi feita onde?¿
caraca cara, como vc conseguiu andar tanto tempo com o carro assim?¿ o meu engasga um dia ja fico bolado na volta pra casa.
pelo menos meu carro em emergência ele funciona "melhor" no que se vc andar com um sensor com defeito.
por exemplo, se vc soltar o conector de temperatura da água, o carro embola na hora, fica impossível de dirigir, até que a injeção entre em emergência o carro fica um lixo…
agora em quanto tempo essa injeção vai entrar em emergencial ai eu já não sei, porem antes dava código 98 (emergência) e agora não dá mais, e o carro depois que esquenta está pior que antes...
li um artigo que essa injeção é primata nos códigos de erros, por exemplo, o que ela lhe informa é se um sensor está absurdamente fora dos parâmetros, porem ela não faz o cruzamento entre eles para apontar uma não conformidade, por exemplo: se o sensor de borboleta aponta 1/2 carga e o map acusa vácuo de marcha lenta ou se a temperatura da água está normal e a sonda se comporta como se o motor ainda estivesse frio, a injeção não vai apontar erro algum, e é claro que o funcionamento do carro nao vai ser ok, ai neguinho tem que testar sensor a sensor em pleno funcionamento.
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eu medi tanto na carcaça do alternador quanto no born da bateria… mesmo sintoma... marca 13.5 depois de quente (bateria carregada, é normal) porem a cada 2 segundos o multimetro surta e cai a estala hora para um valor menor, hora para até zero... e depois volta pra 13.5
não é o alternador pois acabei de trocar e faz isso com o original 75a e com o de santana 90a...
e isso é típico de fuga mesmo, pois ao meu ver se uma centelha dá o mínimo de fuga e tendência é a medição do multímetro aumentar e passar dos 20v da escala de testes, por exemplo, se eu lanço o multímetro para a escala de 1000v, ele fica travadinho em 13.5v
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esse carro não tem regulador de tensão??
como todo alternador… o problema não é a voltagem q vai pra bateria, pois a bateria nunca baixa a carga... nesse item o carro está perfeito e revisado...
veja como vc simula o meu problema: lembra aquele teste que se faz pra ver qual cilindro está falhando? a pessoa tira um cabo de vela com o motor em funcionamento e encosta em alguma parte metálica do motor... se pular centelha e o motor cair de rendimento, aquele cilindro está ok.
pronto, se nesse exato momento em que a centelha encosta no motor ou em qualquer parte metálica de carro, se vc estiver medindo a carga da bateria na escala de 20v, o multímetro surta e zera a voltagem...
no meu caso não é visível fuga em canto nenhum, não escuto estalos, cabos de vela e velas novos... enfim...
no manual de reparo dessa injeção pede pra verificar: distribuidor (verificar o que?) bobina (trocar bobina assim do nada?), tfi (que é o modulo de ignição, verificar como?)
vou apelar pra sorte e terminar de trocar os materiais de uso da ignição, ou seja, só falta o rotor e a tampa do distribuidor...
aí se não rolar só em oficina mesmo, pois não dá pra ficar trocando os outros componentes q são caro a esmo. ..
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cara… vou te falar, seu alternador sao 3 fios né? (2 da corrente positiva) e um da indução.
já tive um problema macabro justamente neste da indução. tipo. a voltagem depois de um tempo fazia exatamente o que vc ta falando até que uma hora parava de carregar a bateria.
podia desligar o carro ligar que nao tinha jeito.
ai como uma birra do carro, pluft! voltava a ficar 100% perfeito. refiz inteiro o alternador e nada.
mas tipo o carro andava normal porque era um carburado né;;; nao sente nada.
mas era justamente o contato desse fio... eu ia chutar regulador de voltagem também (como chutei quando aconteceu lá comigo), mas como você falou que já testou 2 alternadores verifica ele. É um fio bem fininho e ele que controla a indução do alternador.
se ele tiver com mal contato faz justamente isso o que vc fala na voltagem (já no comportamento do carro nao sei dizer pois não entendo muito de injeção eletronica)
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então… antes de eu mexer em tudo, esse sintoma de oscilação na medição da bateria já acontecia, porém como a injeção estava em emergência, o carro se arrastava...
cara, a uns 2 anos meu carro tem esse sintoma e a bateria nunca descarregou. em paralelo a isso eu fiz uma revisão no ar/c tem uns 3 meses, aí o cara me mostrou q meu alternador era pra carro sem ar, o que eu já sabia, aí como já tava tudo desmontado troquei por um de 90a de santana... É para isso revisamos, ligamos todos os terminais, e passamos cabos de reforço no positivo e negativo...
o carro ligado, com todos os acessórios ligados, ar/c e tal não vai a de 13.3v nem a pau, isso medindo dentro do carro.
meu problemas realmente começaram quando me empolguei com o carro e resolvi agora deixar a injeção tinindo... que após toda a parte elétrica e de carga revisados, a central insiste em emitir código 18