O último ato do bugatti veyron
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um dos automóveis mais emblemáticos dos últimos 10 anos está se despedindo nesta 85ª edição do salão de genebra. o bugatti veyron, um dos carros mais potentes (e caros) do mundo, nasceu da teimosia do então presidente do grupo volkswagen (que acabara de absorver a montadora ítalo-francesa), ferdinand piëch. o superesportivo originalmente teria 18 cilindros, como no conceito mostrado em 1999, mas o w16 era suficiente para gerar 1001 cavalos (com a ajuda de dez radiadores espalhados pela carroceria). foi um desafio conciliar o peso de quase 2 toneladas com a meta principal, de ultrapassar 400 km/h. e ainda por cima oferecer um acabamento esmerado… mas a dura missão foi cumprida e piëch atualmente tem dois exemplares do veyron na garagem, das 450 unidades produzidas a partir de 2005, sendo 300 deles cupês.mesmo que cada carro tenha saído por 1 milhão de euros (ou mais de € 2 000 000 dependendo da configuração), o veyron rendeu muitos prejuízos financeiros, mas também deu origem a inúmeras séries especiais, além das versões de linha 16.4 (o “tradicional”), grand sport (com teto rígido removível manualmente), super sport (com 1200 cavalos) e vitesse (que combina a potência do super sport com o teto removível). a série final, baseada na versão grand sport vitesse, recebe o nome la finale e será limitada a uma única unidade, que contracena com o veyron de chassi 001 no estande da bugatti no salão suíço.
externamente, o veyron la finale traz um esquema de cores que homenageia o primeiro veyron produzido, com as cores preto e vermelho na carroceria, as entradas de ar com telas escurecidas e o logotipo da série no canto direito do para-choque e na parte inferior do aerofólio. o interior adota a combinação das cores bege e vermelho.
o modelo final manteve o motor 8.0 w16 com quatro turbos, 1200 cavalos e 152,9 kgfm de torque: o último veyron acelera de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos e alcança 410 km/h. o sucessor do bugatti é esperado para breve, embora não se saibam muitos detalhes sobre o modelo que vem por aí – em 2009 a montadora chegou a apresentar o 16c galibier, um sedã de alto luxo com o motor w16 menos potente, porém o projeto foi congelado anos depois.