Sistemas de combustíveis alternativos
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olá pessoal,estava lendo sobre econokit e li um pouco sobre o seguinte assunto:injeção de água na admissão dos motores.
pelo que percebi existem algumas controvérsias mas algumas pesquisas apontam que esse procedimento ajuda no resfriamento da câmara de combustão e auxilia também no resfriamento do ar de admissão melhorando a eficiência volumétrica e ajudando no controle da detonação.
outro assunto que me deixou curioso foi o "borbulhador" de combustível que nada mais é que um reservatório no qual tem uma mangueira de entrada do ar que fica mergulhado no combustível e outra de saída que fica na tampa,ambas devidamente vedadas em relação à atmosfera.então o vácuo produzido no coletor de admissão cria um fluxo de ar que é forçado a passar por dentro do combustível fazendo-o borbulhar e essas borbulhas expelem vapores do combustível que são aspirados pela outra mangueira que fica na tampa e de lá vai diretamente para o motor. bem,essa me parece ser um ideia boa, visto que, o motor aspirando vapores teria uma combustão mais completa,limpa e eficiente pois seria admitido uma mistura mais homogênea para a câmara otimizando a combustão aumentando as taxas de queima do combustível.
minha dúvida é, essas coisas funcionam mesmo, alguém já fez isso ou tem alguma opinião sobre o assunto? pois essas "mudanças" no sistema de combustível visam principalmente um aproveitamento mais completo do combustível e portanto uma melhora no consumo e diminuição da emissão de poluentes.
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o sistema de injeção de água na câmara de combustão funciona sim e já foi usado na década de 40 até meados da década de 70. existem muitas pesquisas na área, mas não é algo tão simples como se fala por aí.
o funcionamento pode ser descrito mais ou menos assim.
a água entra atomizada na câmara de combustão e passa a amortecer a fase de compressão, diminuindo o aquecimento pelo choque direto entre as moléculas. a mesma água, quando em contato com as paredes do cilindro e câmara de combustão, recebe parde do calor aumentando a energia interna das moléculas e fazendo com que a mistura vaporize e aumente o volume total e tem seu volume em quase 1600 vezes. com o volume aumentado, a pressão média exercida sobe e é aí que começam os ganhos. -
valeu pela explicaçao,isso mostra porque em dias chuvosos os motores tem um rendimento melhor devido às condições atmosféricos de um dia de chuvas?
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valeu pela explicaçao,isso mostra porque em dias chuvosos os motores tem um rendimento melhor devido às condições atmosféricos de um dia de chuvas?
nao cara.. tem rendimento melhor pela baixa temperatura.. quando mais frio melhor é o ar que vaipra admissao (mais oxigenio) e consequentemente melhor a queima.
a injecao de agua é direto na cara do pistao e nao é assim , como casantosef disse, é valido somente para motores muito preparados. (pelo que vi)…
porém que para "nossa realidade" o alcool ja é um resfriador muito bom. (ponto pro carburador nesse quesito rs) que cospe alcool desde lá de cedo resfriando tudo até a camara...
por isso nego bota bico pra injetar na cara da turbina, pra refriar tudo até o cilindro.
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no caso a injeção da agua seria antes ou depois do corpo de borboleta ou carburador?
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a injecao de agua nasceu mais para os motores preparados a gasolina, para evitar detonacao.
tanto que a alternativa a injecao de agua é a injecao de alcool ( porque como o milan disse, o alcool resfria um bocado, devido ao alto calor latente de evaporacao do mesmo ).
mas se você quer economizar acho que refrigerar a camara não é um bom negocio, tudo que tira calor ( ou energia ) de dentro do motor, na teoria piora o redimento termico do mesmo.
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a injecao é dentro do cilindro, injecao direta na cara do piston, mas para motore smuito potentes, de arrancada por exemplo.
até porque ele atrapalha a explosao como skyper disse.
tipo, nao é uma coisa para meros mortais rs… liga o carro e espirra um spray de agua na tbi ou carburador pra ver como o carro vai pipocar e até morrer dependendo
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além disso há risco de calço hidraulico, dependendo da quantidade de agua ou de sucessivas falhas de ignição no cilindro.
ai vc pensa, mas a camara está quente? sim.
cabe lembrar que devido a alta pressão interna dos cilindros, a temperatura de ebolição da agua é muito maior que 100°c. sob uma pressão de 10/12 bar, o ponto de ebulição da agua já é mais de 200°c. e varias falhas de ignição seguidas podem baixar bastante a temperatura interna do cilindro.
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mas no caso do esquema do econokit a água não é injetada diretamente no coletor. ele é aspirado através de um borbulhador que irá formar uma névoa bem fina de vapor de água que então irá para o motor.
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e como é esse kit?
tem sistemas que usam agua para diminuir consumo, mas veja bem, esses sistemas fazem eletrolise da agua, decompondo a molecula de h2o ( agua ) em oxigenio e hidrogenio, sendo este ultimo enviado para a queima. nao é vapor, é uma "quebra quimica" da molecula da agua.
injecao de agua aumenta a taxa do motor também, mas tem sempre a preocupaçao do calço.
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ja to sentindo que ele ta vendo esses milagres do mercado livre e ta tirando duvidas rsrsrsrs..
assim amigo, na teoria tudo é lindo na pratica nem tanto… tipo aquele magnetizador de combustivel... ou a helice que faz gerar um turbilhao de ar em cicline pro cilindro.
na teoria, realmente funcionam... pois a fisica e quimica afirmam isso, porém a quantidade e a forma de funcionar nao é simples assim.
ou seja, pode até funcionar o esquema (que nao conheco) se tiver um link agradeco,, mas para funcionar deveria ser algo muito absurdo ,, ou se funcionar mesmo,, vai baixar seu consugo em 0,5km;litro rsrs...
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bom pessoal,na verdade este tipo de sistema eu li num livro de preparação americano e lá ele explica sobre a injeção de água com metanol na proporção de 50% e isso me deixou curioso. então pesquisei sobre isso e vi que nos motores americanos que utilizam alta taxa de compressão ou até mesmo turbinados possuem essa injeção de água e achei interessante mas pelo jeito essa prática não é muito comum aqui no brasil. como eu gosto sempre de aprender coisas novas sobre motores eu procuro aprender com pessoas mais experientes como aqui no fórum.
tudo que é novidade eu gosto! e na literatura americana sobre preparação de motores sempre tem alguma coisa nova que aqui no brasil nós não conhecemos.
mas agradeço aos comentários e bola pra frente!!!!!
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hheuheuhue interessante…
assim preparacao americana é muito dif da nossa... por ex,, eles tem a manha de turbinar brabo na gasolina,, aqui nego corre pro alcool com medo... eles tem todo um calculo por ex de quanto ponto baixa para tanto de msitura x pressao x taxa dinamica... os caras sao bons