Gostaria de uma ajuda, quero saber qual é o motor do meu carro e o que posso fazer para prepará-lo
-
boa tarde a todos!
sou novo no assunto, comprei um gol g3 2001 1.0 8v e gostaria de saber e entender um pouco mais de preparação.
quero mexer no motor do meu gol, mas não sei o que é possível e o que é mais aconselhável… não quero nada muito forte, queria fazer algumas alterações mais leves pois uso o carro no dia dia.. ouço muito em aspirar, rebaixar cabeçote.. etc... queria saber da opinião de todos o que seria mais adequado pro meu carro! sendo que n consigo saber se o motor do meu é ap, at, cht.... ouvi falar que é power.. mas nunca me deram certeza de nada!!
galera, desde já muito obrigado pela ajuda de todos!!! grande abraço!!!
-
opa, iae bernardo.
cara tudo depende muito do valor a ser gasto na caranga.
se você tiver disposto a investir menos de r$1,000,00 pode investir num filtro de ar do tipo esportivo do tipo inflow, um jogo de velas de iridium, pode trocar os abafadores do escape por outros não restritivos e pra finalizar pode mandar
retrabalhar os bicos injetores pra ter uma vazão maior de combustível, deve dar +ou- uns 10cvs.
se tiver disposto a gastar uns r$2,000,00 pode fazer tudo o que está listado acima e ainda mandar preparar o seu cabeçote com foco principal, em retrabalho de dutos de admissão e escape, junto com o coletor de admissão, tanto em quantidade de fluxo de ar quanto na velocidade do fluxo, só que pra ser bem feito o preparador tem que dispor de bancada de fluxo e também do equipamento que mede a velocidade dos fluxo, se não tiver esses equipamentos não fica o bixo. com o retrabalho do cabeçote e coletor + a lista de up's acima da pra você pular de 57cvs originais da sua caranga pra uns 80cv !! espero ter ajudado e desculpa ae o textão grande kkk
grande abraço!!
-
cara esqueci de mencionar a polia regulável que ajuda também no ganho, algo em torno de 5cvs se bem regulada, e também errei nos cálculos ae, pode esperar no minimo uns 85 cvs fora a polia regulável que rende mais uns 5 da uns 90 cvs! potencia de 1.4 porém todos os up's que eu citei ai pra você são ups que além de gerar potencia e torque sem prejudicar a dirigibilidade do carro, com exceção do retrabalho dos bicos injetores proporcionam maior economia de combustivel se você dirigir na boa!
então é isso! mais potencia que isso só partindo pra um kit turbo mesmo, pois aspirar profundamente seu carro como aliviar as partes internas do motor e volante, e ainda colocar um comando de valvulas muito bravo não é interessante pois prejudica bastante a dirigibilidade do veículo no transito, principalmente em motores menores que é o seu caso. espero ter ajudado um pouco ae, e quando começar a mecher na caranga posta ae pra gente acompanhar :)
-
É o at 1.0, de 57cv.
minha opniao, a unica coisa que compensa nesse motor é turbinar, com 1kg vc tem 100cv e torque em todas as rotações.
se for para melhorar aspirado, primeira coisa é abrir o motor, colocar pistoes de alcool e converter o carro para alcool ( atravez do aumento de vazao dos bicos ), melhorar um pouco filtro, escape, mas nao acredito que chegue nos 76cv do 1.0 16v.
-
amigo, sendo sincero… guarda todo esse dinheiro que você pretende investir e compra um carro 1.4, 1.6 ou 1.8 e investe nele depois. carro 1.0 tem uma relação custo x benefício horrível. na boa, você vai gastar uns 3 ou 4 mil só pra ouvir o carro espirrando, além de correr o risco de quebrar feio caso você queira exigir mais do carro. ou então pega o 1.0 16v turbo original e faz um upgrade de leve, tenho certeza que sai mais em conta e o resultado fica melhor. carros 1.0 tem um conjunto mecânico frágil por natureza, eles não precisam que motor, câmbio, homocinéticas, etc... sejam de excelente qualidade, até porque esses carros precisam ser baratos para a montadora.
agora, se você quiser fazer como o amigo aí de cima disse, colocar filtro de ar, polia regulável, escape mais livre e etc... você vai gastar pouco, vai ganhar quase nada em potência e mesmo assim vai tomar pau de pailo fire e classic vhc. mas em contra partida você vai ter um motor bonito de se mostrar.
opinião de alguém que tem carro preparado, mexe com carros preparados, e já esbarou nessa situação. as coisas são bem diferentes na prática.
-
exatamente, ia falar para trocar de carro tb. nao muito mais caro que seu carro, vc pega um clio 1.6 16v flex ( motor k4m ), ja original com o dobro da potencia do seu carro ( 115cv ), e ainda vem completao. sdds do meu… hj de palio 1.6 16v ( bolinha ), esse também nao gosta de levar desaforo pra casa, 106cv mas como acelera gostoso.
-
galera, boa noite!! agradeço as idéias de todos!! ao meu ver, n tem muito a se fazer nesse motor.. tenho um primo que tem um golf 97 1.8… carro bem inteiro e bem conservado... ele sempre foi muito enjoado com motor e etc... será que valeria a pena eu vender o meu gol e pegar esse golf dele ?! acho que ele tá querendo 8 mil... 120 mil km rodados... gostaria de saber da opinião de todos, até porque esse meu gol ta começando a aparecer algumas coisinhas pra fazer... o que puderem me ajudar, agradeço.. abraços!!
-
depende do que vc quer. o golf é motor ap, facil de turbinar, mas original ( 90cv ) nao tem motor para fazer frente a nova geraçao de carros 1.6 16v, que sao todos 120cv+.
-
depende do que vc quer. o golf é motor ap, facil de turbinar, mas original ( 90cv ) nao tem motor para fazer frente a nova geraçao de carros 1.6 16v, que sao todos 120cv+.
depende… é bem acerto.. anda de baixa pra ver qual vai te trazer "mais prazer ao dirigir".... o golf é mui bom carro, sinceramente parece ser mais esperto que o sapao. (claro q depende do modelo, tem varios).
mas assim, esse carro é um carro de manutencao muito cara.. depende do que vc está disposto a fazer