Salão de genebra: toyota promove avant première do mirai
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fotos: divulgação
a toyota preparou para a 85ª edição do salão internacional do automóvel de genebra, na suíça, um palco para apresentar sua mais recente tecnologia em prol da mobilidade urbana, prestes a estrear no mercado europeu.
o evento, que ocorre de 05 a 15 de março, marca a avant première do mirai, o primeiro carro movido a hidrogênio, na europa. o modelo é produzido em escala comercial no japão desde dezembro de 2014, na planta da toyota em motomachi.
as vendas do mirai no velho continente estão agendadas para o fim do verão, em meados de setembro.
até o fim do próximo ano, a comercialização se restringirá a três destinos na europa: reino unido, dinamarca e alemanha, com um volume anual de 50 carros em 2015 e 100 carros para 2016. outros países passarão a receber unidades do modelo movido a hidrogênio a partir de 2017.
o mirai sinaliza o início de uma nova era de veículos para a mobilidade global. utilizando hidrogênio – uma importante fonte de energia para o futuro – como combustível para gerar eletricidade, o automóvel alcança superior desempenho em termos ambientais e conveniência, além de conceder uma ótima condução a baixíssimos níveis de ruído interno.
o mirai possui um motor elétrico, uma bateria, dois tanques de hidrogênio de alta pressão, com capacidade máxima de 70 mpa, um conversor elevador de tensão, uma central de comando e a célula combustível a hidrogênio – uma estação localizada no centro do assoalho do veículo. é dentro desta estação onde ocorre a reação química para colocar o mirai em movimento.
o veículo capta o oxigênio da atmosfera através de sua entrada de ar frontal e o leva até esta estação, para onde o hidrogênio contido nos dois tanques também é direcionado. dentro dela, a célula combustível divide o hidrogênio em duas moléculas, gerando uma carga elétrica. ao mesmo tempo, o oxigênio se une às células de hidrogênio, formando água. a energia elétrica é direcionada ao conversor, que alimenta o motor do mirai, e a água é expelida pela válvula de escape. o motor também é alimentado diretamente pela bateria, recarregada por energia cinética gerada pela desaceleração e frenagem do automóvel. o mirai possui autonomia para rodar 650 km sem necessidade de reabastecimento.
fonte: toyota do brasil ltda – relações públicas