Psa inicia produção em série do peugeot 2008 no brasil
-

fotos: divulgação
a psa peugeot citroën iniciou hoje no brasil, no seu polo industrial de porto real, no estado do rio de janeiro, a produção em série do novo suv compacto da marca peugeot, o 2008.
desde o seu lançamento na europa, o crossover superou as expectativas de vendas do grupo, acumulando mais de 200 mil unidades comercializadas. símbolo da estratégia internacional da psa peugeot citroën, o peugeot 2008 foi mais um veículo a ter equipes de diferentes partes do mundo envolvidas na concepção do projeto – frança, brasil e china.
“o peugeot 2008 é uma demonstração clara do novo posicionamento mundial do grupo psa, com veículos globalizados. seus números de vendas na europa e na china, mercados em que já foi lançado, superaram as expectativas do grupo e tenho certeza de que no brasil o modelo seguirá o mesmo caminho. o início da produção do peugeot 2008, na nossa fábrica de porto real, vem reforçar ainda mais nosso compromisso com o brasil”, afirma carlos tavares, presidente mundial (ceo) da psa peugeot citroën.

a psa peugeot citroën investiu cerca de r$ 400 milhões no desenvolvimento do novo peugeot 2008 no brasil e na adaptação do polo industrial de porto real para produzi-lo. no total, foram 3 anos de um trabalho que envolveu uma equipe de mais de 300 pessoas baseadas no próprio centro de produção e no latin america tech center, o centro de pesquisa, desenvolvimento e design da psa peugeot citroën, que tem sede no brasil.
“o peugeot 2008 é um sucesso mundial. o início de sua produção em porto real resulta de um excelente trabalho de integração local, desenvolvido por nossas equipes de pesquisa, desenvolvimento e design. vamos oferecer aos nossos clientes um veículo com muita tecnologia, muita segurança e muito bem adaptado às condições de terreno do brasil”, diz carlos gomes, presidente brasil e américa latina da psa peugeot citroën.
“o peugeot 2008 trará ao segmento dos suv’s compactos o conceito do i-cockpit, que associa a utilização do volante multifunções de dimensões reduzidas ao painel de instrumentos em posição elevada e à central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque e integrada”, diz fábio alves, chefe do produto 2008 na américa latina.

outra novidade do modelo é a alavanca do freio de mão do tipo manche de avião. as cores e os materiais do interior foram pensados para criar um ambiente que remeta ao universo suv.
sobre o desenvolvimento do peugeot 2008 em porto real, a chefe do projeto, a engenheira maria célia zikan, acrescentou: “foi uma imensa satisfação desenvolver no brasil esse projeto, que simboliza a globalização dos produtos do grupo psa. após esses 3 anos, tenho muito orgulho de representar uma equipe que trabalhou com muita motivação e rigor, aplicando as melhores práticas de projetos anteriores e contribuindo para tornar o 2008 um grande sucesso”. alguns números sobre o projeto peugeot 2008, na américa latina, confirmam as palavras de zikan:
· 900.000 horas de trabalho das equipes do projeto.
· mais de 200 novas peças.
· cerca de 40 fornecedores envolvidos no projeto.
· índice de nacionalização de peças de cerca de 80%.
· cerca de 31 kg de materiais verdes (ex: os carpetes, que utilizam pet reciclado, eva reciclado e resíduos de madeira certificada e o para-barro, que utiliza polipropileno reciclado).
· mais de 800 mil km rodados em testes.
o polo industrial brasil, em porto real, que completou 14 anos de atividades no dia 1º de fevereiro, recebeu várias inovações e equipamentos para produzir um projeto tão avançado como o do peugeot 2008. novas tecnologias foram implementadas para adequá-lo ao projeto. a produção brasileira do peugeot 2008 atenderá ao mercado nacional e, em um futuro próximo, também será destinada à exportação.
fonte: peugeot citroën do brasil automóveis – comunicação e imprensa