Lincoln revive nome continental em novo conceito
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sinônimo de carro de luxo norte-americano, o lincoln continental construiu ao longo do tempo uma extensa carreira. apresentado em 1939, lançou moda com o estepe externo e as linhas limpas, perdurando até 1948. o nome continental passou a designar o mark ii no fim de 1955, época em que a ford tentou desvincular este nome dos lincoln. entretanto, a partir dos mark iii (1958 – 1960), os continental voltaram a ser comercializados como lincoln’s.
a geração dos anos 1960 (1961 – 1969) foi uma das mais marcantes, especialmente por servir ao presidente john f. kennedy. o mark v também teve ciclo de vida duradouro, atravessando a década de 1970 sem grandes mudanças. mas a carroceria “banheira” encurtou um pouco em 1980 e ainda mais na sétima geração (1982 – 1987), com plataforma compartilhada com o ford thunderbird e que se tornou rival direto do cadillac seville. na oitava geração (1988 – 1994), o continental viii ficou mais aerodinâmico e compartilhava sua base com o taurus (que chegou a ser importado oficialmente para o brasil).
a última geração, que saiu de linha em 2002, tinha design moderno, embora com vendas minguantes ano a ano – até por conta da concorrência com outros lincoln, como o town car (maior e com tração traseira) e o ls (luxuoso e com um toque esportivo). naquele mesmo ano foi apresentado um conceito que representaria a nova geração do continental, mas que não prosperou.
passados exatamente 13 anos, a lincoln apresenta no salão de nova york (eua) o novo continental concept, que antecipa o sedan grande que será produzido em 2016. seu estilo é marcado pela nova grade única, que deverá aos poucos ser incorporada pelos novos lincoln, além dos faróis que combinam leds e lasers, discretíssimas maçanetas externas, rodas raiadas de alumínio polido aro 21” e lanternas incolores quando apagadas, que se fundem. em nome do estilo, a tampa traseira teve seu recorte limitado.
do lado de dentro, assim como por fora, a cor predominante é a “rhapsody blue”. quem senta atrás, do lado direito, conta com porta-champanhe e pode afastar o banco do passageiro da frente eletricamente; o teto solar traseiro spd smartglass bloqueia 99% dos raios ultravioleta emitidos pelo sol e pode reduzir a temperatura da cabine em até 18 graus celsius; há ainda recursos como: pre-collision assist (ajustes para oferecer mais segurança na iminência de colisão), pedestrian detection (detecção de transeuntes, freando automaticamente o carro em baixa velocidade), enhanced park assist (estacionamento automático) e sistema multimídia mylincoln touch, com câmeras que mostram tudo ao redor e sistema de som revel ultima com modos de reprodução stereo, audience e on-stage. o motor é o 3.0 v6 ecoboost, que deverá ser adotado pelo continental de série.