Jac t6 chega ao brasil custando r$ 69 990
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o mercado de utilitários esportivos compactos vive sua explosão no mercado nacional, com o lançamento de jeep renegade, honda hr-v e peugeot 2008, que fizeram o renault duster passar por uma reestilização e o ford ecosport ganhar uma versão com o visual freestyle acrescido de 6 airbags e bancos de couro. na contramão deste segmento que só cresce, a jac perdeu participação ao ficar de fora do programa inovar-auto, fechar boa parte de suas concessionárias e atrasar a construção de sua fábrica no país. a esperança para a montadora chinesa controlada por sérgio habib é o lançamento do t6, apresentado no salão de são paulo em 2014 e que marca o quarto ano de vida da jac, que deverá reabrir cerca de 50 concessionárias em todo o brasil.
externamente, a lateral do t6 é muito similar à do hyundai ix35, suv um segmento acima (assim como as formas fluidas do painel); já a traseira lembra, vagamente, o audi q5. as rodas aro 17” são praticamente o padrão entre os rivais mais equipados. o conjunto final agrada, sem radicalismos visuais.
completo desde a versão de entrada – equipado com ar-condicionado eletrônico, direção hidráulica, airbag duplo, freios abs com ebd, faróis de neblina, volante revestido em couro com regulagem de altura e comandos de som, regulagem elétrica dos faróis, computador de bordo, vidros e travas elétricos (travamento a 15 km/h), retrovisores externos rebatíveis e com ajustes elétricos – outro ponto positivo no jac t6, disponível em seu “pack 2″, é a conectividade com celulares e tablets, por meio de seu sistema multimídia com mirror link, desenvolvido pela foxconn. todas as funções exibidas nas telas de smartphones são reproduzidas no monitor touchscreen de 7 polegadas do t6. a central adota o português como idioma, trazendo conexão hdmi, bluetooth, mp3 player, entradas usb e auxiliar, além de seis alto-falantes.
seu motor é o 2.0 16v vvt jetflex, sem reservatório de gasolina para partida a frio, que rende 155 cavalos com gasolina e 160 cv com etanol. o torque é de 20,0/20,6 kgfm (utilizando gasolina/etanol, nesta ordem), que surge a 4000 rpm. o t6 conta com suspensão independente nas quatro rodas, porta-malas de 610 litros e câmbio manual de seis marchas. não há planos para oferecer a versão 4×4; já o câmbio automático deverá chegar no ano que vem, em conjunto com o 2.0 turbinado.
apesar do peso de 1460 quilos em ordem de marcha, os números de desempenho para o jac são otimistas: aceleração de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e velocidade máxima de 186 km/h (resultados próximos ao honda hr-v cvt).
com seis anos de garantia e disponível nas cores preto quasar, cinza mercurio, prata imperial, branco nevada, marrom dolomita (nas imagens) e vermelho rubi, o jac t6 parte de r$ 69 990, juntando-se a modelos como j2, j3, j3 turin, j5, j6 e t8. há dois pacotes de equipamentos disponíveis: o pack 1 adiciona barras longitudinais de teto, retrovisores externos na cor da carroceria com rebatimento elétrico e maçanetas cromadas, elevando o preço para r$ 71 990. no pack 2, há câmera de ré e central multimídia com mirror link, totalizando r$ 75 670.
a jac motors promete outros três lançamentos para 2015 (entre eles o t5, um utilitário um pouco menor que o t6, também apresentado no salão de sp ano passado), e em 2016, iniciar a produção no brasil de uma família inédita de carros compactos.