Volkswagen apresenta a t6, herdeira da kombi
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não foram poucos os brasileiros que ficaram saudosos da volkswagen kombi quando seu fim de linha foi decretado no final de 2013, com direito a uma série de despedida tão graciosa quanto cara, a last edition. até hoje, nenhum utilitário combina tanta capacidade de carga coberta – ou espaço para nove pessoas – na faixa dos r$ 50 mil. mas a versatilidade tinha um custo: um projeto praticamente igual à t2 dos anos 1970, sem concessão para confortos (nunca teve opção de ar-condicionado, sequer de direção hidráulica) nem itens de segurança (a engenharia não obteve êxito em adaptar airbags frontais e freios antitravamento na “velha senhora”). enquanto no brasil ela parou no tempo, na europa ela evoluiu (o.k., no fim dos anos 1990, tivemos as t4 importadas, comercializadas como caravelle e eurovan), e é apresentada agora a t6 [não confundir com este t6], em quatro opções, que exploram as diversas facetas das multivans.
em comum com a pioneira, a t6 tem apenas o esquema de cores “saia-e-blusa”, um charme dos anos 1950 e 1960. o design tem similaridades com a nova caddy e adota linhas retas, como é praxe nos atuais volkswagen. para marcar o lançamento, será oferecida a série especial “generation six” (acima), baseada na versão multivan comfortline, com mais itens: vidros laterais traseiros escurecidos, faróis e lanternas com iluminação em leds, rodas aro 18” “disc”, quatro combinações de pintura em duas tons (sendo a cor superior sempre branca), bancos aquecíveis revestidos em alcantara com duas tonalidades, e equipamentos como sensores de estacionamento na frente e atrás, retrovisores rebatíveis eletricamente, ar-condicionado climatronic, acc (controlador de velocidade adaptativo, que mantém a distância do veículo à frente) e o sistema composition media.
a caravelle tem oito assentos e semelhanças internas com o golf vii: volante, quadro de instrumentos, central multimídia e comandos do ar-condicionado lembram o hatchback que, ainda este ano, será fabricado no brasil. a gama de motores da t6, todos movidos a diesel e com 1968 cm³ (“ea288 nutz”), entrega 84, 102, 150 ou 204 cavalos de potência, trazendo o recurso start/stop de série (para poupar combustível, o motor é desligado em paradas, religando assim que é acelerado) e atendem às normas de emissão euro-5 e euro-6. em relação ao vw t5, lançado em 2003 e que somou 2 milhões de unidades produzidas, a economia de combustível chega a 15%.
a multivan é uma versão mais luxuosa, reconhecível externamente pelos filetes cromados na grade do para-choque e na tampa traseira, faróis na parte inferior do para-choque, rodas maiores e portas corrediças nas duas laterais. apesar de levar 7 pessoas, oferece a possibilidade dos bancos centrais ficarem de frente para os assentos da terceira fileira, o que estimula a conversa “olho no olho”. seu acabamento adota molduras em preto-brilhante e revestimentos em couro; na versão business, vem de série o front assist, que, por meio de radar, identifica obstáculos à frente criticamente próximos e avisa o condutor de forma audível e visual, além de pulsar o pedal do freio – e nas versões dotadas do acc (adaptative cruise control) e câmbio dsg, o multivan é capaz de frear sozinho em iminência de colisão, a até 30 km/h. há ainda recursos como o light assist (acendimento dinâmico dos faróis), driver alert system (monitor de atenção do motorista, que recomenda paradas ao demonstrar sinais de cansaço), desembaçador dianteiro e tração integral 4motion com hill descent assist (controle da velocidade em descidas).
a transporter kasten é a versão furgão, que traz porta traseira bipartida, facilitando o acesso às cargas em comparação com a tampa inteiriça das outras versões. trata-se da versão mais em conta, que na alemanha será vendida por 23 035 euros, na versão 2.0 tdi de 84 cv. esta versão traz o “automatic post-collision braking”, recurso que freia automaticamente em caso de colisão, evitando acidentes subsequentes.
e para reforçar a ligação com o passado, há a versão transporter kombi, uma versão simplificada para o transporte de passageiros. mais antenada, a t6 traz opções de central multimídia composition media, discover media e discover media plus, com bluetooth, entradas usb e para cartões sd, cd player e gps com serviços car-net’s guide & inform.