Agora nacionalizado, chery celer 2015 parte de r$ 38 990
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fotos | júlio max e divulgação
ainda que em meio a greve em sua fábrica na cidade de jacareí (sp), a chery apresenta o celer 2015, nas versões hatch e sedan. a produção nacional demandou um investimento de us$ 530 milhões, e o modelo ocupa não só o lugar do celer lançado no brasil em 2013, como também o do cielo, que estava na mesma faixa de preço e parou de ser importado em 2014. é importante ressaltar que, neste momento, apenas 35% dos componentes estão nacionalizados.
conhecido como fulwin ii na china, o modelo passa por uma reestilização similar ao do equivalente oriental, que envolve faróis com bloco elíptico e formato mais suave, grade com aberturas em forma de paralelogramo, capô com novos vincos e para-choques mais modernos. rodas de liga leve aro 15” e faróis de neblina vêm de série. na versão sedan (nestas imagens), as lanternas passam a se prolongar pela tampa do porta-malas, que foi levemente redesenhada. a chery resolveu mostrar novamente a versão-conceito “desert”, já revelada no salão de são paulo em 2014, com estilo aventureiro.
internamente, o celer também ganha novidades em seu painel. o acabamento simples, com materiais predominantemente plásticos e alguns detalhes prateados, lembra o conterrâneo lifan 530. o quadro de instrumentos com conta-giros e velocímetro “hexagonais” integra uma tela vermelha monocromática do computador de bordo, que mostra consumo, nível do combustível, gráficos do sensor de estacionamento, aviso de revisão e alerta luminoso individual de portas abertas. a cor está presente também no visor do rádio, batizado pomposamente de “chery media system” e que integra cd/mp3 player, entrada usb próxima à alavanca de câmbio e, na versão completa act, seis alto-falantes.
um detalhe interessante é que o celer sedan é o único do segmento a integrar tampa do porta-malas e vidro traseiro (inclusive com um bagagito ao estilo dos hatchbacks), solução que facilita o acesso aos 450 litros, e que recebeu nome bonito: “openup”. o porta-malas pode ser aberto por um comando em sua chave.
de série, o chery celer traz um bom pacote de equipamentos: ar-condicionado, airbag duplo, vidros elétricos na frente e atrás, direção hidráulica, retrovisores com ajustes elétricos, freios com discos ventilados na frente e tambor atrás, com abs e ebd (distribuição eletrônica de frenagem), ajuste elétrico da altura dos faróis, quatro cintos de três pontos e apoios de cabeça, rádio sem leitor de cd e com dois alto-falantes, sensor de estacionamento traseiro, rodas com calotas e pneus 185/60, quadro de instrumentos com ajuste de luminosidade, desembaçador traseiro (com limpador no hatch) e banco do motorista com regulagem de altura. os diferenciais da versão act são: faróis de neblina, alarme antifurto com acionamento na chave, cd player com 6 alto-falantes e rodas de liga leve.
seu motor 1.5 16v acteco c-flex gera, com gasolina, 109 cavalos a 6000 rpm e 14,3 kgfm de torque a 4000 rpm (com etanol, os dados são: 113 cv e 15,5 kgfm). o câmbio é manual, de cinco marchas, e o tanque tem capacidade para 50 litros. de acordo com a chery, o celer chega à velocidade máxima de 175 km/h.
o celer hatch “de entrada” custa r$ 38 990, enquanto sua versão act é oferecida por r$ 40 990. já o celer sedan parte de r$ 39 990 e, na versão act das imagens, seu preço é de r$ 41 990, sem incluir pintura metálica. a gama de cores disponível é composta pelas tonalidades branca, prata, preta, cinza e vermelha. sua garantia é de 3 anos (antes, eram 5 anos), com revisões a cada 10 000 quilômetros rodados ou 12 meses.
você gostaria de ver por aqui fotos mais detalhadas e informações mais práticas sobre o chery celer? nós do auto realidade também. mas em visita à concessionária local (que não fazemos questão de identificar), foi nulo o interesse da gerente de vendas em ler o kit com as informações do blog e ceder o modelo nacionalizado para uma análise mais detalhada… mas o garantiu para a emissora de tv cidade verde, que inclusive em março copiou em seu programa automotivo, sem tirar nem por, trechos de nossa cobertura sobre os veículos antigos expostos no teresina shopping – veja o post do auto realidade aqui e o plágio clicando aqui.
a desculpa dada pela gerente, além da falta de verba para anúncios, foi esdrúxula: “a intenção da matéria da tv é fazer as pessoas virem à loja. se as pessoas souberem tudo sobre o carro, elas não vão querer vir à nossa loja”. seria desconfiança na qualidade do próprio produto? o detalhe é que absolutamente ninguém estava na concessionária (talvez pelo estacionamento da loja estar entupido de carros da fiat 0km encalhados).