Vw gte sport concept: um golf (muito) radical
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há poucas semanas, a volkswagen apresentou o golf gti supersport vision gran turismo, um modelo apenas para videogame, porém muito potente e ousado – tanto que parecia difícil radicalizar ainda mais sobre a base do consagrado hatchback. mas, para o wörthersee tour, a vw apresenta um conceito futurista e bastante arrojado: o gte sport concept. por fora, ostenta portas que abrem para o alto (como no lamborghini aventador, levando consigo parte do teto para melhorar o acesso ao interior), rodas aro 20” (com pneus 235 na frente e 275 atrás), para-lamas alargados, aerofólio integrado e uma cara que pouco lembra o atual golf, com grade, para-choque e faróis que parecem formar um conjunto único.
por dentro, espaço para apenas duas pessoas – e ainda assim, separadas por um largo console central que envolve motorista e passageiro, acomodados em bancos tipo concha com cintos de 5 pontos. o condutor tem à frente o volante de quatro raios com formato retangular e o quadro de instrumentos em três planos sucessivos, formando um head-up display. as trocas de marcha (no câmbio dsg de 6 marchas) são feitas exclusivamente pelos paddle-shifts. o passageiro também tem à disposição informações em uma pequena tela à sua frente (velocidade instantânea, rotação do motor, marcha engatada, aceleração instantânea, força g, etc).
a sigla gte indica sua propulsão híbrida: no lugar do motor 2.0, o 1.6 tsi a gasolina (adaptado do propulsor do polo r wrc) gera 299 cavalos e 40,8 kgfm de torque, que se somam aos 85 kw e 33,6 kgfm do conjunto elétrico traseiro. no total, o gte sport concept entrega 400 cavalos e 68,3 kgfm de torque, que, além da performance massiva (aceleração de 0 a 50 km/h em 1,8 segundo, de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, 0 a 130 km/h em 6,5 s, 0 a 200 km/h em 15,9 segundos e velocidade máxima de 280 km/h), garante nível de consumo melhor do que moto de baixa cilindrada (50 km/l) e autonomia de até 50 quilômetros sem usar combustível.