Fiat 500 2016 se atualiza para manter o carisma
-
o dia 4 de julho, além de marcar as celebrações da independência dos estados unidos, é um dia especial para o fiat cinquecento: nesta data, no ano de 1957, foi lançado o nuova 500 (evolução do carrinho que ficou conhecido como topolino) e, em 2007, chegou ao mercado italiano sua encarnação contemporânea – e que fez sucesso em todo o mundo, tendo mais de 1,5 milhão de unidades comercializadas.
praticamente inalterado desde o lançamento da atual geração, o cinquecento passa por uma reestilização mais abrangente, mas que felizmente não chegou a descaracterizar suas formas e dimensões. de frente, os faróis auxiliares cresceram e o para-choque recebe nova grade, com finas molduras cromadas e aberturas com pequenos pontos cromados. as rodas raiadas (aro 15” ou 16”) complementam o estilo clássico da lateral, que não foi retocada. na traseira, o detalhe mais curioso está nas novas lanternas, que são vazadas no centro, região que recebe a cor da carroceria; o para-choque também recebe novas luzes de neblina e ré, interligadas por uma barra cromada. suas dimensões permanecem compactas: 3,57 metros de comprimento, 1,63 m de largura, 1,49 metro de altura e distância entre-eixos de 2,30 metros.
agora, são três as versões disponíveis: pop, popstar e lounge. a primeira já traz 7 airbags, sistema multimídia uconnect com tela de 5 polegadas, seis alto-falantes, entradas usb e auxiliar, comandos no volante e luzes diurnas de leds. o 500 popstar traz ar-condicionado (manual), retrovisores externos cromados e calotas “vintage”. já a versão lounge se destaca pelo sistema uconnect live com tela sensível ao toque, teto solar panorâmico, rodas aro 15”, detalhes cromados na grade frontal e volante revestido em couro.como opcionais, existem os pacotes style (com rodas aro 16”, molduras laterais e faróis de neblina), cult (adiciona revestimentos de couro, quadro de instrumentos digital e teto na cor preto-brilhante) e city (acrescenta ar-condicionado dual-zone, retrovisor interno eletrocrômico e sensores de estacionamento). há ainda opções de adesivos decorativos na carroceria: lord, comic, navy e camouflage, nos padrões small (aplicados na linha de cintura) e medium (no teto e nas colunas de teto).
internamente, houve modificações na parte central do painel para acomodar saídas de ar verticais e a central multimídia uconnect; o volante também é novo, sem fugir ao tema arredondado, e o quadro de instrumentos digital estreou no modelo lounge 2015, no brasil. o uconnect live traz gps tomtom, bluetooth, reconhecimento de voz, entrada usb, rádio digital dab, além de conectividade com smartphones apple e android.
na europa, o cinquecento pode ser equipado com os motores 0.9 twinair de apenas 2 cilindros, sistema start&stop e opção de 85 ou 105 horsepower, além do 1.2 de 69 hp (a gasolina ou bi-fuel, este movido também com gás natural) e 1.3 multijet a diesel de 95 horsepower. em alguns mercados, há uma opção “detuned” do motor 0.9 (com apenas 65 hp) e outra 1.4 mais potente, com 100 cv.