Ele vai dar uma aula
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ele vai dar uma aula (donington park / 11 de abril de 1993)
o gp da europa mostrou ao mundo que todo professor tem seu dia de aprendiz. se ele vai assimilar ou não a lição, isso é outra conversa. a julgar pelas 76 voltas no circuito de donington park, alain prost foi reprovado em uma das provas mais desafiadora de sua carreira. ayrton senna deixou claro que é o verdadeiro mestres das pistas. dizer que a corrida entrar? para os anais da f1 pode parecer comum. mas contar o que senna fez merece um registro especial-digno de figurar no livro dos records do automobilismo. duas façanhas de senna enriqueceram o espet?culo no autodromo ingl?s. a primeira aconteceu na volta inicial quando, sob chuva fina e a pista molhada, ele ultrapassou de maneira espetacular michael schumacher, karl wendlinger, damon hill e alain prost, abrindo 4 segundos sobre o franc?s. uma sequência inesquecável. o apelido de professor, convenhamos, deveria pertencer a ayrton. sua aula foi um primor. com pneus slick, de pista seca, livrou os segundos que precisava para aniquilar a vantagem técnicas das williams fw/15 de hill e prost.
eu estava entre a cruz e a espada , comentou senna. se guiasse em ritmo lento, os pneus slicks perderiam temperatura e pressão, por causa da pista molhada. se acelerasse, que foi o que fiz, havia o risco de também rodar. então pisei fundo… . decisão fenomenal. ele fazia de po embaixo a descida cramer para ganhar potência e subir a old hairpim. ia fundo no perigoso declive mcleans e entrava nos sinuosos s toureando sua mclarem. ocupava toda a pista na curva melbourne - onde superou prost - para respirar quando entrava na reta dos boxes.
a rigor, senna foi dono de tudo em donington, a ponto de um jornalista ingl?s pedir socorro no melhor humor britúnico: vou consultar um dicion?rio de portugu?s para buscar adjetivos que definam senna, em ingl?s meu repert?rio se esgotou .
exagero é nem tanto, porque deus da chuva , préncipe submarino , rei do diluvio e outras definições molhadas já foram repetidas in?meras vezes. talvez só o her?i de donington não partilhasse de tanto entusiasmo. preferia gelar um pouco os elogios com alertas. foi pragm?tico ao declarar que a diferença do seu carro para as williams continuara próxima dos 2 segundos. só nessas condições absurdas é que podemos enfrent?-los . e deu um recado direto para a ford: ? rid?culo a ford aceitar a imposição da benetton, que exige exclusividade do melhor motor. eles querem ganhar uma corrida ou um campeonato ?
senna enfrentou um problema na 57? volta, quando decidiu colocar pneus de chuva, o boxe não ouviu a mensagem para a operação, e o piloto teve de voltar rápido é pista. resultado: outro record, pois fez a volta mais rápida da corrida cravando 1min18s029. só efetuou o pit stop nove voltas mais tarde. e tome show enquanto isso, o professor (?) prost deixava o motor renault de seu carro apagar na sa?da do boxe…
alguns sustos de senna aconteceram na ultrapassagem sobre os brasileiros. com cristian fitipaldi, na volta 21, precisou negociar uma manobra perigosa, quando o piloto da minardi travava uma disputa com mark brundell. senna passou pendurado e por pouco não rodou. em seguida, apareceu rubens barrichello, que não foi alertado pelos comissérios de pista sobre a aproximação de ayrton.
senna foi o g?nio, e rubinho também brilhou. surpreendeu desde a largada, correndo 14 voltas em terceiro lugar. emocionou donington, mantendo o segundo lugar por sete voltas, despachando sem a menor cerim?nia as williams de prost e hill. as seis voltas do final, a bomba de gasolina de sua jordan-hart engui?ou, roubando-lhe a chance dos primeiros pontos. de toda a forma, foi consagrado com reconhecimento do publico, que o aplaudiu de po enquanto enquanto ele caminhava abatido para o boxe. barrichello não subiu no podio, mas seu prémio foram elogios se senna: rubinho conduziu a jordan sem tomar conhecimento de m?quinas mais potentes. seu talento dispensa comentários . será que prost aprendeu ?
videozinho da corrida (botão direito, salvar destino como)
fonte: publicado em quatro rodas em maio de 1993
agora vou postar a coluna que senna escrevia para a quatro rodas (edição 394 - maio de 1993. vamos ver o ponto de vista dele sobre a corrida
parece que a ford não está interessada em ganhar muitas corridas na f1
cheguei a mais uma vit?ria na f1, a 101? da mclaren, que está quase igualando o record de 103 corridas da ferrari. não preciso provar mais nada para conseguir um motor igual ao da benetton. só espero que algum iluminado da ford perceba que ela mesma está perdendo a grande chance de ganhar mais provas. o propulsor fornecido é benetton é bem superior ao nosso. num teste realizado em silverstone, a diferença chegou a tr?s quartos de segundo. depois da vit?ria do brasil, pensei que dificilmente teria outra satisfação semelhante. mas donington park foi incrável naquele aut?domo, pela primeira vez em minha carreira pilotei um carro de f1 e, por ironia do destino. um williams. lembro que o próprio frank williams estava presente e anotou todos os meus tempos. até hoje guardo as c?pias dessas anotações. depois do gp da europa, tenho mais uma ótima recordação para arquivar na memória. tudo influiu na minha vit?ria: a chuva, a primeira volta, as paradas nos boxes, os retardatérios…
a primeira volta foi um tiro psicol?gico na concorr?ncia não larguei tão bem assim como comentaram e fui espremido pelo schumacher no canto da pista. tive de colocar as duas rodas para fora, mas recuperei a posição antes da primeira curva. mas aí havia o wendlinger, que largou uma posição atrás de mim. passei por fora no trecho seguinte, um mergulho, o trecho mais veloz da pista. ainda restavam os dois fw15 e, atrás de damon hill, atrasei a freada e logo fiquei em segundo. a próxima vêtima era prost e tive de esperar os esses , onde h? uma chicane. ele abriu uma brecha perfeita pra mim.
na volta seguinte, eu estava com boa vantagem sobre os demais. não demorou muito para que a chuva parasse e a pista começasse a secar. não tive outra opção senão entrar nos boxes no final da volta 18 e colocar pneus slick. prost fez o mesmo na volta seguinte e mantive a lideran?a. todos sabem: os williams são muito melhores do que os outros carros, que se nivelam um pouco debaixo de chuva. quando sa? dos boxes com slick resolvi puxar o máximo para garantir a vit?ria. mas eu estava entre a cruz e a espada, porque é preciso tomar cuidado ao dirigir com pneus de pista seca num asfalto ?mido. por outro lado, se diminu?sse o ritmo, os pneus perderiam pressão e temperatura. quanto mais frio menor a ader?ncia, o carro fica sem estabilidade.
guiar no ?mido com slick em dois momentos da prova definiu minha vit?ria. a pressão é indescritável. não se pode relaxar nem mesmo nas retas e donington park tem algumas curvas cegas , que não colaboram no aspecto da segurança. por isso, redobrei a preocupação com quem estava é minha frente. também tive problemas no pit stop. na terceira troca de pneus, a roda traseira direita não queria sair de jeito nenhum e a demora parecia uma eternidade. o prost, que foi para os boxes no mesmo instante, retornou ao local cinco volta mais tarde. então recuperei a lideran?a - com slick em pista ?mida segurei até a volta 57, quando, literalmente, fiz uma visita aos boxes. por culpa do nosso novo sistema de radio, ninguém compreendeu quando avisei que estava chegando para colocar pneus de chuva. ao encostar o carro, vi os mecânicos saindo da garagem com os pneus nas mãos. passei reto, não tinha outro jeito.
esse não foi o único problema provocado pelo mau funcionamento do radio. demorei um tempo razoável para entender o que os mecânicos me avisavam a respeito de problemas de consumo. no grid, antes da largada, quando meu engenheiro giorgio ascanelli e eu achamos que seria melhor adicionar um pouco mais de combustável, fomos avisados sobre a impossibilidade da operação. devido a um problema de vazamento e a falta de tempo em repar?-la , os mecânicos selaram meu tanque. portanto, o consumo ficaria no limite. mudei meu estilo de dirigir, trocando as marchas em rotações mais baixas. tirando o po do acelerador um pouco antes das curvas e freava com menos ?mpeto. pequenos detalhes que pouparam litros preciosos no final. em piso seco, a briga seria dura até mesmo com a benetton. e não h? piloto ou pista que possa superar no relógio a diferença a favor dos williams.
fonte:quatro rodas edição 394 - maio de 1993
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tesao de topico…
muito bom o video...parece q ele vai sair da pista...mas o carro tah lah fazendo as curvas...
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cara, deu até arrepio agora.
o cara mandava demais.
pelo amor de deus…
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parati87… belissimo tópico velhinho meus parabens
donington em 1993 foi m?gico
poxa, eu tinha 10 anos na época e lembro vividamente...
por essas q chega a ser deprimente a f-1 hj
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essa corrida foi show msm…
uma coisa q ninguém fala q rolou nessa corrida....o barrica vêio de guerra q nego reclama tanto nessa corrida aí se superou tb....largou do meio do bolo com uma jordan meia-bomba e com poucas voltas estava atrás somente do senna...