Suzuki swift: agradável surpresa
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fotos: divulgação / rafael ferreira
você está na redação, e de repente chega um chamado “estamos no autódromo com alguns carros, vem prá cá agora”. para demonstrar os carros e dar algumas dicas antes de te entregarem as chaves, nada menos do que chico serra e luiz razia, o que se traduz em chances nulas de você fazer alguma besteira e ter de agüentar a gozação.
não é um teste completo, logicamente. mas é o tipo de teste realmente divertido, porque é em um autódromo que se deve e pode tirar tudo o que um carro oferece. e o suzuki swift oferece muito! para descobrir e aprender as verdades do carro, somente um teste de uso diário em trânsito urbano e estradas.
o carro é surpreendente. seu motor 4 cilindros em linha, 1,6 litros, 16 válvulas, aspirado, entrega 142 cv de potência máxima. a transmissão manual de 5 marchas é bem escalonada, apesar de ter um “buraco” entre a primeira e a segunda marchas, mas nada que incomode ou atrapalhe seu uso normal. aqui estamos num autódromo, e as trocas de marchas são feitas lá no limite de giros, perto dos 6.000 rpm, e dificilmente alguém irá fazer isso nas ruas. bastante silencioso, com sua marcha-lenta em 600 rpm, você tem de prestar atenção para ver se o motor está funcionando. como o carro pesa apenas 1.065 kg, sua relação peso x potência é de excelentes 7,5 kg por cavalo-vapor. a direção é bastante rápida e precisa, com diâmetro de giro curto, as suspensões são firmes sem ser incômodas e, calçado com rodas de 16” e pneus 195/50 o swift literalmente gruda no chão. pode-se atirar com vontade o carro em curvas que, a menos que se esforce muito para isso, não dá para perder o controle. o ruim dessa medida de pneus é o preço e a dificuldade de encontrá-los no mercado, onde os pneus de 17” tem mais oferta, mas a equação do projeto nesta medida está perfeita.
outros pontos realmente impressionantes são: sua capacidade de frenagem, que assusta. você precisa realmente se acostumar com o carro e suas reações até parar de frear forte ou com muita antecedência sem necessidade. e o consumo de combustível que é espantosamente baixo, consumindo em média 1 litro de gasolina a cada 9 quilômetros durante os testes na pista, e ficando na casa dos 16 km/l em seu uso “civilizado” na cidade.
como aperitivo, foi ótimo. bons papos, aprendizados, direção divertida e tudo o que se pode esperar de um dia de autódromo. agora, falta um teste completo, o que pretendemos realizar em breve. não é, suzuki do brasil?