Chrysler vende novo 300c por r$ 204.900
-
fotos: divulgação
com raízes originadas no revolucionário modelo original, de 1955, e que passam pela inovadora geração de 2005, o chrysler 300c 2015 mostra seu estilo único com ainda mais elegância e requinte. o conjunto de alterações estéticas é importante, começando na grade e para-choque dianteiro, se estendendo pelas rodas de 20 polegadas, lanternas, para-choque traseiro e chegando até a cabine, com novos volante, seletor do câmbio e tela multifuncional colorida de 7 polegadas no quadro de instrumentos. novidades que elevam a identidade e o padrão de sofisticação, destacando toda a engenhosidade e atenção aplicados ao 300c, cuja história nasceu há 60 anos, exatamente quando a marca chrysler comemorava três décadas – este ano completou 90 anos de história. fabricado no canadá, o chrysler 300c 2015 é oferecido em versão única e tem preço sugerido de r$ 204.900.
além do design, o novo chrysler 300c evoluiu na já consagrada e eficiente mecânica, com o motor pentastar v6 de 3,6 litros recebendo ajustes para desenvolver 296 cv de potência, 10 a mais do que antes. o torque também subiu de 34,7 para 36 kgfm. números que, combinados à eficiente transmissão automática torqueflite de oito marchas, traduzem-se numa excelente combinação de desempenho, baixo consumo e prazer ao dirigir.
a dianteira do novo chrysler 300c foi redesenhada para reforçar a nova direção de design da marca, com uma superfície mais esculpida dando, ao mesmo tempo, mais elegância e esportividade à grade ampliada. o emblema da chrysler, da asa estilizada, parece flutuar, se destacando muito mais que antes. a grade inferior é contornada por uma faixa cromada, que abriga os faróis de neblina, agora de led e mais eficientes. os faróis principais, de duplo xenônio, têm nivelamento automático e incluem luzes de circulação diurna de led em formato de “c”, dando identidade de marca.
de lado, as linhas fortes, ainda que sutis, homenageiam toda a herança de 60 anos do chrysler 300 e definem a correlação entre os arcos de roda da frente e de trás. a linha de cintura alta permanece fiel à proporção que se tornou marca registrada do modelo, enquanto as molduras das janelas e capas dos retrovisores cromados sugerem o requinte da cabine. as rodas de 20 polegadas também são novas.
na traseira, o estilo poderoso do chrysler 300c se completa com as novas lanternas de led, com iluminação permanente no contorno. o para-choque redesenhado tem superfície mais fluida e exibe uma discreta (porém marcante) faixa cromada abaixo da tampa do amplo porta-malas, de 500 litros. o acabamento inferior preto destaca a impressão de largura, suaviza o visual e inclui ainda as novas ponteiras de escape nos cantos, que dão um toque atlético.
o interior é tipicamente norte-americano, com acabamento e tecnologia de alto nível. dentro do chrysler 300c 2015, motorista e passageiros viajam imersos em uma sofisticada mistura de formas fluidas, esculpidas com muita qualidade e funcionalidade. a equipe de design incorporou elementos exclusivos e materiais para criar uma atmosfera bela e confortável, que só poderia ter nascido em detroit.
uma das novidades é a tela multifuncional colorida de tft de 7 polegadas, entre o velocímetro e o conta-giros, ambos com uma refinada iluminação azul. esse monitor tem centenas de configurações e pode exibir informações da viagem, como autonomia e consumo médio, além de dados mecânicos como temperatura do óleo do motor e do câmbio, pressão dos pneus e até as coordenadas do sistema de navegação. esse último recurso é um complemento à tela principal do sistema multimídia uconnect, de 8,4 polegadas. integrada ao centro do painel e sensível ao toque, ela mostra o mapa e controla uma série de funções de áudio, telefone, ar-condicionado, aquecimento dos bancos (dianteiros e traseiro), entre outras.
também novo é o comando do câmbio automático torqueflite, de oito marchas. a pequena alavanca deu lugar a um seletor rotativo, livrando mais espaço no amplo console central. além da grande tela central, o sistema de ar-condicionado e ventilação pode ser comandado ainda por novos botões, logo abaixo dela.
a transmissão torqueflite do chrysler 300c se destaca não só pela operação precisa e suave mas também por ser casada a um excelente motor, premiado por três anos seguidos pela agência wardsauto, dos eua. trata-se do pentastar v6 de 3,6 litros, que teve a central eletrônica reprogramada para render 296 cv de potência, 10 a mais do que na linha 2014 do sedã. o torque máximo também aumentou de 34,7 para 36 kgfm. números que se traduzem em respostas rápidas, progressivas e seguras a qualquer momento, sem perder de vista a eficiência de combustível. a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,9 segundos e a velocidade máxima é de 240 km/h.
para quem gosta de dirigir, a receita vai ficando ainda melhor, pois toda essa força é despejada no solo pelas rodas traseiras. o equilíbrio do chassi é garantido pela suspensão independente nas quatro rodas, com arquitetura de braços duplos articulados (“tipo a”) na frente e braços múltiplos (multilink) atrás. sem falar dos controles eletrônicos de tração e estabilidade, apenas dois dos vários sistemas de segurança do 300c.
o sabor final é realçado com duas importantes atualizações da linha 2015 do chrysler 300c. a direção, que era eletroidráulica, passou a ter assistência puramente elétrica, elevando o conforto em baixas velocidades e manobras e sem perder a rapidez de reação numa condução mais “inspirada”. e os eixos e suas carcaças, inteiramente novos, de alumínio fundido, são mais leves e colaboram na eficiência do conjunto ao reduzir as perdas por atrito.
fonte: fca press