Passar em lombadas e valetas na diagonal prejudica a suspensão?
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foto: divulgação
um dos maiores mitos sobre conservação veicular é que passar na diagonal por desníveis ajuda a preservar a suspensão. segundo a monroe, fabricante mundial de amortecedores, o vício pode provocar ruídos, folgas excessivas e, até mesmo, o travamento total do sistema. também compromete buchas, molas, coxins, amortecedores e rolamentos.
conforme explicação de juliano caretta, coordenador de treinamento técnico da monroe, quando o veículo atravessa lombadas e valas na diagonal, cada lado da roda movimenta em tempos diferentes, provocando um movimento torcional da carroceria, o que é extremamente prejudicial aos componentes da suspensão.
“o recomendado é conduzir o carro em linha reta, para que o movimento seja uniforme nos dois lados. além de causar desconforto, este costume pode prejudicar os demais componentes da suspensão e, em longo prazo, gerar custo extra ao motorista”, adverte o especialista. ele ressalta que gastos com manutenção corretiva chegam a ser 30% mais altos. por isso, outra orientação é preservar as peças em bom estado.
a velocidade também influencia na conservação do sistema de suspensão. a dica da monroe é trafegar entre 20 km/h e 30 km/h em lombadas de dimensões regulares, conforme resolução nº 39/98, do contran (conselho nacional de trânsito). “quanto maior o desnível, menor deve ser a velocidade”, alerta caretta. a regra também deve ser aplicada em valetas.
**fonte **printer press comunicação corporativa