Coluna alta roda “ micromobilidade avança
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o japão destaca-se por investir muito em tecnologia de comunicações e informática (tci) e, não por coincidência, conquistou a posição de trânsito urbano e rodoviário entre os mais seguros do mundo. a cultura nipônica se destaca por planejar longamente, avaliar tudo o que pode dar errado e, só então, executar com firmeza e prazos cumpridos à risca.
pela limitação de espaço viário desenvolveu legislação veicular específica. só lá existe a categoria chamada kei-jidosha (carro leve, em tradução literal do japonês) que recebe vantagens tributárias e de custo de seguro. para ficar livre da obrigatoriedade de garagem, ativo bastante caro no limitado solo japonês, exigem-se comprimento e largura máximos de 3,4 m e 1,45 m, respectivamente, além de motor de até 660 cm³. nos demais modelos a largura também é tributada à parte.
carros importados sempre sofreram algum tipo de cerceamento, chamadas barreiras não tarifárias. isso mudou com o os recentes acordos de livre comércio. tanto que marcas europeias e americanas voltam agora ao bienal salão do automóvel de tóquio. sua 44ª edição será de 29 de outubro a 14 de novembro (17 dias, tão longo como o de paris).
uma das atrações é o projeto temático smart mobility city (cidade com mobilidade inteligente ou smc em inglês). trata-se de um enorme pavilhão para representar uma cidade fictícia, porém real em alguns pontos. os visitantes poderão testar protótipos de direção autônoma e antever avanços da mobilidade individual no futuro. apesar de sistemas coletivos de transporte funcionarem muito bem lá, o japão sabe que nada substitui a liberdade motorizada, seja com unidades a combustão interna, híbrida ou elétrica.
a experiência gente-carro-cidade promete sensações inéditas nesse tipo de exibição. novos meios de locomoção, estilo de vida, mudanças sociais e de valores se juntam às próximas gerações de veículos. os organizadores atraíram fabricantes de autos e companhias dos setores privado e público envolvidas em telecomunicação, meio ambiente, energia, desenvolvimento urbano, construção civil e materiais avançados para demonstrar produtos, tecnologias, sistemas e serviços de ponta.
mais impressionante será a estação principal, no centro smc. o local apresentará tecnologias e meios avançados de transporte. as pessoas poderão dirigir veículos de micromobilidade (lugar só para o motorista) e inclusive sair do pavilhão para estender a avaliação.
a segunda estação é o laboratório de pesquisa de mobilidade pessoal. de acordo com os organizadores, as instalações reproduzem a busca incessante pela coexistência harmoniosa entre veículos e pessoas. de forma inédita, se realizarão testes de forma contínua no seu interior e quem quiser opinar ou colaborar com sugestões terá atenção especial.
última parada foca nos laboratórios de tci, porém amplia o escopo para energia e entretenimento. haverá demonstrações e testes com carros de direção autônoma em área espaçosa no teto do prédio que abriga a exposição.
a smc 2015 está em sua terceira edição “ começou no salão de tóquio de 2011 “ e agora se transforma em polo de atenção para visitantes de todo o país e do exterior.
roda viva
queda nas vendas vem atingindo ritmo de investimentos em fábricas novas ou novos produtos. fornecedores acenam que o segundo suv (projeto 551) da jeep, em goiana (pe), está em compasso de espera. já o subcompacto da fiat (projeto x1h), em betim (mg), confirmado para início de 2016, sairá com motor 4-cilindros. o 3-cilindros (nova geração) só no final do próximo ano.
subaru wrx é daqueles carros feitos para quem gosta de explorar todas as virtudes de um sedã esportivo de verdade. desenho pode não atrair tanto, mas mecanicamente conquista pela tração nas quatro rodas e o novo motor turbo de 2 l, 268 cv e 37,7 kgfm. um automóvel totalmente previsível. seu câmbio automático cvt é bom, mas em altos regimes não empolga.
aperto financeiro chegou à anp, encarregada de monitorar a qualidade de combustíveis em todo o brasil. número de postos vigiados caiu mais de 50%. recomenda-se pedir e guardar nota fiscal para possíveis reclamações contra fraudes. para piorar, a ngk tem encontrado contaminação de óxido de ferro em velas de ignição, um desleixo de transporte e tancagem.
lançado semana passada, sistema online de controle de autopeças, parte importante da lei do desmanche, do estado de são paulo, para inibir furto e roubo de veículos. agora se pode consultar por qr code de celulares e tabletes a procedência a partir de etiquetas afixadas em cada peça com número único de série. uma garantia de compra com origem legal.
poucos sabem que a gm colocou na internet versões digitalizadas de manuais de proprietário de todos os seus modelos produzidos ou comercializados no brasil de 2008 a 2016. mão na roda para quem extraviou o livreto. e em outro site www.reparadorchevrolet.com.br há manuais completos de reparação com vista explodida para identificação de códigos das peças.
contatos do autor: rb.roj.nomlacnull@odnanref e www.facebook.com/fernando.calmon2