Turbinando um rocan 1.6
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galera, finalmente tomei coragem vou turbinar o big
(pra quem não conhece, o big é o ka 1.6 da foto lá em baixo)
seguinte… como a descisão foi tomada, mas não estou a fim de apenas entregar o carro em uma preparadora e depois só ir buscar, eu estou montando a receita e comprando os componentes que eu ainda não tenho, para depois só escolher quem será o iluminado que terá a honra de encostar a mão no big , mas estou com algumas dúvidas porque é o meu primeiro carro turbo. então espero por um help de vc s.
acho que se for medir, +- 70% da quilometragem do meu carro foi feita em estrada (noiva morando em outra cidade é fogo...), por isso eu quero alguma coisa confiável, que não vê me deixar na mão no meio da estrada. mas também quero dar umas brincadinhas no aic de vez em quando. por isso eu estou querendo rodar diariamente com uma pressão mais baixa, alguma coisa em torno de 0,6 kg, e utilizar um buster para até 1 kg nos momentos de maldade. não quero passar de 1 kg porque, por enquanto, não pretendo trocar meu coletor de admissão, que é de pl?stico.
como não gosto de viajar abaixo de uns 130, e o câmbio original do ka 1.6 ficaria muito curto para um carro turbo (até para o original já é curto), comprei uma relação de courier, que vai servir para dar uma alongada a partir da 3? marcha.
descidi utilizar uma turbina valvulada pq eu já tenho um coletor tubular que não tem encaiche para a válvula de al?vio. aí a 1? dúvida: para o meu motor, e para a utilização que eu terei, a master power gt25 é uma boa ou eu deveria ficar com a gt22 que tem o rotor um pouco menor??
essas turbinas entrariam a partir de qual rotação??
como eu já imaginava que iria precisar, eu comprei de um amigo (por um precinho muito bom) um digipulse, não sei o modelo, mas é aquele simples que controla com base na pressão, e um bico suplementar. mas alguns preparadores já me aconselharam a não utiliz?-lo, falaram que apenas retrabalhando os bicos originais arrombados já ficaria legal para rodar com 0,6. com a pressão que eu quero (0,6 e buster para 1,0 kg), tem como rodar só com os os bicos originais retrabalhados?? como ficaria o consumo e o acerto nestas duas possibilidades (com ou sem a suplementar)?? tanto os defensores do uso quanto os que me falaram que não precisa me afirmaram que a solução deles deixar? o carro mais liso e mais econômico. em quem acredidar???
pensando na confiabilidade, estou querendo instalar um radiador de óleo e um intercooler, mas acho que, principalmente para o intercooler, eu terei alguns probleminhas com o espaço, o que vai encarecer a instalação. o intercooler vai realmente tornar o esquema mais durável ou ele tem apenas a função de aumentar a potência??
ainda não sei também qual seria o di?metro ideal para o meu motor e nem o que utilizar para abafar o barulho do escape, para não amarrar demais e nem deixar o barulho muito alto. não gostaria de prejudicar o desempenho, mas viajar com protetor auricular também não rola. alguém tem uma receita legal??
valeu galera
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cara, eu iria de garrett gt25.. tem na spa pra vender… 1200 eu acho... ou de k16 se vc gostar de barulho de aviao...vai usar booster? eu iria com bicos arrombados +hpi pra fase sem booster e mais um extra pra fase booster... intercooler? sempre bem vindo...
agora, ainda da pra fazer uma preparacao dtm no cabecote... ai fica
belo carro
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ja pensou na fueltech?
a galera usa um modulo extra pra cuidar do ponto, tipo um msd. (eu n ao entendo muito, daqui a pouco podem te ajudar melhor).
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vou dar um al? pra vc muito importante
eu tinha uma courier 1.6 zetec rocam, corre atrás de um coletor de admissão de aão fundido, pq esse de pl?stico industrializado vai trincar e estourar em poucas esticadas q vc der… acho q até uns 0,6 ele aguenta (o coletor de admissão) mas acima disso é pedir pra jogar uma peça de mais de mil reais (lisa sem sensores e borboleta) no lixo
[]s
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outra coisa q lembrei
eu não confio nem um pouco na bobina desse motor, então muito cuidado na hora de mexer nela e na tomada dela
no meu caso, a tomada ficou com folga devido ao aquecimento excessivo do cofre, ela deformou pouca coisa, o suficiente pra dar uma folga, e fazer o carro falhar absurdamente em diversas ocasiões
[]s
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eu iria de kkk k16….ela tem válvula de al?vio e pega bem rápido em 1.6, mais até do q essa garret q tem q fazer algumas adapações nos mancais pra rodar com pressão um pouco mais alta...não gosto dessa garrett....
de resto, eu usaria bico extra controlado pelo digipulse q vc já tem mesmo (o ideal era o his...dá pra deixar o acerto mto bom e bem linear com ele, ao contrário da informação q te deram) e faria a conversão pra álcool....tudo bem simples...
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to vendo que o esquema vai ser esse mesmo, vou usar o digipulse e tentarei deixar os bicos originais. assim que houver uma sobra de recurso eu parto para um gerenciador melhor.
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o seu coletor q vc já tem, a flange pro turbo é pra caixa quente garrett?
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ae, achei essa informação aqui de uma ka 1.6 turbo
pra quem não tem to colando o assunto
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feito na rf automecânica
pessoal fizemos um ka xr 1.6, o carro tá com bico extra controlado por um his, bomba especial e mais uns detalhes, to sem o gr?fico aqui, mas adianto que rendeu 180cv e 23,2kg de torque, isso com 0,7 de pressao.
ai vai uma fotinho do carro
não sei se dá pra visualizar a foto, mas qq coisa avisa q eu tento hospedar em outro lugar
observação pra vc, ele tá com coletor de admissão de pl?stico mesmo
e ae, atende suas espectativasó vou buscar mais infos como pegada e turbina utilizada
[]s
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só um detalhe, aonde vcs viram coletor de admissão de aão p. esse motor?
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soh?
eu acabei de chegar da oficina..
da pra fazer sim..agora o preço..vai pras nuvens.
até ai tudo é possivel
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cara, eu iria de garrett gt25.. tem na spa pra vender… 1200 eu acho... ou de k16 se vc gostar de barulho de aviao...vai usar booster? eu iria com bicos arrombados +hpi pra fase sem booster e mais um extra pra fase booster... intercooler? sempre bem vindo...
agora, ainda da pra fazer uma preparacao dtm no cabecote... ai fica
belo carro
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uahuhauha até q enfim voltou a sua vita virtual
tiu lu, eu axo q mais q 0,7 de pr~essão teu coletor num dura uma puxada, booster pra 1kg axo q só no próximo upgrade….. com admissão feita...
com relação a suplementar, se realmente sua pretenção será os 1kg, axo q montar a suplementar agora e bico arrombado os 30% pra alcoo jah resolve su problema e o bico vai deixar mais economico, pq ele só vai entrar em alta, lá pelas 4, 4,5mrpm.... se não vai ter q arrombar mais os bicos, além de ficar mais gast?o, tira durabilidade deles....
mais veja suas contas ae, acredito q o principal eh o intercooler e radiador de oleo do que pressão, meu isso eu axo impresindável.....
e boa sorte, pq eu vou querer fazer fast drive denovo nele
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cara .. vc ja comprou a turbina entao nao vou dar opiniao sobre ela …. eu acho que se voce ja tem o digipulse poe la e pau ... nem adianta voce querer colocar gerenciador que gerencie ponto .. a eec-v nao aceita ... nao da pra alterar ponto nem mecher em corte de rpm se nao trocar a igni?ao ...
com o digipulse com ctz absoluta vai ficar mais economico ...voce soh vai ter combustivel amais na faze pressurizada ...
poe uma bombinha boa , um bico a mais de monza monoponto ..0,7 e seja feliz ... c quizer uma bomba boa num preão legal tem uma gti na orange que eu achei boa .. 250 pau acho ..8 meses de garantia ...
vc eh de ctba neh?? passa no mazzo ali na matheus leme e or?a um coletorzinho de cano pra adimi?ao...conheão quem tenha rodado com 1.2 kg nesse coletor e nao estorou .. conheão gente que estorou com 0.5...
escape acho que da pra fazer em 2,25 com 2 abafadores .. nao vai ser aqueeeeele rendimento massss vai fica com um barulhinho gostoso ...
sei la eu gostei do q vc tem em maos ai p por nele .. eu ficaria na digipulse msm .. nao vai te encomodar .. soh nao force na pressao ...
acho que vai ficar legal ...depois vo quere ver esse carro uhauhauha abraços