Coluna de carro por aí por roberto nasser
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fotos: divulgação
volvo e daf, estiveram presentes. restante, fabricantes de implementos e peças para transporte, pneus.
debandada grande de expositores, causada pela redução do mercado, entre 40 e 50%, e pela despedida de metalúrgicos, maioria esmagadora dos fabricantes de caminhões entendeu melhor poupar os gastos entre 5 a 7 milhões projetados para ter presença, livrando-se de queixas institucionais ou reprimendas das matrizes para tal gasto. consequência do desinteresse em participar por scania, man e volkswagen, ford, schacman, iveco, agrale, mercedes-benz, recém lançando sua linha vito, e interessada em mostrar os números de crescimento de participação nas vendas. international não foi. razões outras. comunicado à véspera da mostra setorial dizia de suspensão da produção de seus caminhões a fim de adequar o estoque no pátio. demandada, não respondeu de volume, nem da curiosidade procedimental “ quem suspende produção não demite mão de obra especializada “ dá férias, coloca-os em lay off, enquadra-se na recente legislação federal de redução de salários. plantou a dúvida. foi-se, pela terceira vez ?
para não oferecer impressão de espaço ocioso, a organizadora reed exibitions no atacado reduziu as dimensões do palácio do anhembi, sp, aplicando grandes painéis verticais de lona, e no varejo aumentou a largura dos corredores, oferecendo espaços adicionais como bônus aos expositores. em tal solução, o estande da volvo ocupava 4.000 m2 “ como repetido no discurso de bernardo fedalto, diretor de vendas caminhões, a marca, nunca na história da volvo “ ocupou tal área em exposição.
dos mega participantes do setor, volvo, em ano recordista de vendas, enfatizou seu sistema suspensor, pelo qual o eixo de apoio do cavalo mecânico é desligado e levantado quando não houver carga, permitindo ganho de consumo em até 4%. pioneira montadora curitibana, entende o mercado já se estabilizou na queda de vendas e, para buscar equilíbrio, avisou aumentar 8% nos caminhões para compensar reflexo de 15% no aumento de preços no produto.
daf, holandesa controlada pela norte americana paccar, em ponta grossa, pr, iniciando montar caminhões ano passado tinha o que comemorar. seu cf85, versões 6×2 e 6×4 ofereceu dois modelos e cabine, e o motor paccar mx 12,9 em duas variações de potência, 360 e 410 cv, transmissão zf automatizada com 16 marchas. comemorava, também, seu atestado de maioridade industrial, fabricar motores, tendo desenvolvido fornecedores para entregar peças usinadas para a montagem final em casa. motor é o citado mx 12,9, com potências de 360, 410 e 510 cv.
do ramo, a alcoa, de alumínio, propôs rodas, chassi, suportes, quinta roda, cardã e, até portas em alumínio, com o argumento de reduzir em até 1 tonelada de peso “ ou, na prática, transportar mais uma tonelada paga.
citroën aircross “ antes do lançamento
dia 24 a citroën apresentará o novo aircross, como a _coluna _antecipou. das informações apresentadas e pelos _teasers _divulgados pela empresas, segredos estão desvendados. prioritariamente, como função básica, criar novidades visuais, iniciando o ciclo final do produto, e isto é cumprido com re acertos estéticos frontais para manter o aspecto pretensiosamente aventureiro. mudança na parte dianteira, com novos faróis, alguns detalhes do inovador modelo cactus “ não virá para o brasil “, e o pacote de itens identificadores das pretensões: para choques com base preta, arcos no teto e, diz fonte da fábrica, na versão de topo, o estepe deixa de ser pendurado na tampa traseira, indo ser fixado na parte inferior traseira da plataforma, gps e câmera de ré.
no interior, melhor trato de conforto e infordiversão, com tela com 7- 17,5 cm -, e na mecânica o motor 1,6 recém melhorado e apresentado em seu irmã de linha, o peugeot 308, com 12,5:1 de taxa de compressão, mantidos os 115/122 cv etanol e gasálcool, e 15,5/16,4 m.kgf de torque, evolução habilitadora a ser reclassificado pela tabela de consumo do inmetro, ascendendo à classe a “ de menor consumo. transmissão mecânica e automática com 6 transmissões antigas, 5 m mecânica e 4 m automática.
o partido do projeto foi implementar sensações de uso e ganhos em economia “ através de mudanças nas relações de câmbio.
roda-a-roda
**cachorros grandes “ **na disputa pela imagem do carro de série mais potente do mundo, a dodge fez o helicat, com motor v8, cabeçotes hemi, turbo, pacote gerando 707 hps. para superá-lo a ford, à falta de carrol shelby, seu parceiro de décadas nestas empreitas, procurou richard petty, conhecido nos eua como o rei de nascar.
mais “ petty, ex colaborador da chrysler, retrabalhou o motor do mustang v8, 5 litros, e dele consegue tirar 727 hp. teoricamente o título está mantido pela chrysler, cujo helicat sai de linha de montagem, enquanto os king premier mustang da oficina de petty. mas o purismo pouco importará ao interessado no rótulo concedido pelos 20 hps a mais.
trabalho “ petty tomou o motor básico, aplicou compressor, resfriador para o ar de admissão, escapamento magnaflow, e mudou as calibragens. para resistir à cavalaria, semi eixos trakpak, diferencial reforçado e barras estabilizadoras mais espessas, rodas performance, amortecedores com molas helicoidais, os coil over.
personalizado “ serão apenas 243 king mustang “ com 670 hp; 43 king premier; e 14 king premier conversíveis,e os 727 hp. preços “ nos eua “ entre us$ 67.500 e 90.500. detalhe natural, todos terão plaqueta assinada por petty, identificadora da pequena série.
**mudança “ **na progressiva e inexorável distância entre o consumidor e o mito do automóvel, pesquisa conduzida nos eua pela iseecars.com mostrou outra característica: tempo de uso. de 400 mil veículos do ano de produção 2005 vendidos entre 01.jan e 30.jul, os 15 mais vendidos eram honda, toyota e subaru.
comportamento “ curiosidade, 80% dos veículos pertenciam aos donos por 10 anos. informação mostra um re desenho do padrão norte americano de: período de troca, antes pouco acima de dois anos, e a aquisição do automóvel após o período de leasing.
caminho “ toyota destinou us$ 1b para aplicar em pesquisas de inteligência artificial, com foco especial nos veículos autônomos, os que dispensam motorista. é forma de enfrentar inimaginados concorrentes como google, apple e facebook, todos envolvidos no caminho dos autônomos.
objetivo “ não quer ser apenas mais um participante do novo mercado, mas aumentar a segurança; tornar o dirigir mais acessível; ter ganhos de produtividade e acelerar a descoberta científica de materiais.
fiatbishi “ salão de dubai fiat apresentou o picape fullback, nada mais que um picape mitsubishi, modelo novo, com pequenas intervenções faciais para caracterizá-lo como fiat. não virá ao brasil. dizem analistas europeus ser o primeiro passo de colaboração entre as marcas, sinergia para reduzir custos.
engano “ não é. o primeiro foi o suv io, encomendado e construído pela pininfarina, em versões como fiat e como mitsubishi. no brasil chamou-se tr4 e foi bem longevo, encerrando produção recentemente.
quase “ informação de poucos conhecida, pioneiramente tal sinergia foi tentada no brasil. ao fim dos anos 90 a fiat de betim, mg e a mitsubishi de catalão, go, sentaram-se para analisar a possibilidade desta fazer versão de picape l200 com cara de fiat. daria certo se o superintendente de então tivesse continuado na filial italiana.
**fluxo “ **divisão ram da fca, encarregada do fazer e vender picapes, reiniciará comercializar os ram 2500 produzidos no méxico. quer mudar o processo, em vez de trazer lotes, criar fluxo constante.
futuro “ baseia o negócio na demanda, na ampliação da capacidade de oferta, tanto pelo incremento de novos revendedores da linha jeep, também distribuidores dos ram, mas pela abertura do leque de produtos: trarão, também, a seguir, os ram 1500, menores, a gasolina, 5,7 hemi e diesel.
força “ modelo para continuar importação é o 2500, motor cummins diesel l6, 6.7 litros, evoluído de 310 a 330 cv e os camionais 84 quilos de torque foram elevados a 104 “ mais 23,8%, transmissão automática com 6 velocidades, tração nas 4 rodas e reduzida, traseira com 5 pontos de ancoragem. apresentado dia 26 a r$ 249.900.
takaro ? “ preço elevado ? fonte da ram discorda. e argumenta: “ se um novo picape toyota hi lux custa quase r$ 200 mil, o nosso é maior e muito mais forte, tão equipado quanto.
colado “ nem bem lançou o audi a3 sport 1,4 feito nas beiradas de curitiba, a empresa marcou data de introdução da primeira variação do produto: o a3 sport com motor 2.000 cm3 será apresentado próximos dias.
silêncio “ produzido paralelamente aos audi a3, ambos utilizando na nova plataforma mqb na fábrica de são josé dos pinhais, o vw golf não tem data marcada para disponibilização ao mercado.
ocasião “ vw sofreou o projeto e adiou a apresentação anteriormente marcada para novembro. como em dezembro há dispersão dos interesses dos compradores, ficará para 2016. por enquanto, golf apenas alemão e mexicano.
de volta “ novidade de fim de ano para a volkswagen, ficará restrita ao passat 2016. ainda em novembro.
dúvida “ comunicados da mwm international criaram dúvidas quanto ao futuro das marcas no país. mwm diz encerrar ao início de 2016 produção dos motores diesel fornecidos à gm.
mais “ e diz ter suspenso temporariamente a produção dos caminhões international alegando desequilíbrio entre vendas e estoque. seria medida possível, não tivesse demitido os funcionários do setor. como a mwm de diesel veiculares é marca específica do brasil; international já do saiu do país duas vezes; e os comunicados tangenciam a questão, plantou a dúvida. ficam ?
conjuntura “ queda de negócios na venda de ônibus aproximou concorrentes como marcopolo e neobus. assinaram carta de intenções não vinculante, e estão em fase de due diligence, os procedimentos internos para valorar empresas. somar-se-ão, e os controladores da neobus receberão ações da marcopolo “ e continuarão gerindo sua antiga empresa.
multi “ acionista de 25% do capital da new flyer industries inc, maior fabricante de ônibus urbanos dos eua, a marcopolo anunciou ter assinado contrato para adquirir o controle da motor coach industries international, maior fabricante de ônibus rodoviários. negócio de us$ 455m.
cliente “ mudança na legislação de emissões adotando as regras euro 5, e desvalorização do real criaram condições favoráveis para a venda de produtos brasileiros na argentina. man latin america lá desembarcou com caminhões volkswagen entre 160 e 420 cv de potência, e ônibus urbanos com piso baixo.
racionalidade “ caminhões médios terão caixa automática como opcional; cavalos mecânicos te-las-ão, idem ônibus. para estes o sistema é racionalmente obrigatório no vizinho país.
**gente “ reformulação comercial na mercedes-benz. oooo gilson mansur, diretor de marketing e vendas caminhões se aposentará. oooo lugar preenchido por ari gomes carvalho. oooo silvio renan silva souza, novo diretor de pós-venda. oooo walter d silva, milanês “ neto de portugueses -, 64, designer, aposentadoria anunciada. oooo fará 65 anos em fevereiro, data de corte na volkswagen. oooo **d silva chefiava a área de design do grupo, e em sua prolífica carreira o produto mais marcante foi o alfa romeo 156, escultura sobre rodas.oooo interessantemente, seu carro de lazer é picape saveiro, brasileira. oooo
”””””””””””””””””””””””””””-mercedes vira o jogo e vai à liderança
única empresa do setor automotivo a ocupar o topo do ranking entre as empresas inovadoras no país, mercedes foi incluída na lista “ 14<sup>a</sup>. entre 100. pesquisa da strategy& por encomenda do jornal valor econômico reconheceu os resultados dos investimentos da empresa em pesquisa e desenvolvimento.
negócio tem o dedo de philipp schiemer, ceo da empresa, assumindo ao início do declínio de vendas, assinalando em outubro queda recorde de 45% de redução nas unidades comercializadas.
dentre as recentes conquistas de seu centro de desenvolvimento tecnológico estão as ações para nacionalização do actros, caminhão superior da marca. incrementar a nacionalização permitiu incluí-lo, assim como os modelos 2546 6×2 e 2646 6×4 no programa finame psi do bndes facilitando financiamentos.
acredita-se, função de ter-se entendido com usuários e concessionários, absorvido opiniões e tomado providências, a mercedes mudou produtos, ampliou vendas, mesmo no desenho recessivo penalizando o setor. o produzir chassis, motores, câmbios e eixos sob o mesmo teto, em época de mercado ascendente é fórmula de produtividade, entretanto em fase de recessão significa maior ociosidade e esforços para gestão de pessoal. apesar dos problemas de gestão de pessoal ocioso em função da queda de 50% das vendas, projeção numérica indica, mercedes re assumirá liderança de mercado.