Ricardo rosset é o primeiro tricampeão da porsche gt3 cup
-
título veio em vitória de lico kaesemodel em interlagos. campeonato foi definido em tentativa de ultrapassagem de constantino junior, que resultou em acidente
aos 47 anos, ricardo rosset se tornou o primeiro tricampeão da porsche gt3 cup. a conquista veio após a sétima colocação na segunda bateria da etapa de interlagos.
constantino junior, que brigava pela conquista acabou saindo da pista na 11° volta, ao tentar ultrapassar o próprio rosset. a manobra o obrigou a abandonar a corrida, fazendo com que o piloto do carro #00 perdesse a segunda colocação do campeonato.
miguel paludo ficou com a terceira posição da corrida e com o incidente de junior, acabou terminando como vice-campeão.
o vencedor da prova foi lico kaesemodel, que teve sempre a presença de pedro queirolo pressionando desde o início da prova.
“essas últimas semanas foram muito tensas”, disse rosset. “chegamos junto aqui com a mesma pontuação, com o mesmo peso e ele estava mais rápido ontem, o que aumentou o nervosismo.”
em seguida, o novo tricampeão falou sobre a prova.
“no começo da corrida eu estava rápido e consegui uma diferença perfeita, que me dava o controle. só que meu carro começou a sair de frente, começou travar as rodas e ele começou a chegar mais perto.”
“ele tentou fazer a ultrapassagem num ponto muito sujo. quando vi que ele jogou por dentro, observei que não haveria espaço e em seguida vi que ele passou reto.”
constantino junior acabou admitindo o erro e isentou rosset de ter jogado sujo no momento da tentativa de ultrapassagem.
“acho que me precipitei um pouco. no final, o ricardo se protegeu, deixou pouco espaço para mim e decidi fazer aquele caminho. então, para evitar um toque com ele, com consequências piores acabei indo para a grama.”
“o rosset fez o jogo dele. ele me induziu ao erro, faz parte da corrida, o campeonato foi merecido e está em boas mãos.”
quem torcia para que o incidente tivesse “sobrado” para os dois foi miguel paludo, que seria o campeão, caso os dois não pontuassem.
“comecei a corrida poupando os pneus traseiros. normalmente no final é quando se consegue atacar, mas eles – lico e queirolo – estavam muito rápidos, e quando se abre um ou dois segundos fica difícil de recuperar. esperei que os dois brigassem, mas não aconteceu muito”, lamentou o piloto gaúcho.
mesmo com as atenções voltadas para a disputa do campeonato, lico kaesemodel não quis saber e comemorou muito a primeira vitória do ano, que teve ares de dramaticidade, já que pedro queirolo o pressionou durante toda a prova.
“nas retas eu conseguia abrir um pouco, mas no miolo ele grudava em mim. mas deu tudo certo, mudamos muito nosso acerto de ontem para hoje. fechar o ano com uma vitória foi um espetáculo!”
pela cup sport, daniel schneider confirmou o favoritismo sobre rodolfo ometto e conquistou o título da classe.
a corrida
a pole position para a bateria final foi de lico kaesemodel, já que terminou a prova de ontem em oitavo. ricardo rosset largou em sexto e constantino junior em sétimo, mas dos pretendentes ao título, quem saiu melhor foi miguel paludo, na quarta posição.
na largada kaesemodel manteve a ponta. paludo pulou para a terceira posição e a dupla rosset e junior também ganharam um posto. na segunda volta, rodolfo ometto rodou e acabou caindo para a última posição, se complicando na disputa do título da cup sport.
a briga entre constantino e rosset, válida pela quinta posição foi a tônica da prova, já que quem ganhasse a posição se tornaria o campeão. na abertura da sétima volta o #00 chegou perto, mas não conseguiu fazer a manobra de ultrapassagem.
na 11° volta constantino tentou arriscar ultrapassagem, mas perdeu o controle do carro, indo parar na brita e abandonando em seguida.
com isso, ricardo rosset ficou livre da pressão e administrou a situação, se dando ao luxo de perder posições para ricardo baptista e franco giaffone.
no final, lico kaesemodel venceu a segunda bateria, com pedro queirolo em segundo e miguel paludo em terceiro. rosset ficou na sétima posição, se tornando o primeiro tricampeão da categoria.
com a décima posição, daniel schneider conquistou o título válido pela cup sport.
já campeão pela master, maurizio billi foi o melhor novamente.
confira o resultado final da prova
1. lico kaesemodel, 16 voltas em 27min24s042
2. pedro queirolo, a 0s270
3. miguel paludo, a 1s288
4. eduardo azevedo, a 6s479
5. ricardo baptista, a 8s659
6. franco giaffone, a 8s855
7. ricardo rosset, a 13s140
8. marcel visconde, a 13s764
9. sylvio de barros, a 14s076
10. daniel schneider, a 14s566
11. bruno baptista, a 14s729
12. gil farah, a 18s037
13. maurizio billi, a 21s732
14. clemente lunardi, a 22s013
15. marcio basso, a 25s068
16. elias azevedo, a 25s214
17. sérgio ribas, a 30s730
18. guilherme figueirôa, a 33s545
19. carlos ambrósio, a 37s486
20. rodolfo ometto, a 37s778
21. marcelo stallone, a 26s815
22. constantino jr., a 5 voltas
classificações finais
<colgroup><col width="64"></colgroup><colgroup><col width="170"></colgroup><colgroup><col width="64"></colgroup>
| posição | piloto | pontos |
| 1 | ricardo rosset | 260 |
| 2 | miguel paludo | 254 |
| 3 | constantino junior | 252 |
| 4 | ricardo baptista | 226 |
| 5 | lico kaesemodel | 193 |cup sport
<colgroup><col width="64"></colgroup><colgroup><col width="170"></colgroup><colgroup><col width="64"></colgroup>
| posição | piloto | pontos |
| 1 | daniel schneider | 120 |
| 2 | rodolfo ometto | 113 |
| 3 | marcel visconde | 102 |cup master
<colgroup><col width="64"></colgroup><colgroup><col width="170"></colgroup><colgroup><col width="64"></colgroup>
| posição | piloto | pontos |
| 1 | maurizio billi | 166 |
| 2 | sérgio ribas | 119 |
| 3 | guilherme figuerôa | 109 |