Faça você mesmo
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como o hammer disse, vêrias coisas influenciam na támpera. a temperatura de aquecimento é important?ssima, para definir que tipo de arranjo a liga ter?. de igual import?ncia é a maneira com que se resfria a peça, pois dela dependem as tensões residuais da peça.
na área de engenharia civil existe um caso muito bem aplicado de támpera, do famoso aão gg-50. antigamente, usava-se muito um aão tipo ca-60, que era trefilado. isso quer dizer que ele ganhava resist?ncia por um processo mecânico, que tinhas desvantagens. ficava tão duro que era complicad?ssimo dobrar.
então, a gerdau criou um procedimento em que o vergalhão é aquecido e então recebe uma suave ducha de água. a camada externa seria resfriada de imediato, contraindo-se e comprimindo o miolo, ainda quente. com o tempo, o calor do miolo era dissipado, mas as tensões residuais permaneciam. resultado, um aão extremamente resistente e fácil de dobrar. como se vê, tudo é técnica. só para constar, ninguém usa mais ca-60.
?timo, mas que tal falarmos mais sobre isto?
se você tem um metal (cada metal é diferente, naturalmente) digamos que seja uma liga utilizada na confecção de molas, e quer alterar a sua dureza, como seria o procedimento adequado?
como é o negócio da temperatura austenitica? em termos práticos, como se retempera uma peça de maneira controlada, para garantir sempre o mesmo resultado?
abraço
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?timo, mas que tal falarmos mais sobre isto?
se você tem um metal (cada metal é diferente, naturalmente) digamos que seja uma liga utilizada na confecção de molas, e quer alterar a sua dureza, como seria o procedimento adequado?
como é o negócio da temperatura austenitica? em termos práticos, como se retempera uma peça de maneira controlada, para garantir sempre o mesmo resultado?
abraço
acho q nao teria um meio artesanal ou caseiro de atingir a tempera mais proxima do original….....
como eu tinha perguntado anteriormente...entao o negocio de por a mola quente no oleo frio...retempera, sim, mas achei a palavra certa agora e a questao de dureza?? ou mesmo a resistencia a quebras qnd submetida a condicoes severas de uso.....curvas burracos freiadas, qq metal ja sofre desgastes assim, e com as caracteristicas alteradas....
nossa e olha q curto os rebaixados e nao esquento tanto para o metodo como foi feito, estando um tanto confortavel beleza......
o meu era 2,5 cortado na frente com amortecedores com mais carga, atras era apenas encolhida e soldado os elos encolhidos....
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eu estou condenado então…
a minha mola foi cortada no ma?arico. esquentou e nem retemperou.
to assim a 1 ano e a mola continua igual. nem encolheu.
a minha dianteira era assim ficou 1 dedo do pneu pro carro em 8 meses ja tava 1 dedo o pneu pra dentro….mas digo q cansou nao q tenha zoado pelo elo aquecido...
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a minha dianteira era assim ficou 1 dedo do pneu pro carro em 8 meses ja tava 1 dedo o pneu pra dentro….mas digo q cansou nao q tenha zoado pelo elo aquecido...
o meu não baixou nada, infelizmente…
a impressao que tenho é de que tá cada vez mais alto o carro.
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o meu não baixou nada, infelizmente…
a impressao que tenho é de que tá cada vez mais alto o carro.
tem q ver as condicoes das pistas ai…aki em sampa a gente anda é desviando dos montinhso de asfalto perdidos pelo caminho.....nao é bem dos buracos q desviamos...isso foi a muito tempo atras...
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acho q nao teria um meio artesanal ou caseiro de atingir a tempera mais proxima do original….....
como eu tinha perguntado anteriormente...entao o negocio de por a mola quente no oleo frio...retempera, sim, mas achei a palavra certa agora e a questao de dureza?? ou mesmo a resistencia a quebras qnd submetida a condicoes severas de uso.....curvas burracos freiadas, qq metal ja sofre desgastes assim, e com as caracteristicas alteradas....
nossa e olha q curto os rebaixados e nao esquento tanto para o metodo como foi feito, estando um tanto confortavel beleza......
o meu era 2,5 cortado na frente com amortecedores com mais carga, atras era apenas encolhida e soldado os elos encolhidos....
não, pera lá…
em primeiro lugar, estamos falando de matar parcial ou totalmente algum elo da mola que esteja atrapalhando e não aquecer a mola toda e prens?-la. elo morto não trabalha, portanto não se justifica nenhum dos teus medos relacionados é resist?ncia, uma vez que só seria retemperada uma pequena parte inativa da mola, como no caso dos carros com mola barril, como a traseira do corsa.
em segundo lugar, a metalurgia é uma prática antiquiss?ssima e h? sim maneiras de se retemperar metal com baixo custo e praticamente nada de equipamento. basicamente, fogo, óleo e controle da temperatura.
o problema não é o resultado que se obt?m, mas sim saber se uma mola endurecida vai dar conta do recado. o problema, em outras palavras, não é vc fazer o que quer e sim saber se o que é possível de se fazer é o suficiente no caso. pode ser que vc para uma determinada dureza aliada é resist?ncia, precise de uma barra mais grossa ou de um metal diferente. já para amolecer o metal, me parece que a situação é a oposta.
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não, pera lá…
em primeiro lugar, estamos falando de matar parcial ou totalmente algum elo da mola que esteja atrapalhando e não aquecer a mola toda e prens?-la. elo morto não trabalha, portanto não se justifica nenhum dos teus medos relacionados é resist?ncia, uma vez que só seria retemperada uma pequena parte inativa da mola, como no caso dos carros com mola barril, como a traseira do corsa.
em segundo lugar, a metalurgia é uma prática antiquiss?ssima e h? sim maneiras de se retemperar metal com baixo custo e praticamente nada de equipamento. basicamente, fogo, óleo e controle da temperatura.
o problema não é o resultado que se obt?m, mas sim saber se uma mola endurecida vai dar conta do recado. o problema, em outras palavras, não é vc fazer o que quer e sim saber se o que é possível de se fazer é o suficiente no caso. pode ser que vc para uma determinada dureza aliada é resist?ncia, precise de uma barra mais grossa ou de um metal diferente. já para amolecer o metal, me parece que a situação é a oposta.
as minhas molas traseiras devem ter sido aquecidas e soldados os 2,5 elos, nao sei nem de q maneira, mas as molas piqinininhas nao estao mais no carro….
sei no caso em questao se estuda o aquecimento total e encolhimento total da mola....hummmmm
nao manjo quase nada de metalurgica e dureza de materiais...vou ficar esperando uma solucao joinha e quem sabe nao uso o corsa de cobaia...hehe
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aeeeeeeeeeeee seus mangua?aaaa
baixei mais a goleta
tirei mais meio elo na frente e mais 2 atras….
agora ficou show, só que pula mais que o joão do pulo.
ta soda...
nao sei por quanto tempo vou aguentar andar com o carro assim....
vou bater as fotos hoje....
posto elas em breve
abraços
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aeeeeeeeeeeee seus mangua?aaaa
baixei mais a goleta
tirei mais meio elo na frente e mais 2 atras….
agora ficou show, só que pula mais que o joão do pulo.
ta soda...
nao sei por quanto tempo vou aguentar andar com o carro assim....
vou bater as fotos hoje....
posto elas em breve
abraços
ae descobriu pra q q a goleta vem com tanta mola né fio?????
pra isso mesmo cortar as da frente no meio e fazer as 4 molas…
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e ai cade as fotos novas do carro….............eu tenho um kadett cortei dois elos na frente e atras............. ainda acho meio alto ........agora so nao sei se corto mais meio ou um elo ......ahhhh outra questao ta pulando pra caraio tb...........e o catalizador pega quase em todas as lombadas............segue fotos :
abraços
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nossa foi mal galera….......desenterrei o post............nem reparei a data dele .......afe hehehehehe