Chefes de equipes aprovam mudanças.
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chefes de equipes aprovam mudanças radicais para o futuro da f-1.
a fia (federação internacional de automobilismo) obteve nesta terça-feira, em uma reunião realizada em m?naco, a aprovação dos chefes das equipes de f-1 para por em curso as mudanças propostas para tentar aumentar a competitividade e salvar comercialmente a categoria.
as alterações deverão começar a ser implementadas a partir das próximas temporadas e deverão nortear o documento a ser aprovado até o final do ano que vem que ir? suceder o pacto da conc?rdia, contrato que rege as normas comerciais e técnicas do esporte e expira em dezembro de 2007.
exceto por detalhes menores, houve aceitação completa dessas propostas revolucion?rias , comemorou o presidente da fia, max mosley. eu não poderia pedir mais desta reunião , continuou.
o objetivo das novas regras será reduzir custos e evitar o dom?nio de uma única equipe, como vem acontecendo com a ferrari nos últimos anos. com competitividade maior, a categoria chamaria mais atenção de patrocinadores e de tvs.
na prática, as mudanças irão levar a um retrocesso na tecnologia dos carros. a fia quer padronizar os motores no formato v8, com quatro válvulas por cilindro e capacidade de 2,4 litros. hoje, os propulsores são todos v10 de 3 litros.
também dever? haver padronização nos fornecedores de pneus, acabando com a atual guerra entre bridgestone e michelin. já para 2005, a troca de pneus no pit stop dever? ser proibida (o reabastecimento será mantido).
muletas eletrúnicas, que auxiliam o piloto para guiar os carros, seriam abolidas, entre elas a direção hidr?ulica e a embreagem autom?tica.
a limitação atual do uso de um motor por final de semana ficaria ainda mais apertada: as unidades teriam que sobreviver a dois gps. o carro reserva também deve deixar de existir.
estas e outras mudanças serão apresentadas ao conselho mundial da fia no próximo dia 30 de junho, em paris.
segundo o presidente da fia, max mosley, as propostas tám seis objetivos. melhorar o espet?culo sem regras artificiais, aumentar a import?ncia dos pilotos cortando a eletrúnica, reduzir os custos das equipes grandes e mais ainda os das pequenas, encorajar a entrada de novos times e motivar um grid com 24 carros , disse, quando apresentou o comunicado de seis poginas em que propunha as mudanças, antes do gp de san marino, no final de abril.
será q vai dar certo??
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tb nao gostei da parte dos pneus
mas gostei da reducao volumetrica…
e do fato das esquipes poderem trocar peças entre si...e parece q tera um padronizacao do sistema de freios...
ah pra mim marcha tinha q ser sequencial tb...mas dizem q isso aumentaria os custos e a chance de quebra (num concordo)