Turbinar gol 1.0 at
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blz
mas tipo, só por curiosidade.
não tem como trocar o coletor dele não?
colocar outro no lugar, do 1.6 não da? o gol dele é 4 bicos.
vi um coletor para vender para gol 1.6 mi com 8 bicos, 4 suplementares monopontos. nesse caso se ele comprasse não daria para colocar no lugar?
to perguntando por curiosidade.
vlw overspeed
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show de bola esse motor
mas reparei que o meu tem a tampa do cabeçote diferente também
no meu a tampa do óleo está bem na frente perto da capa da correia dentada (estaria bem é esquerda nesse motor da foto) e no meu também não tem distribuidor… são 2 bobinas duplas....
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show de bola esse motor
mas reparei que o meu tem a tampa do cabeçote diferente também
no meu a tampa do óleo está bem na frente perto da capa da correia dentada (estaria bem é esquerda nesse motor da foto) e no meu também não tem distribuidor… são 2 bobinas duplas....
ae stefano, que ano é o seu gol?? o meu é um at 8v e é identico a esse, até o coletor.
que lance é esse de at 8v é igual ea-111? esse não seria o motor do golf 1.6?
se for, seria possivel aumentar a cilindrada só mechendo no vb, pistões e bielasó ah, e no cabeçote tmb???
quanto ao coletor de plastico, existem pessoas que fazem esse coletor em ferro fundido, e o preão nem é tão caro, ano que vem pretendo trocar o meu, mas por enquanto só 0.8 de pressão com os 10,5 de taxa, depois pistões de gol turbo, 1 de pressão normal e booster pra 1.5k, mas isso só no final do ano que vem…
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os veículos gol power, gol city, gol highway e gol special 1.0 - 8 e 16 válvulas (fabricados a partir de 2001) equipados com o motor ea111 utilizam a tecnologia rsh (rollenschleppenhebel - sigla em alemão que significa acionamento das válvulas por balancins roletados). nesses veículos, o motor é gerenciado pelos sistemas magneti marelli iaw 4lv (veículos com 16 válvulas) e magneti marelli iaw 4sv (veículos com 8 válvulas). o iaw 4lv e o iaw 4sv utilizam um acelerador eletrúnico ?inteligente? que identifica quanto torque o motorista quer ao pisar no pedal.
os sistemas de injeção iaw 4lv e iaw 4sv contam com uma ignição do tipo estática, não utilizam distribuidor. a injeção do combustável é do tipo multiponto seq?encial, com uma válvula injetora para cada cilindro. possuem sistema imobilizador de partida como item de série.
o iaw 4lv e o iaw 4sv contam também com o procedimento de autodiagnostico e monitoramento do acelerador eletrúnico onde uma lámpada (epc - figura 1) indica avarias no sistema e-gas (acelerador eletrúnico).
no cálculo da massa de ar a ser admitida pelo motor, os sistemas utilizam como principais sensores o sensor de posição do pedal do acelerador, o sensor integrado (de pressão absoluta - map; e o sensor de temperatura do ar - act) e o sensor de temperatura da água - cts.
para monitorar a efici?ncia do processo de combustão utilizam sensor de oxig?nio (sonda lambda).
nesses sistemas o ventilador de arrefecimento (ventoinha) é controlado pela uce em função da informação do sensor de temperatura da água cts.
são sistemas de injeção/ignição digitais, capazes de detectar in?meras falhas que são armazenadas na memória da uce em forma de códigos num?ricos. os códigos de defeitos só podem ser acessados com aux?lio de equipamento do tipo scanner.
nova estratégia de controle dos sistemas de injeção eletrúnica iaw 4lv e iaw 4sv:
na maioria dos veículos o sinal de rotação é um sinal vital para o funcionamento do motor. sem ele o motor não pega. não são acionadas as válvulas injetoras, a bomba elétrica de combustável nem a bobina.
porém, no novo gol com motor ea111, na aus?ncia do sinal de rotação o motor continua funcionando. isso é possível porquê, a unidade de comando uce dos sistemas de injeção (iaw 4lv e iaw 4sv) ativa a função de emerg?ncia (recovery).
em recovery a uce estima a rotação do motor em função do sinal do sensor de fase (figura 2). por isso o motor funciona normalmente (pega, abre giro etc). as únicas diferenças notadas são:
? a rotação máxima é reduzida (para proteger o motor).
? a partida fica mais longa, ou seja, o motor dá mais voltas para ?pegar?.
o acelerador eletrúnico (e-gas):
o o sistema e-gas (?gas?: vem da sigla em alemão gas geben, que significa ?acelerar?; a letra ?e? vem de electronisches, que significa eletrúnico) é um sistema que gerencia o acelerador eletrúnico e é mais ?inteligente? que os tradicionais. a diferença em relação aos sistemas drive by wire tradicionais é que o sistema e-gas detecta o torque exigido pelo motorista quando o pedal do acelerador é acionado. a partir dessa informação a uce calcula o quanto de ar deve ser admitido (utilizando os sinais dos sensores do sistema) e os transforma em ?ngulo de abertura para a borboleta (figura 1).
ao contrario dos convencionais que abrem diretamente a válvula-borboleta, admitindo primeiro o ar para depois fazer os cálculos e compensar com o tempo de injeção. a grande vantagem desse sistema é garantir a proporção correta da mistura ar/combustável para o torque exigido, ganhando com isso em desempenho e economia.
outras vantagens do sistema e-gas:
? compensação de torque: com o sistema e-gas o aumento de torque passa a ser õespont?neo?, não h? aquela necessidade de pisar mais no pedal do acelerador para conseguir a mesma velocidade. esse sistema faz pequenas compensações (abre um pouco mais a borboleta) para garantir o mesmo torque.
? proteção do motor: ao atingir a rotação-limite, a unidade de comando realiza um suave fechamento da borboleta como se o próprio motorista estivesse aliviando a carga solicitada ao motor. com isso evita-se aquele corte brusco que ocorre em ?socosó - tradicional corte de injeção.
o motor ea 111:
o bloco do motor ea 111 possui estrutura de ferro fundido com um percentual definido de tit?nio na composição.
o cabeçote trabalha com fluxo cruzado. dutos e válvulas de admissão são de baix?ssima restrição ao fluxo, por isso favorecem o enchimento dos cilindros em alta rotação.
outras inovações presentes no ea 111 são:
? sistema rsh: nos sistemas convencionais os cames da ?rvore de comando das válvulas eram arrastados sobre os tuchos (tasse) ocorrendo assim uma perda de potência por atrito. já com esse novo sistema rsh (figura-2), as válvulas são acionadas por balancins roletados.
os balancins roletados deslizam sobre micro rolamentos diminuindo o atrito e favorecendo o torque nas rotações intermediárias, além de proporcionarem uma maior vida útil ao motor.
? injetores de óleo: nos motores 16v, o bloco do motor possui injetores de óleo direcionados é parte interna da cabeça do pistão, cuja principal função é refriger?-los. isso permite que o sistema trabalhe com maior avanço da ignição. com isso, obtem-se melhor efici?ncia térmica em alta rotação, melhorando-se o rendimento.
? bielas: as bielas vêm com uma inovação no processo de fabricação, que segue um caminho inverso do tradicional. elas são usinadas ainda inteiras, para depois serem quebradas (quebra conhecida como craqueamento), de modo que cada biela forme um par de peças com único e perfeito encaixe (biela fraturada).
fonte:
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alguém mais teria uma boa receita para turbinar o 1.0 dele?
fmerino poderia passar a config do seu carro?
vlw
cara, precisa ver o que ele realmente quer. eu com essa grana faria o b?sico.
kitzinho c/ 0,8 mesmo nada de trocar pistão biela etc etc etc…
pega um kit da spa ou ve na mackteck se tem lá pro 1.0 que em todos mecanicos que fui falaram pra mim que são os 2 melhores kits... mas são um pouco mais salgados pouca coisa...
turbinaria c/ 0,8 sem bico extra e nem intercooler...no alcool..tem mto carro aki andando assim ha tempos..claro se tiver grana mete o intercooler
abraços
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mas meu carro não tem e-gas (acelerador eletrúnico) stefano.
então meu motor é bem diferente do gol turbo? será que os pistões servem??
será que o bloco é identico ao do golf 1.6???
thiagosaveiro, acho essa receita ideal para começar, abre os bicos e roda numa boa no alcool, sem bico extra, com 0,8. ou se tiver grana sobrando, troca o coletor de plastico por um de ferro fundido, baixa a taxa com pistão do gol turbo, poe uma gt15 ou gt20, faz um flautinha e coloca bicos extras, booster e intercooler.
no meu vou fazer a primeira etapa que falei, pra rodar com 0.8 no alcool. só que ja estou com um t2 masterpower. ae daqui um ano, talvez faça essa segunda etapa.
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mais 2 links sobre as centrais eletrúnicas magnetti marelli 4lv e 4sv
parte1:
http://www.vw.com.br/pecas/noticias/pdf/205_tecnicas.pdf
parte2:
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stefano tb é conhecimento
ah, biela fraturada não é novidade… os corsinha já tem faz tempo...
ab?
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stefano tb é conhecimento
ah, biela fraturada não é novidade… os corsinha já tem faz tempo...
ab?
ahahahahahahahhahahaha
mal cheguei em casa bebaão deposi de mu domingu benbendo cerve?a e leioo um bagulio deões … hahahahahahahahah
vais me fazer pa?ar mau.... hahahahahahaahhhahahahhahh
sou um copiador inveterado .... e me chamas de conhessimento... ahahahhhahahahahahhahahahah
boa..... deculpsa a minha falta de educassao mas tá bebu?
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reactivando este tópico…
tem outro meu parecido mesmo...
fmerino,
o teu ea-111 tem e-gas também não tem ?
o que tem que fazer para funcionar com turbo ?
clamper ?
gerenciador especial é
? verdade stefano, o golf tem acelerador eletrúnico. para ele funcionar assim não foi colocado nada de especial, o junior fez o remapeamento e tem um his para controlar um suplementar. fora isso mais nada além do normal, tem um intercooler de a3, dosador original, a bomba de combustável foi trocada, os bicos originais foram preservados e trocados por bicos novos, coletor original de pl?stico, velas, escape, acerto, e não tem clamper algum
se segurar por uns 20 segundos com pressão positiva, a epc acende mas não muda o comportamente do carro, pelo menos aparentemente. mas logo que tira o po do acelerador e a pressão vai embora, a epc apaga.