Motor zetec 1.6
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os pistões do motor a álcool (a álcool mesmo, não é o flex) servem para aumentar a taxa, basta pedir na concession?ria os pistões do escort sw 1.6 a álcool (a ford fez esse motor movido a álcool, tinha 109cv).
a questão do unichip depende muito do grau da preparação, se você quiser uma coisa mais leve (até uns 130 a 140cv) o uso do unichip é dispensável.
os discos de freio do ka/fiesta 1.0 são sólidos, nos fiestas/kas 1.6 são ventilados pelo que me falaram.
fela, sua lista de perguntas é muito grande, tem coisa que só os donos dos carros podem te responder melhor hehehehehe entre lá no forum e peça mais informações diretamente aos caras:
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insisto: rocam e duratec são motores diferentes.
vou pesquisar a respeito para esclarecer aqui.
depende dos duratec.
os duratec 16v são diferentes sim, é um motor todo constru?do em alumínio, projeto novo da ford e vem nas versões 1.8 16v, 2.0 16v (disponível aqui no brasil no novo mondeo e no ecosport) e 2.3 16v… também equipa alguns carros da mazda.
os duratec 8v existem na versão 1.6 e 1.3, trata-se do nosso conhecido zetec rocam. acho que a ford denominou duratec porque a exemplo dos duratecs 16v, o motor 8v também usa corrente no lugar da correia dentada. vai saber né?
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1- já se faz chip pro rocam..e o preão tá bem legal…o pessoal tá cobrando na média de uns r$ 350,00 a r$ 400,00 que é o que se cobra pelos celta e astra hibridos.
2- usa pistão taxado pra poder aproveitar melhor o alcool
3- rocam não é duratec e só existe a fabricação no brasil, é na verdade um projeto que junta a tecnologia da linha de motores sigma (uma geração entre os endura e zetec) e zetec fazendo um meio termo...e não tem nada de desabonador nisso pois a ford conseguiu o que pretendia, baixar o regime de torque máximo num valor muito menor do que a concorr?ncia mantendo potência máxima num valor compatével com a cilindrada e tecnologia (2vpc)
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oba magoo me avisou sobre o tópico…
eu sou o dono do fiesta 154 cv...
praticamente tudo já foi dito pelo pessoal. o motor aguenta muita porrada, o meu já beira 100.000 kms e continua perfeito como novo. meu irmão tá rodando com 1.2kg de pressão (com 0.7 deu 186cv) e até agora ainda não quebrou. já fez até um track day onde se enche quinta com essa pressão. pelo que diz um preparador meu, quando quebrar é mais provóvel que seja a biela, o pistão é semelhante ao do gol 1.0 16v turbo, tem uma margem de segurança boa.
retífica de bloco, além da medida standart, existem mais 3 medidas de pistão, até 0.75mm. retífica de cabeçote, o meu é rebaixado em 1mm e ainda tem margem.
? importante esclarecer, que rocam e zetec são motores completamente diferentes. ambos tem retífica, mas o rocam por ser nacional tem as peças muito mais baratas ,150 um eixo, 55 um pistão de gasolina, 75 um de álcool e por aí vai...
aumento de cilindrada no pistão, acho que no limite tira-se 1.7 e ainda vai ser preciso achar um pistão de boa qualidade como o original que provavelmente vai sair caro. e a parede entre os cilindros vai ficar min?ma. tem que ser via curso, será que é possível desenvolver um eixo e bielas próprias pra isso? o rocam 1.6 se tivesse o curso de um zetec 1.8 seria 1.86l aproximadamente.
quanto ao unichip, no dia que coloquei, meu carro chegou com 134 cv sem tentativa de acerto (bicos grandes demais) e saiu com 152 cv a 5800 rpm amarrado pela borboleta original. com a mesma configuração num dia quente, 149cv a mesma rotação. depois disso troquei borboleta e bicos e cheguei a 154 cv num dia quente, com os mesmos 149 a 5800 rpm mas a partir da? a potência continuou subindo até os 154 a 6300. o unichip com o tempo também se paga pelo consumo, o carro fazia 4.5km/l de álcool e passou a fazer 8 km/l agora.
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quanto ao unichip, no dia que coloquei, meu carro chegou com 134 cv sem tentativa de acerto (bicos grandes demais) e saiu com 152 cv a 5800 rpm amarrado pela borboleta original. com a mesma configuração num dia quente, 149cv a mesma rotação. depois disso troquei borboleta e bicos e cheguei a 154 cv num dia quente, com os mesmos 149 a 5800 rpm mas a partir da? a potência continuou subindo até os 154 a 6300. o unichip com o tempo também se paga pelo consumo, o carro fazia 4.5km/l de álcool e passou a fazer 8 km/l agora.
apenas por comparação…vc tem os valores na roda e motor tanto do seu carro qto de um original (não precisa ser especificamente o seu, mas de um rocam medido no mesmo dino) ?
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tuca, acho que chego sim, queria muito fazer isso mas como corro arrancada com o carro, fico preso ao regulamento e não posso fazer, nos carros que andam com 4 tbis já é permitido al?vio de peso e não quero ter que cortar o carro todo…
over, não tenho os valores na roda porque o dino com a desaceleração já te manda o gr?fico direto do motor, dá pra saber na hora mas não me lembro. os rocam 1.6 de fiesta antigo e ka, que declaram 95cv, tem entre 102 e 104 cv pelo que me lembro dos que passaram lá.
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over, não tenho os valores na roda porque o dino com a desaceleração já te manda o gr?fico direto do motor, dá pra saber na hora mas não me lembro. os rocam 1.6 de fiesta antigo e ka, que declaram 95cv, tem entre 102 e 104 cv pelo que me lembro dos que passaram lá.
vc acha que a ford declararia 95cv se todos tivessem entre 102 e 104 cv ?…eu acredito muito mais em erro na medição, ou na correção ou aferição do equipamento....
ter mais potência que todos os seus concorrentes seria um excelente marketing pra ford:
golf: 101cv
palio 1.8: 102cv
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marc, você ainda tá morando em são paulo?
faz o seguinte: me manda uma mp que neste final de semana eu levo você em santo andré pra conhecer o sórgio pires, um dos maiores especialistas em rocam
? ele quem poe a mão nos rocams da dtm, eu vou ligar pra ele pra ver se ele pode atender a gente neste sóbado
ele me mostrou inclusive o perfil do comando que ele desenvolveu em cad e que é executado pela samacar, acredite ou não, é a mesma configuração dos comandos 049g/027.7 da linha vw: 268/270 e lobe 110
a? a gente aproveita pra dar um espanco na ruiva na avenida nova sem radar que inauguraram aqui em sbc
abraços
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uhnnn…. tá ficando interessante de novo..............
phil, podemos marcar outro fds ??? é q/ essa semana eu preciso ver o q/ vou fazer c/ a ruiva..... já é certeza q/eu vou vender.... mas ainda não sei se vendo montado, ou se desmonto tudo.... a única coisa q/ eu vou querer é o som...... e ainda vou precisar encontrar um kaz?las p/ comprar... estou de olho em um, mas não sei se vai virar.....
ele mexe c/ freio e suspensão tb. ????
e... pqp. .... até aqui esse avatar nojento ??????????????????????
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uhnnn…. tá ficando interessante de novo..............
phil, podemos marcar outro fds ??? é q/ essa semana eu preciso ver o q/ vou fazer c/ a ruiva..... já é certeza q/eu vou vender.... mas ainda não sei se vendo montado, ou se desmonto tudo.... a única coisa q/ eu vou querer é o som...... e ainda vou precisar encontrar um kaz?las p/ comprar... estou de olho em um, mas não sei se vai virar.....
ele mexe c/ freio e suspensão tb. ????
e... pqp. .... até aqui esse avatar nojento ??????????????????????
marc, ?s ordens…
deixa pro próximo fds
se quiser desmontar a ruiva e me vender os bancos dela, pode ficar é vontade
faz tempo que eu namoro esses bancos...
abraços