Projeto bora t 2006
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http://forums.vwvortex.com/zerothread?id=1821133
jogo dos sete erros aquele negócio semicircular em cima e é esquerda do oil filler é o controle da borboleta. dá pra ver direitinho o aspecto do coletor mais é esquerda, e outro detalhe que não tem nessa foto que vc postou (e não dá pra ver na que eu postei) é que o topo da caixa do filtro de ar dos mais novos é canelada , não é lisa.
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http://forums.vwvortex.com/zerothread?id=1821133
jogo dos sete erros aquele negócio semicircular em cima e é esquerda do oil filler é o controle da borboleta. dá pra ver direitinho o aspecto do coletor mais é esquerda, e outro detalhe que não tem nessa foto que vc postou (e não dá pra ver na que eu postei) é que o topo da caixa do filtro de ar dos mais novos é canelada , não é lisa.
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blz… agora tenho certeza das diferenças. vlw.
agora só fico na duvida se tenho que me prender a um bora ate 2002 ou se posso pegar um mais novo. ja me falaram muito mal do e-gas ainda mais cmo turbo, um conhecido tem um golf 1.6t, disse que nao pode afundar o po de uma só vez, tem que ser gradativo, senao dá uma merda lá que chega a dar um corte, sei la.
mas ja me falaram que o map que vem nos 2003+ é melhor pra turbinar que os maf dos até 2002. fora o item coletor né.
estou mais tendencioso em procurar um 2002/2003 inteiro, mas se nao achar, terei problemas em turbinar ( e ficar bom, podendo até afundar o po direto ) num 2003+?
abs
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fui la ver esse carro da foto que postei, é 2002/2003, por isso o coletor é de aluminio. carro ta muito bom, parece ser novo, mas nao é confortline, quero carro completa?o, e mesmo que fosse nao ia dar pra comprar pq minha verba ta sendo toda direcionada pro casorio hehehe nao imaginava que se gastava tanto portanto, bora só ano que vem mesmo.
nunca tinha entrado em bora e golf mk iv, fiquei louco com o carro, muito irado, e olha que entrei num ser ser o confortline. sabado tive a certeza que é esse o carro que vou casar hehehe
abs
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rapaziada, to dando uma olhada nos preços de algumas peças, principalmente pistões e bielas…
duvidas: pistão forjado pro bora é qual medida? 83,5mm né? eu peão a medida original ou tem que dar alguma folga por ser forjado? e tem opção de altura do pistão tbm né? quero manter a original, é só falar isso ou tem alguma medida?
o que tenho mais que ver de peças internasó pistoes, bielas, pinos, travas, ??? o que tem que ter?
abs
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o pistão original é 82,5mm , com o 83,5 vai quase pra 2.1 mas vai ter que abrir o bloco. a biela é a longa de 149mm , não é a de 159mm do gol gti o resto dos internals pode manter original.
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rapaziada, to dando uma olhada nos preços de algumas peças, principalmente pistões e bielas…
duvidas: pistão forjado pro bora é qual medida? 83,5mm né? eu peão a medida original ou tem que dar alguma folga por ser forjado? e tem opção de altura do pistão tbm né? quero manter a original, é só falar isso ou tem alguma medida?
o que tenho mais que ver de peças internas? pistoes, bielas, pinos, travas, ??? o que tem que ter?
abs
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mantenha o formato original dos pistões e medida de 82,5mm.
vc pode por pistões iapel, que não te obriga a tirar o bloco pra aumentar o diametro dos cilindros para chegar nas folgas, como precisaria usando outros pistões forjados.
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mantenha o formato original dos pistões e medida de 82,5mm.
vc pode por pistões iapel, que não te obriga a tirar o bloco pra aumentar o diametro dos cilindros para chegar nas folgas, como precisaria usando outros pistões forjados.
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a? é que esta, esse formato original todo mundo ( lojas ) sabem qual ??
a medida agora eu sei, mas e essa outra info?
alguem indica algum lugar pra ver iapel é tenho lido que ta meio dificil encontrar né? mas seria só pra ver preão mesmo….
abs
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caio e igor, não era o caso de pegar pistões dished (c?ncavos), se ele quer de fato chegar nos 300 hpo a taxa desse bixo sinumingano é 10:1 ou 10,5:1, pra chegar naquilo sem destaxar, mesmo com miolo forjado, acho que é arriscado. ou não?
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caio e igor, não era o caso de pegar pistões dished (c?ncavos), se ele quer de fato chegar nos 300 hpo a taxa desse bixo sinumingano é 10:1 ou 10,5:1, pra chegar naquilo sem destaxar, mesmo com miolo forjado, acho que é arriscado. ou não?
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mesmo eu nao pretendendo passar de 1,5 bar? salvo engano ja vi celta vhc com isso…..
abs
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eu acho que é muito, vai passar de 25 de taxa din?mica num bloco de alumínio, é muita coisa.
falando em aeg 2.0t, olha q divertido:
http://personal.nbnet.nb.ca/tylers/stevent232whp.jpg
http://personal.nbnet.nb.ca/tylers/carfont.jpg
http://personal.nbnet.nb.ca/tylers/enginefront.jpg
http://personal.nbnet.nb.ca/tylers/engineside.jpg
t3 .60, aeg 2.0 ano 2000 com miolo origineba, injeção standalone sds e controlador de mistura innovative lm-1. 12 psi pra fazer o dyno run (dá 0,8 a 0,9 bar, 1 bar= 14,7 psi, todo mergulhador deveria saber), 7 a 10 psi pra andar diariamente.
e acima disso a galera tá falando que o que mia é 1) embreagem; 2) câmbio.
fonte: http://forums.vwvortex.com/zerothread?id=1858190
se vc guentar a bronca com ingl?s, faz um search por 2.0 turbo nesse subfórum 2.0 liter engine da vwvortex, tem coisa pra danar.
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eu acho que é muito, vai passar de 25 de taxa din?mica num bloco de alumínio, é muita coisa.
falando em aeg 2.0t, olha q divertido:
http://personal.nbnet.nb.ca/tylers/stevent232whp.jpg
http://personal.nbnet.nb.ca/tylers/carfont.jpg
http://personal.nbnet.nb.ca/tylers/enginefront.jpg
http://personal.nbnet.nb.ca/tylers/engineside.jpg
t3 .60, aeg 2.0 ano 2000 com miolo origineba, injeção standalone sds e controlador de mistura innovative lm-1. 12 psi pra fazer o dyno run (dá 0,8 a 0,9 bar, 1 bar= 14,7 psi, todo mergulhador deveria saber), 7 a 10 psi pra andar diariamente.
e acima disso a galera tá falando que o que mia é 1) embreagem; 2) câmbio.
fonte: http://forums.vwvortex.com/zerothread?id=1858190
se vc guentar a bronca com ingl?s, faz um search por 2.0 turbo nesse subfórum 2.0 liter engine da vwvortex, tem coisa pra danar.
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po vlw cara… muito interessante saber que um motor stock ( cabeçote e comando originais ) bateu 230hps com menos de 1 bar.
tenho uma dúvida, nao é a mesma coisa no final das contas destaxar um motor e por mais pressao do que deixar a taxa alta e usar menos pressao? no final o né. de hps nao seria o mesmo? to errado? se for assim, prefiro deixar a taxa original e por menos pressao, até pq estamos vendo que com 1bar no meu carro ( fazendo o que pretendo, como cabeçote, comando ), vai passar dos 250hps.
embreagem esta no projeto, e será uma das primeiras coisas a serem feitas, antes mesmo da turbina. cambio que eu to meio bolado com isso mesmo... talvez umas engrenagens mais fortes no futuro...
acho que eu ja disse isso aki, nao kero um canhao, kero um carro forte, simplesmente pra curtir.. nunca tive carro turbo, e quero fazer esse bem feito, com tudo do melhor pra poder casar com ele. por isso essa antecedencia toda na pesquisa do projeto... inclusive ja tinha visto varias coisas no vwvortex, mas fazia um tempo que nao olhava lá.
abs
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o bloco não é de aluminio…somente os 1.6 sr tinham
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tenho uma dúvida, nao é a mesma coisa no final das contas destaxar um motor e por mais pressao do que deixar a taxa alta e usar menos pressao? no final o né. de hps nao seria o mesmo? to errado?[snapback]214589[/snapback]
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o bloco não é de aluminio…somente os 1.6 sr tinham
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vwvortex maldita, induziram-me ao erro
lembro de ter lido alguma coisa sobre o bloco do aeg não guentar tanta pressão quanto os aba (mexicano, mk iii), achava que era por isso, não ?, agora não sei mais, também =p
quanto a taxa vs ponto, é bem isso que o caio postou, com taxa baixa é mais fácil de conseguir potência final mais alta e com menos risco de quebra, e nessa hipotese, pra deixar esperto na fase aspirada, basta entuchar ponto até não poder mais antes da entrada da turbina.
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http://forum.preparados.com.br/index.phpos…ndpost&p=212119
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li, e pergunto:
pra 300cvs a taxa original do bora é alta né? pra qto teria que destaxar? tenho algumas opções de pistoes pra algumas taxasó 8,5:1 nao seria pouco nao?
ate pq pelo o que eu vi com esse jetta da vortex com 0,8 bateu 230 com motor stock, o meu com comando, cabeçote, intercooler, talvez chegue nos 300 com pouca coisa mais que 1bar.
e agora sabendo que o bloco nao é de aluminio, to mais tranks heheh
sei la, opinem
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li, e pergunto:
pra 300cvs a taxa original do bora é alta né? pra qto teria que destaxar? tenho algumas opções de pistoes pra algumas taxas? 8,5:1 nao seria pouco nao?
ate pq pelo o que eu vi com esse jetta da vortex com 0,8 bateu 230 com motor stock, o meu com comando, cabeçote, intercooler, talvez chegue nos 300 com pouca coisa mais que 1bar.
e agora sabendo que o bloco nao é de aluminio, to mais tranks heheh
sei la, opinem
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la fora se usa gasolina. se fosse com alcool, usariam outras pressões e turbinas adequadas é realidade do combustivel em relação ao poder calor?fico e capacidades detonantes.
quanto a sua pergunta (se a taxa é alta pra 300 cvs), isso não é problema, desde que o miolo do motor aguente. 8,5 é uma taxa baixa e da certa margem de segurança pra essa cavalaria, só não boto fã em motores com miolo original suportarem (se é que geram de verdade esses 300cvs) essa cavalaria de forma util, ou seja, não ter 300cvs só pra medir no dino, e depois baixarem a potência pro dono do carro poder andar sem quebrar o motor todo por excesso de carga nas peças m?veis do motor.
pode paracer absurdo, mas isso é muito praticado por preparadores no exterior.
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la fora se usa gasolina. se fosse com alcool, usariam outras pressões e turbinas adequadas é realidade do combustivel em relação ao poder calor?fico e capacidades detonantes.
quanto a sua pergunta (se a taxa é alta pra 300 cvs), isso não é problema, desde que o miolo do motor aguente. 8,5 é uma taxa baixa e da certa margem de segurança pra essa cavalaria, só não boto fã em motores com miolo original suportarem (se é que geram de verdade esses 300cvs) essa cavalaria de forma util, ou seja, não ter 300cvs só pra medir no dino, e depois baixarem a potência pro dono do carro poder andar sem quebrar o motor todo por excesso de carga nas peças m?veis do motor.
pode paracer absurdo, mas isso é muito praticado por preparadores no exterior.
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verdade, sempre eskeão que la fora nao tem alcool com a facilidade que temos aki.
o fato é que nao vou turbinar o bora, de jeito nenhum, sem estar com o miolo forjado. entao, de acordo com o que eu li no topico que citou, seria melhor destaxar pra conseguir mais potencia, isso levando em consideração que o motor vai ser regulado com unichip e podendo brincar mais com o ponto devido a taxa menor.
mas essa manobra ainda é valida quando pensamos que o motor vai ter no maximo 300cvs e que acredito que chegasse nisso com apenas 1bar ( taxa original ) devido ao complemento da preparação ( comando, cabeçote, intercooler… ) que o gringo nao tem e bateu 230cv com 0,8?
meu maior medo é ter o carro morto em baixa, e talvez com essa taxa baixa fique assim na fase aspro, mesmo tendo o unichip olhando isso e a turbina .58bi deixando pouca fase aspro.
sei la, nao tenho experiencia com turbo, que que vc acha? vale a pena destaxar visando a menor possibilidade de quebras, mesmo sabendo que nao vai passar dos 300cvs e com aprox 1 bar na tx original?
abs
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gili, tem um cara por aqui rodando com 6,82 de taxa num 2.0 turbo, e na fase aspro, o carro de xoxo não tem nada. andei e me surpreendi.
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bom saber disso….. existem vêrias opções de pistão? tipo se quiser deixar a taxa em 10, ou 9, 8,5 ou 8?
acredito, pelo o que eu li, que 8,5:1 ficaria bom né? mas isso influenciaria na escolha do comando, certo?
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bom saber disso….. existem vêrias opções de pistão? tipo se quiser deixar a taxa em 10, ou 9, 8,5 ou 8?
acredito, pelo o que eu li, que 8,5:1 ficaria bom né? mas isso influenciaria na escolha do comando, certo?
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o mais comum é vc ver pistões com 8,5 / 10 / 12,3 taxa.
sim, precisa pensar em tudo antes de escolher o comando, sob o risco de perder torque em baixa no caso de muito pouca taxa ou de não aproveitar todas as características do comando em motor com taxa mto alta.
só um coment: esse tal carro com 6,82 foi comparado por um outro 2.0 com 10 de taxa (mi) com turbina bem menor, e mesmo assim o mi não teve nem chance logo de cara. ah, ambos com a mesma pressão (1 bar).