Qual deve dar melho? piggyback ou stand alone?
-
meu projeto é ter o carro mais rapido possivel , sendo que eu possa andar 100km por dia com ele na rua.
pix , eu consegui um resultado bom no motor faze i , usando a motronic mais uma race-pro controlando 300 libras de suplementares , eu uso 4 bicos de 44 libras mais agora 3 suplementares de 96 libras , migrando agora para um novo coletor de 4x44 4x150
o over fez , e continuara fazendo um trabalho exelente, eu passo a ele em linguagem simples o que preciso ( rapida , corte , ponto etc… ) trocamos uma ideia e remapeamos a motronic , a maior parte do acerto de combustivel da faze turbo eu mesmo acerto na fueltech.
o resultado tem sido exelente, muita potencia, dirigibilidade 90% ( ainda com um pouco de deficiencia de rapida abaixo de 2000rpm mas que não encomoda , apenas esta la , e isso por culpa minha, pois a tempo não ligo pro over para dar continuidade ao projeto devido doen?a em minha familia.
hoje tenho um carro extremamente estavel , com uma potencia tremenda e economico se usado dentro do normal. e uma coisa horripilante , quando bate os 2 bar no ecotec num carro de menos de 930 kilos.
? fora de serie puxar 1000 metros despejando mais de 500 hp , desacelerar , e sair andando como se fosse um carro saido de fabrica e ir pra casa fazendo 9km/l.
infelizmente quando for para o faze iii , implementando outros recursos a motronic ira sair, mas fica ai o relato que é possivel sim, ter um carro com potencia de pista , e usa-lo no dia a dia, sem inconveniente algum.
forte abraço
ivo
btw: eu achava impossivel fazer isso usando a motronic + fueltech
[snapback]245617[/snapback]
? o que eu pretendo, com o upgrade que eu estou fazendo agora que seria a ie original + o his mapeável na alimentação.
mas ainda não tenho certeza se o resultado esperado será atingido com isso. se eu achar que ficou aquem, pode ter certeza que eu vou pensar num remapeamento do chip + o his e o over é o primeiro da lista, se for preciso.
preciso medir quantas libras tem os meus bicos.
lembrando que estou montando pensando no festival do final do ano.
valeu pela explicação
-
leo, desculpe discordar, mas essa máxima não é verdadeira. você mistura ems ( full engine management sistens ) como se todos fossem iguais.
[snapback]245610[/snapback]
concordo… pode até o unichip dar mais acerto que uma fueltech, sendo de funcionamento bem mais simples, mas tem funções de stand alone mais sofisticadas como a da aem ou até mesmo das stand alone prs da perfect power que o unichip nem sonha em ter
uma coisa que achei estranho ?... vc citou que a perfect power está sendo processada pois copiou o unichip e não domina tecnologia para fazer um piggyback... como então eles fazem stand alones (os pro race system, prs), sistema mais sofisticado que nem a dastek faz?
[] s
-
leo, desculpe discordar, mas essa máxima não é verdadeira. você mistura ems ( full engine management sistens ) como se todos fossem iguais.
hora , qual a complexidade de acertar uma fueltech?? apenas algumas horas…..., é simplesmente ridiculamente fácil o acerto, minha nossa.... , um preparador que não consiga isso, não tem a mínima noção de como funciona uma ie
uma dta48exp , electromotive? tec? i ou ii um dia ( são de mais de 15 anos atrás )
uma aem , algumas horas ( não se esque?a que ela tem auto maping e auto timing )?
mesma coisa uma motec....., você sabe quanto tempo se leva para acertar uma motec m800 ou aem? no dino?? 2 horas no maximo........? você simplesmente entra com as configurações de start engine, na primeira puxada , já com o target lambda definido por rpm , ela cria sozinha o mapa de combustável e de ponto , e depois vc vai freando o motor e subindo rpm devagar , adiantando e atrasando o ponto e aumentando e diminuindo o afr e mais nada. a aem por exemplo, faz até a correção de afr e timing individualmente por cilindro automaticamente .
agora, configurar controle inteligente de tração, controle de pressão de turbina por marcha , booster , idle speed , sistemas als do outro mundo entre outras centenas de recursos avan?ados é outros 500, mas nada disso um sistema dastek faz também.....
acho que você deveria rever seus conceitos quando rotula certas tecnologias, os sistemas dastek não são enxuta, mas não são uma brastemp também, você sabe porque eles foram criados e visando que tipo de clientes \ mercado, e esse nicho esta longe de ser performance extrema e controle extremo, mas sim preão baixo, e baixa mão de obra, e ?timo retorno para o que se destina, já que esse sistema lá fora é quase que exclusivamente comprado para ser colocado pelo propriet?rio do carro em sua garagem como hobby. (l? fora).
peão não só a você, mas a todos, que tome cuidado de expor complexidade ou barreiras para determinado método ou tecnologia, cada uma é a ideal para determinado cliente projeto, tirando produtos realmente de baix?ssima qualidade.
forte abraço
ivo guilhon
[snapback]245610[/snapback]
ivo,
não falei isso com intuito de desmerecer os outros sistemas.
talvez não tenha me expressado claramente.
com unichip podemos configurar pressão de boost, acionar nos e um monte de coisas de maneira bem facil.
um ajuste em duas horas de um motec eu faão em menos de 5 minutos num unichip.
um acrto de 2 horas de unichip vc não faz em menos de dias num motec.
colocar um motor pra funcionar com um carburador é facil, calibarar a mistura em todas as condições de borboleta são outros quinhentos.
estamos falando de conceitos diferentes de acerto.
a grande vantagem dos sistemas motec, electromotive são voltados para carros de competição.
o uso destes sistemas para um usuario comum são a maior dor de cabeça que vcs podem ter.
carros com a/c , dh, são extremamentes complicados de deixar 100% .
botar o motor pra andar é facil, acertar po no fundo +ou-, acertar todas as condições impossivel, vc consegue um acerto que a vitima considera como aceitavel.
experimente apresentar um carro com qualquer destes sistemas a engenharia de uma montadora, eu te garanto que vc vai receber uma lista enorme de condições de calibração inaceitaveis.
com unichip, já aprovamos o uso em varias montadoras com resultados melhores que os originais de fabrica (condições regionais, exemplo : 100% dos subarus vendidos na africa do sul, misubishi tr4, vendido como acessorio no brasil)
esta é a diferença
-
concordo… pode até o unichip dar mais acerto que uma fueltech, sendo de funcionamento bem mais simples, mas tem funções de stand alone mais sofisticadas como a da aem ou até mesmo das stand alone prs da perfect power que o unichip nem sonha em ter
uma coisa que achei estranho ?... vc citou que a perfect power está sendo processada pois copiou o unichip e não domina tecnologia para fazer um piggyback... como então eles fazem stand alones (os pro race system, prs), sistema mais sofisticado que nem a dastek faz?
[] s
[snapback]245779[/snapback]
da mesma forma que eles copiaram o unichip devem ter copiado alguma stand alone de tecnologia antiquada.
veja as opções de instalação dos produtos da perfect power e ver? que são os modelos que a dastek oferecia em 1992.
se vc tiver a curiosidade de ver como é facil trabalhar com unichip vai se perguntar porque fazer uma central stand alone
não sei se vcs sabem, mas tambem represento a electromotive.
a tec-iii tem muitas funções e a interface é muito mais amigavel que o pafb, tec-i e tec-ii.
vendemos uma tec3 por us$ 4500 instalada e calibrada …....sinceramente não compensa o trabalho que dá.
já tivemos casos de um clinte mandar tirar a electromotive e instalar o unichip.
para o uso na rua o unichip é 10 x 0 numa electromotive.
uma coisa é vc usar uma standalone pra vc e aceitar pequenas imperfeições outra copisa é vender este produto para um cliente que deseja o motor perfeito em todas as condições de utilização etc...
-
eu também gosto de perfeição de acerto. de verdade.
a questão é saber qual nível de perfeição é realmente desejável ou aceitável, ou necessário…
o fato é que agente sabe que nem td que é original é voltado para o motorista. muita coisa é pra eles mesmo, muita coisa visa consumo, muita coisa visa emissões.
um acerto bem mais cru , pode ser até mais agradável pra quem entenda o motor, do que toda a parafern?lia que a injeção original as vezes oferece.
isso é um problema interessante, filos?fico . xxx muito fortes, que passam muito feedback são diferentes por natureza de carros gt ou carros também fortes, mas com ac/ dh, etc.
em um, tudo tem de ser multi-ajustável. no outro, ajusta-se td uma vez e acabou. usa-se o carro e curte-se o que se construiu.
duas situações bem diferentes. requerem soluções diferentes.
-
com unichip, já aprovamos o uso em varias montadoras com resultados melhores que os originais de fabrica (condições regionais, exemplo : 100% dos subarus vendidos na africa do sul, misubishi tr4, vendido como acessorio no brasil)
esta é a diferença
[snapback]245908[/snapback]
poiseh, nao sei pq as empresas pagam salario pro pessoal da calibracao se da mais resultado pagar 3000 reais por veiculo pra ter unichip instalado…
-
poiseh, nao sei pq as empresas pagam salario pro pessoal da calibracao se da mais resultado pagar 3000 reais por veiculo pra ter unichip instalado…
[snapback]245936[/snapback]
eu não disse que o unichip substitui a ecu original e nem estou desmerecendo o pessoal de calibração das montadoras.
eles sabem mais do que todos nos juntos, estão anos luz na nossa frente.
o que eu disse é que uma calibração com unichip passa pelo crivo de uma engenharia de montadora com 2 horas de dyno.
qualquer stand alone calibrada por um profissional experiente em 2 horas de dyno não passa
o nivel de ajuste que o unichip permite em pouco tempo de trabalho não existe similar
acho perfeitamente normal vcs duvidarem e questionarem , antes de conhecer o prduto com os meus proprio olhos tambem duvidei
perguntem a quem conhece e/ou trabalha com ele, o meu depoimento não vale pois vendo o equipamento
-
poiseh, nao sei pq as empresas pagam salario pro pessoal da calibracao se da mais resultado pagar 3000 reais por veiculo pra ter unichip instalado…
[snapback]245936[/snapback]
? pra eles irem pro litoral comer barreado…
esse lance de acerto é tudo uma questão de capacidade. seja ela financeira ou técnica.
sou da opinião de que se vc realmente gosta de fu?ar no seu carro, vale a pena investir um pouco a mais e ter algo de ponta. que lhe proporcione in?meras possibilidades.
se quer apenas fazer um upgrade, então um kit turbo stage 2 com chip refeito já ta bom.
ficar discutindo qual a melhar opção, eu já percebi, que não leva a nada. cada um acha que consegue se virar com aquilo que tem, e na verdade consegue mesmo. mas se for levar ao po da letra, existem in?meras diferenças, se não de performance, de emissões, consumo, etc.
então se vc tem a grana, compre o melhor possível dentro do seu universo . fazer como fez um colega aqui do fórum que comprou uma das melhores injeções do mundo e não sabe quem pode fazer um bom acerto. ele está na estaca zero, do mesmo modo que aquele cara que ta sem grana pra fazer um simples chip.
-
pessoal,
sem ofensa mais se o cliente pediu para retirar uma standalone (tec-iii) pra colocar uma piggyback é culpa do preparador/acerto já vi este cen?rio diversas vezes … agora vejo o cen?rio oposto em um frequência muito maior ... a maior parte das pessoas que são bem instruidas que mudam de piggyback pra standalone nunca voltam atras.
as standalones são ferramentas muito poderosas e que podem ser customiz?veis a gosto do cliente. não tem como discutir qual é melhor. carros competição utilizam standalone pela flexibilidade e poder. é evidente que não adianta entregar uma motec na mão de curioso. para se utilizar de uma standalone é preciso de um preparador que conhe?a o que está fazendo.
até mês passado meu corte era de 8000rpms nos videos. em apenas alguns segundos mudei para 8500rpms. semana que vem recebo os assentos das minhas molas duplas de cabeçote. em questão de segundos mudarei meu corte para 9250rpms e se quiser mudo meu limitador para 9148rpms
desde o dinamom?tro já fiz muitas mudanças nos mapas de funcionamento do meu carro. inclusive uma curva melhor de tempo e de combustável. esta semana ativarei o controle de pressão (boost control) na aem (incrivel nem uma apexi avc-r bate o controle que tenho na aem) e o 2 step (sim tenho uma msd dis-4 ho) mais prefiro fazer isto na aem pois posso colocar pra desativar o limitador de giro quando atingir 5mph (ou qualquer velocidade que quiser. se quiser 7.3 mph, tranquilo .....) assim posso trocar de marcha sem tirar o po o acelerador e não acertar o limitador de giro da msd (ps. se que posso fazer via relay e não ter este problema mais se tenho uma aem que posso customizar em segundos porque se preocupar) ... além disto tenho ainda controle de tração, anti-lag, controle de nitro, etc ....
h? uns 8 anos atrás jurava por piggybacks ... pois não tinha o conhecimento e achava mais fácil acertar o carro. com toda a tecnologia atual acredito que um dia piggybacks vão sair do mercado pois os precos de standalones cairão bastante. hj em alguns casos sai mais caro comprar vêrios piggyback pra fazer o trabalho de uma standalone.
aqui vai meus r$.02
[] s
-hau