Ajuda no 1? turbo
-
depois de algum tempo acompanhando esse fórum, surge a oportunidade de montar meu 1? turbo. vou fazer uma breve descrição dos meus equipamentos:
carro: gol ap 1.6 gasolina ano 94
cabeçote com dutos levemente trabalhados, angulos nas válvulas e sedes, guias de válvula curtos do bielinha 1.5, sendo esse cabeçote rebaixado em 1,4mm, montado com junta de aío.
1? dúvida: quanto poderei usar de pressão considerando a taxa do meu cabeçote e o miolo do motor original?
2? dúvida: tenho um comando 278?, com 11mm de levante e 114? de lobe center. devo usar este ou um 049g ficaria melhor? tenho os dois.
3? dúvida: vou usar um carburador 2e, original do gts a álcool. qual o caminho para o acerto? o que mudar além dos giclesó
4? dúvida: ponto. tenho um distribuidor já trabalhado com apenas 7? de avanço centrífugo, assim se acertar com 16? de inicial ele ir? até 23?.
5? dúvida: como moro no interior do rio grande do sul, terei que comprar um kit pronto. qual vocês recomendam? ats, belquip, anhanguera, beepo
faão todas essas perguntas pois após conversar com os dois preparadores da minha cidade, não senti firmeza com nenhum deles, sendo que o 1? sugeriu limitar o ponto em 21?, andar com 0,8 de pressão e um booster para 2kg sem suplementar (acho que ele é m?gico) e o 2? me sugeriu passar para injetado já que ele tem uma injeção mi completa (r$ 1.000) e mais um módulo da hardware (depois descobri que ele é intimo do tal de altemir) e me pediu mais r$ 800 pela instalação e acerto e ainda terei que comprar um bico mono para suplemantar, com esse dinheiro eu poderia trocar o meu gol por um 97,98 e continuaria feliz de carro original.
então, resolvi que vou montar em casa mesmo, já que tenho um irmão mecânico e pelo que eu já li neste fórum, acho que poderei esclarecer todas as minhas dúvidas.
desde já agrade?o.
saudações a todos.
luis fernando
-
1 - pressão está intimamente ligada é taxa de compressão e combustável utilizado. primeiro certifique-se qual é a sua taxa, decida entre alcool e gasolina, dai da pra chutar uma pressão conforme o seu objetivo.
2 - gostei mais desse comando 278.
3 - da pra manter o carburador e instalar um suplementar com um desses módulos controladores, ou partir para uma injeção. mas no seu caso eu prefiro a primeira opção.
4 - ponto travado é desperd?cio. muitos desses módulos q controlam suplementar tb controlam atraso de ponto. então da pra fazer um acerto mais aceitável com isso.
5 - quanto ao kit pronto, melhor é ouvir opinião de quem já usou algum. eu infelizmente não posso ajudar nisso.
-
prefiro ponto inicial em 17? e final em 23? com o motor alimentado certinho. o comando 278 que vc citou é mais forte que o 049g, alem de ter lobe maior.
no carburador, pode adaptar um ou dois econostatos pra alimentar em alta. isso ja te deixa livre de uso de bico suplementar. o que precisa é calibrar com muita calma esses econostatos, tanto em diametro de saida quanto em altura.
seu cabeçote é bastante rebaixado, não abuse muito da pressão. coisa de 1,5 bar no máximo, pra vc rodar tranquilo. e rodar tranquilo não significa ter um motor fraco. um bom acerto no conjunto todo vai te trazer alegria e sem dores de cabeça.
-
prefiro ponto inicial em 17? e final em 23? com o motor alimentado certinho. o comando 278 que vc citou é mais forte que o 049g, alem de ter lobe maior.
no carburador, pode adaptar um ou dois econostatos pra alimentar em alta. isso ja te deixa livre de uso de bico suplementar. o que precisa é calibrar com muita calma esses econostatos, tanto em diametro de saida quanto em altura.
seu cabeçote é bastante rebaixado, não abuse muito da pressão. coisa de 1,5 bar no máximo, pra vc rodar tranquilo. e rodar tranquilo não significa ter um motor fraco. um bom acerto no conjunto todo vai te trazer alegria e sem dores de cabeça.
[snapback]251070[/snapback]
não entendi essa do econostato. o que é isso?
e estava pensando em 1,2 de pressão.
-
seria uma passagem direta vinda da cuba em direção aos difusores. a tampa do carburador é furada e ali vai encaixado um tubo de cobre oco com a ponta curvada em direção é boca do segundo estágio.
quando o motor esta em giro alto, vai passar alcool por ali paralelamente ao sistema original de alimentação. vai ter alcool vindo dos gigles e tb do econostato. ele só deve ser acionado em giro/carga alta. basta ajustar a posição dele pra conseguir o funcionamento desejado.
-
seria uma passagem direta vinda da cuba em direção aos difusores. a tampa do carburador é furada e ali vai encaixado um tubo de cobre oco com a ponta curvada em direção é boca do segundo estágio.
quando o motor esta em giro alto, vai passar alcool por ali paralelamente ao sistema original de alimentação. vai ter alcool vindo dos gigles e tb do econostato. ele só deve ser acionado em giro/carga alta. basta ajustar a posição dele pra conseguir o funcionamento desejado.
[snapback]251188[/snapback]
o carburador do uno também tem esse econostato? o duplo, da pra adaptar ele?
-
seria uma passagem direta vinda da cuba em direção aos difusores. a tampa do carburador é furada e ali vai encaixado um tubo de cobre oco com a ponta curvada em direção é boca do segundo estágio.
quando o motor esta em giro alto, vai passar alcool por ali paralelamente ao sistema original de alimentação. vai ter alcool vindo dos gigles e tb do econostato. ele só deve ser acionado em giro/carga alta. basta ajustar a posição dele pra conseguir o funcionamento desejado.
[snapback]251188[/snapback]
estou entendendo, porém quero saber se existe algum modelo de econostato pronto, de outro carburador que sirva para essa aplica?
-
não, vc precisa fzr sob medida para a sua aplicação em particular.
faça um tubo de cobre fino, com cerca de 2 milimetros.
[snapback]251805[/snapback]
2mm interno?
-
obrigado pela ajuda.
andei fazendo uma busca nos posts mais antigos sobre econostato e acho que no final vou acabar indo de 2e+suplemantar, que ainda sai bem mais em conta do que instalar a injeção+suplemantar e dá para usar o acerto original do carburador e usar o distribuidor original, deixando o acerto de combustável e ponto para um gerenciador (que até poder? ser o hardware).
outra pergunta: apl 240 da garrett com caixa quente .63 é demais para esse motor?
-
mas era exatamente isso que eu ia te sugerir…
economizei um post
-
obrigado pela ajuda.
andei fazendo uma busca nos posts mais antigos sobre econostato e acho que no final vou acabar indo de 2e+suplemantar, que ainda sai bem mais em conta do que instalar a injeção+suplemantar e dá para usar o acerto original do carburador e usar o distribuidor original, deixando o acerto de combustável e ponto para um gerenciador (que até poder? ser o hardware).
outra pergunta: apl 240 da garrett com caixa quente .63 é demais para esse motor?
[snapback]252061[/snapback]
relação custo x benefício de um motor basicamente original + carburador pequeno + pressão baixa usando bico extra+suporte+controlador de bico fica desfaforável.
um simples econostato resolve seu problema (caso aconte?a realmente faltar alimentação em alta) e com um gasto ?nfimo em material. se custar r$ 2,00 o pedaão de tubo de cobre, é muito. o ajuste do carburador não fica muito alterado e com isso o carro não consome além da conta.
qualquer preparador é capaz de instalar isso pra você. basta um pequeno furo na tampa do carburador e depois é só regular a altura do econostato. simples e funcional, tanto pra um tranquilo carro pra rua, quanto pra um carro de pista da turbo b e até da top.
-
procurei no google algo sobre econostatos e num achei nda, tem outro nome?
k? vamos supor que eu enfie o po dos 3k aos 6k rpm, o econostatos vai injetar x de combustivel, se eu fizer a mesma coisa, mas somente com meia carga, a quantia injetada vai ser a mesma? no caso de booster daria excesso?
-
procurei no google algo sobre econostatos e num achei nda, tem outro nome?
k? vamos supor que eu enfie o po dos 3k aos 6k rpm, o econostatos vai injetar x de combustivel, se eu fizer a mesma coisa, mas somente com meia carga, a quantia injetada vai ser a mesma? no caso de booster daria excesso?
[snapback]252288[/snapback]
o nome é econostat . essas coisas não são tão populares a ponto de achar em qualquer busca
a forma de funcionamento dele vc é que define atraves de ajuste de altura, de posição em relação é borboleta e tb pelo di?metro do tubo, que pode até ser calibrado na ponta pra um ajuste fino.
no caso de booster não tem o pq dar excesso.
-
relação custo x benefício de um motor basicamente original + carburador pequeno + pressão baixa usando bico extra+suporte+controlador de bico fica desfaforável.
[snapback]252209[/snapback]
eu discordo.
veementemete.
ab
-
eu discordo.
veementemete.
ab?
[snapback]252337[/snapback]
um sistema desse de bico extra chega a custar completo, com bico, mangueiras, conexões, suporte e mão de obra até 1000 reais. acha que vale a pena num motor sem preparação forte e rodando com 1,2 bar?
pra instalar um sistema suplementar mecânico (econostato), que alias, varios carburadores ja saem de fábrica com isso, não se gasta nem 50 reais no fim das contas, com a mão de obra do preparador.
dessa forma da pra usar giglagem baixa, e alimentação em carga/giro alto vem direto da cuba pelo econostato.
eu mesmo usava no meu carro esse sistema, o ruim é que a boia da weber40 é muito grande e ocupa espaço demais dentro da cuba, que acabava esvaziando rapido com o uso dos econostatos caso não seu use duas bombas de combustável.
ja num 2e não tem esse problema, tanto que tem carro que usar até 4 econostatos e não seca a cuba mesmo usando só uma bomba de gti.