Water injection
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pensando melhor..
acho q deve ser por causa do preço…
agua mais barata q o alcool...
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calor latente da água (vaporização): 540 cal/g
calor latente do álcool (vaporização): 204 cal/g.
conclusão, é necessário mais do que o dobro de álcool para retirar a mesma quantidade de calor que a água.
quanto a água vaporizar e exercer pressão sobre o pistão, não tem nada a ver. pois ela rouba calor e energia da c?mara de combust?o. por mais que ela se torne vapor e expanda, ela diminui a temperatura, ocasionando diminuição da exergia. mas digamos que pud?ssemos bular essa lei da termodin?mica, basta pegar uma tabela termodin?mica pra ver quanto de pressão é exercido por essa quantidade de vapor dáagua. depois que vc achar esse valor, ver? que é ridiculamente pequeno. então mesmo se isso fosse possível, seria irrisério.
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foi muito usado isso na 2?. guerra, nos aviões (q tb usavam blower) em manobras rápidas.
em carros, a holley comercializava a vara jection, que foi o que usaram no viper que o vr6 citou, q era de um amigo meu.
ah, esse viper alem da injeção de água, tinha nitro tb.
os fabricantes desse sistema de injeção de água usam o forte argumento de que a água é o melhor anti-detonante que existe.
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calor latente da água (vaporização): 540 cal/g
calor latente do álcool (vaporização): 204 cal/g.
conclusão, é necessário mais do que o dobro de álcool para retirar a mesma quantidade de calor que a água.
quanto a água vaporizar e exercer pressão sobre o pistão, não tem nada a ver. pois ela rouba calor e energia da c?mara de combust?o. por mais que ela se torne vapor e expanda, ela diminui a temperatura, ocasionando diminuição da exergia. mas digamos que pud?ssemos bular essa lei da termodin?mica, basta pegar uma tabela termodin?mica pra ver quanto de pressão é exercido por essa quantidade de vapor dáagua. depois que vc achar esse valor, ver? que é ridiculamente pequeno. então mesmo se isso fosse possível, seria irrisério.
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perfeito.
[]s
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entaum mesmo nao trazendo vantagens, como potencia, posso concluir que funcionaria mais como uma forma de segurança pro motor em termos de evitar possiveis danos , assim como o uso do intercooler e radiador de oleo ??
ei ka vc saberia me dizer se o dono do viper curtiu o sistema injeção dágua ?
obrigado
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pelo q tah dizendo no site…
eh pra evitar detonacao mesmo..
segurança...
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entaum mesmo nao trazendo vantagens, como potencia, posso concluir que funcionaria mais como uma forma de segurança pro motor em termos de evitar possiveis danos , assim como o uso do intercooler e radiador de oleo ??
ei ka vc saberia me dizer se o dono do viper curtiu o sistema injeção dágua ?
obrigado
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opa, traz potência sim. tanto no ex-viper do meu colega qto nos aviões da 2?. guerra. se alguem acha q não ajuda, basta se informar melhor sobre os resultados nos motores que usam esse tal sistema, pena que só no exterior é que fazem uso desse recurso.
o viper do leo (foi o primeiro viper do brasil, o mesmo que a 4r testou, ele vendeu e tava com um mais novo a pouco tempo, junto com uma lambo e uma f355) usava uma vara jection ii e um kit da nos, tudo montado na street, em sp.
fizeram um sistema bem manso qto a ganhos de potência, no total, pouca coisa acima de 520cvs, a reclamação era sobre a ultima marcha do carro, q era muito longa, fato corrigido nos vipers mais novos um a adoção de outra caixa de marchas.
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se não estou enganado, o viper original ou uma versão dele pelo menos, já vinha com injeção de água.
mas enfim, esse sistema era usado nos aviões da segunda guerra pois eles eram extremamente rudimentares, sobrealimentados e rodavam sempre no pau. se não injetassem água explodia tudo.
agora, nos dias de hj, com infinitas opções de ajustes eletrúnicos, injetar água é o mesmo que usar carburador e platinado.
aumenta a potência, pois como já falei, permite que vc rode com uma mistura mais próxima da ideal sem que derreta tudo. mas traz problemas de cavitação e não sei até que ponto vale a pena investir em algo assim.
enfim, é uma solução para um tipo de problema que pode ser resolvido mais facilmente de outras maneiras. mas se alguem tiver interesse em insistir nisso, nada que a gente não possa fazer.
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nunca que a água vai ajudar a empurrar o pistão.
esse lance de injetar água serve da seguinte maneira:
qnd vc regula a injeção de combustável para uma queima o mais próxima possível da ideal, vc obtem mais potência com menor consumo. porém isso eleva demais a temperatura, chegando a estragar o motor e demais componentes. portanto aumenta-se a quantidade de combustável injetado, assim o excedente que não é queimado evapora-se roubando calor da c?mara mantendo tudo sob controle.
mas isso obviamente é um desperd?cio de combustável. se ao invós de combustável a mais, for jogado água, pode-se (teoricamente) ter uma queima ideal com uma temperatura controlada. usa-se água pois além de ter um custo baixo, ela rouba bem mais calor para se evaporar do que qqr combustável.
esse lance de aumentar taxa e ajudar a empurrar tb não tem nada a ver. a mol?cula da água é bem pequena, e é jogada uma quantidade muito pequena, nada que chegue a interferir na taxa de compressão. e a água rouba energia para se evaporar, não o contrário.
mas essa é uma solução meio tosca, visto que é preciso todo um sistema de injeção de água, mais um reservatério (uma coisa a mais para se preocupar).
no fim das contas o ganho em potência e economia não é nada significante. não compensa o investimento sob nenhum ponto de vista.
por isso que o álcool é uma benção para nés brasileiros. o problema é ser ref?m da vontade dos usineiros de cana.
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? isso ai