Sera que rola?
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particularmente o problema de baixa pressao eh superado com a pressao do combustivel no bico.
acho q o maior problema eh em retirar os pinos.
se os pinos estiverem ali, eles aquecem um pouco e esse aquecimento ajuda a aumentar a temperatura do alcool, alem de aquecer eles formam barreiras ao jato direcional do bico, essa barreira faz com que o alcool espalhe mais homogeneamente no coletor.
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?
cara, num motor turbo o ar ja vai vir bem mais quente pelo compressor, todo mundo quer ar mais frio, usa intercooler e tal.
aquecimento ali é só pra motor original, onde o ar entra frio e se faz de tudo pra esquentar o tal ar, até ligação entre o filtro de ar e o coletor de escape é usado pra isso.
ja em carro preparado é bem diferente.
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atualmente até os carros originais buscam o tal ar frio em suas montagens…
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esse aquecimento deve ter algum outro motivo importante pra existir, além da condensacao do ar frio de um aspro…
exemplo: o tempra vem turbo de fábrica e a borboleta é aquecida (e muito) pela água que vem do motor... e olhe que é original a gasolina que nem deveria ter problema de condensação assim...
sempre quis eliminar esse aquecimento da tbi mas nunca tive 100% de certeza que os beneficios superam os preju?zos...
quanto aos pinos, flavio, se vc for usar o bico ali mesmo, veja se o spray de alcool direto nos pinos não vão prejudicar o spray ao invós de melhorar.... eu rrancaria fora os pinos...
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ai meu deus… agora num sei o que fazer...
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blz, retirar a grelha, anotado….
agora e o bico? pois sempre achai que essa historia de o fluxo do bico ter que virar 90 graus fosse ruim..
ja ai, o bico vai jogar em diretao as valvulas....
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dizem que bico extra na pressurização funciona melhor se ficar com o jato contra o fluxo de ar. como isso nem sempre é possível de se fzr, monta assim mesmo fl?vio. mal não vai fazer.
ps: cuidado com a bomba q vc vai usar. tentei uma rochester de monza monoponto, e a coitada travou no mesmo dia.
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uai, eu vou usar pressao baixa, tanto na linha quanto no turbo… pq de nao sar bomba de monza?
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ve só fl?vio:
bico de monza, pra fornecer os 90,5 ml padrão dele, precisa de 2 bar na linha de combustivel.
some isso é pressão do turbo, tipo 1 bar. da 3 bar de pressão na linha de combustivel.
fiz uns testes e minha bomba dava menos de 4 bar no talo, com o retorno fechado, e esquentou pra caramba, sinal de que estava sendo muito forçada. blz.
andei com o carro com 1,2 de turbo e dando 3 bar na linha onde o certo era dar 3,2 bar, mesmo assim ela esquentava d+ até a hora que travou de vez. ai abri medi a resist?ncia nos polos, e não veio nada, tava aberto. sinal que o induzido não fritou.
então abri a bomba e notei que o nylon (cabeçote) dela estava derretido, e as escovas coladas no corpo, sem contar que as molas perderam pressão.
tudo isso é resultado do superaquecimento. até podia recuperar ela, com novas escovas e molas, mas certamente iria esquentar denovo.
imagina se tivesse andando forte e ela parasse…olha o risco pros pistões...
não vou dizer que todas bombas desse modelo tenham o mesmo fim, pode ser q a minha ja não tivesse tão saudável, mesmo eu sabendo de que carro que ela veio, um monza de um amigo nosso que bateu.
se vc for comprar uma bomba, procure uma de gti mesmo e não se preocupe mais. essa chega a 7...8 bar de pico e pode trabalhar a 4 bar constantes numa boa, mesmo assim vc não vai precisar de 4 bar direto, e sim, só de po embaixo qdo muito.
2bar do bico + 2bar de turbo (coisa rara) = 4 bar na linha.
2bar do bico + 1bar de turbo (normal) = 3 bar na linha, ou seja, a bomba não ta nem ai.
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tava pensando em 2 bombas em serie…. sera que nao rola?
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praticamente…
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bom flavio, desejo boa sorte pra vc =)
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ja vi que me fudi
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ai, galera, sem querer ser do contra, mas tá tudo errado
1? - os carros preparados só não andam com aquilo que voces chamam de espetos no coletor, porque os preparadores são burros. e não tem historia de que eles atrapalham o fluxo e etc….........pura lorota.
o engenheiro que projetou isso estudou muuuuito.
ele serve pra vaporisar melhor o combustivel, vide que os carros carburadoa até possuem um aquecedor embaixo . tambem serve pra distribuir a mistura igualmente pelos cilindros. qualquer duvida faça um teste jogando agua por cima e veja a distribuição do fluxo com e sem os espetos .
2? - o lugar desse bico é o pior possivel, pois novamente a distribuicao nao vai ser igual por todos os cilindros.
coloque perto da turbina e longe da borboleta de admissao.
isso vai fazer o combustivel percorrer um caminho maior, vindo se misturando com o ar da turbina.
3? - pode usar duas bombas entrando no mesmo dosador, fazendo uma só linha de combustivel pra os 2 bicos. fica mais facil de regular.
ah......so por curiosidade: falo com experiencia propria, ok? ? esse negocio de ouvi dizer é furada......
abraão
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respostas minhas em azul:
ai, galera, sem querer ser do contra, mas tá tudo errado
1? - os carros preparados só não andam com aquilo que voces chamam de espetos no coletor, porque os preparadores são burros. e não tem historia de que eles atrapalham o fluxo e etc….........pura lorota.
o engenheiro que projetou isso estudou muuuuito.
ele serve pra vaporisar melhor o combustivel, vide que os carros carburadoa até possuem um aquecedor embaixo . tambem serve pra distribuir a mistura igualmente pelos cilindros. qualquer duvida faça um teste jogando agua por cima e veja a distribuição do fluxo com e sem os espetos .
o engenheiro estudou sim, mas pra construir um carro com outras características, que não tem nada a ver com um motor turbo comprimido, e sim, com limites anti-poluição, economia frente é concorr?ncia, suavidade, aquecimento rápido do motor, aquecimento de um ar que entra frio e não de um ar ja beeem aquecido pelo compressor?e ja colabora com a pulverização do combustivel de forma bastante homog?nea
2? - o lugar desse bico é o pior possivel, pois novamente a distribuicao nao vai ser igual por todos os cilindros.
ja viu um motor funcionando em raio x? eu ja, na vw mesmo vendo como um bloco é flexivel e se contorce com o motor funcionando. e aproveitando, o jato de uma ie mono ponto (só tinha isso em produção na época) é direcionado justamente ao pistão que está em movimento decendente. facilmente verificavel fazendo uso de 4 velas termom?tricas.
3? - pode usar duas bombas entrando no mesmo dosador, fazendo uma só linha de combustivel pra os 2 bicos. fica mais facil de regular.
desde que ambos os bicos operem na mesma pressão. fora isso, não vai funcionar direito.
ah…...so por curiosidade: falo com experiencia propria, ok? ? esse negocio de ouvi dizer é furada......
espero que vc não esteja se referindo a mim, pois penso a mesma coisa.
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o meu coletor (que ta indo na mecanica q vendi pro reuel) é sem as baquelites (pinos) e fluxado.
não atrapalha e melhora sim o fluxo.
tem duvidasó trabalhe assim e me?a em bancada, não jogando agua com mangueira de jardim.
quanto a usar bomba em série: não sou a favor e o comentário do ka ja foi praticamente minha resposta.
e nem sempre o que é mais fácil é o melhor e o mais correto .
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certo.. eu vou usar 2 bicos identicos, vou rodar com baixa pressao (pelo menos por enquanto) pois a embreola vai ser a original…
a presao original na linha de comb. para o meu carro eh 1.5 bar (bico mono, original)
se eu for usar 1.5 bar de turbo, achedito que so precise de 3 bar na linha...
se (pelo menos por enquanto), so utilizar 0.6 bar de turbo, por que nao por a bomba de monza? ja que vou utilizar 2.1 de prressao?
o que eu tenho a perder em por as 2 de monza em serie? ou em paralelo?
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não vou dizer que todas bombas desse modelo tenham o mesmo fim, pode ser q a minha ja não tivesse tão saudável, mesmo eu sabendo de que carro que ela veio, um monza de um amigo nosso que bateu.
provóvel …
conheão quem jura de po junto que usa essa bomba a uns 10 mkm c/ 3 bar constantes e tá lá firme e forte ..
qnto aos pinos, eu deixaria lá ... nada nada dá uma ajuda no consumo quando não tá andando com pressão no coletor ...
nunca testei pra ver se chega a condensar combustável ali ou não, então não posso afirmar mta coisa qndo se tem pressão ...
tenham em mente que no carro turbo vc não anda 100% do tempo pressurizando, é importante cuidar da fase aspirada também que representa uma boa parcela do tempo que vc anda, e se tem os espigões lá, com certeza de gra?a não é ...
[]?s
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provóvel …
conheão quem jura de po junto que usa essa bomba a uns 10 mkm c/ 3 bar constantes e tá lá firme e forte ..
qnto aos pinos, eu deixaria lá ... nada nada dá uma ajuda no consumo quando não tá andando com pressão no coletor ...
nunca testei pra ver se chega a condensar combustável ali ou não, então não posso afirmar mta coisa qndo se tem pressão ...
tenham em mente que no carro turbo vc não anda 100% do tempo pressurizando, é importante cuidar da fase aspirada também que representa uma boa parcela do tempo que vc anda, e se tem os espigões lá, com certeza de gra?a não é ...
[]?s
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pois é, muita gente (inclusive vc) me falou bem dessa bomba. acho que ja não tava mesmo muito boa.
qto aos pinos, pode reparar que qdo se faz um trabalho de fluxo em um cabeçote e esse trabalho se extende tb pro coletor de admissão, os pinos são removidos.
fica claro que atrapalham realmente o fluxo, que é o que todo mundo (q procura mais rendimento) quer num sistema de admissão, seja ele qual for.