2 baterias
-
-
bom … seguindo a linha de racioc?nio ... seria .... + + e - - , certo ?
agora ... se forem 2 baterias de 55 amps cada uma .... qual seria o alternador a ser usado é tenho um de 90 amps do polo classic com a/c. tá bom isso ou tem que ser outro ?
[snapback]594826[/snapback]
a soma das baterias em 110a, demandaria um alternador de 20% a mais seria o caso de um de 132a, 130a fechado…..
qnt a ligacao vc poderia fazer um esquema de manter a da frente pro motor, e com um super rele com capacidade pra essa carga toda vc desliga o carro, desliga uma da outra, vc consome a traseira no som, qnd acaba, basta ligar o carro, q sera feita a ligacao entre as duas e recarregar...
-
a soma das baterias em 110a, demandaria um alternador de 20% a mais seria o caso de um de 132a, 130a fechado…..
qnt a ligacao vc poderia fazer um esquema de manter a da frente pro motor, e com um super rele com capacidade pra essa carga toda vc desliga o carro, desliga uma da outra, vc consome a traseira no som, qnd acaba, basta ligar o carro, q sera feita a ligacao entre as duas e recarregar...
[snapback]594847[/snapback]
pelo o que eu lembre amperagem vc nao soma…
vc faz a média...
sei que tem um esquema de vc colocar um diodo de alternador pra isolar a bateria pro som ...
ela permite que a corrente só tenha um sentido..ou seja, carregar a bateria pelo alternador..
qdo essa bateria ficar com a carga fraca, o diodo nao vai permitir ela roubar a carga da bateria principal...
qdo eu estava pensando em fazer um som de doido no meu carro pensei nesse esquema...mas como montei um som fraquinho nem fiz isso...
-
nao to por dentro das leis de eletronica de q resultaria, achava eu q somava amperagem estando em paralelo, se fosse em serie somava a voltagem
-
assim:
as duas baterias em série: você terá a mesma capacidade em corrente ( amperagem ), mas, terá o dobro de tensão ( voltagem ).
as duas baterias em paralelo: você terá a mesma tensão (12v, no caso), mas, terá a soma das duas na capacidade de corrente ( amperagem ).
chegando em casa eu faão um diagrama eletrico legal para instalação destas baterias. mas, o que o cassiano comentou tá certo… o ideal é fazer um esquema com que o som fique isolado eletricamente do resto do carro, e vice-versa.
corrijam-me se falei alguma gincaneirisse...
-
nao to por dentro das leis de eletronica de q resultaria, achava eu q somava amperagem estando em paralelo, se fosse em serie somava a voltagem
[snapback]612797[/snapback]
vc estava certo..
as baterias ligadas em série serão somadas as tensões e a potencia. (ex.: bateria 12 volts e 50 amperes, ligando duas baterias em série com essa configuração teremos 1 bateria de 50 amperes e 24 volts). baterias ligadas em paralelo será somada as correntes e a potência. (ex.: bateria 12 volts e 50 amperes, ligando duas baterias em paralelo com essa configuração teremos 1 bateria de 100 amperes e 12 volts).
-
assim:
as duas baterias em série: você terá a mesma capacidade em corrente ( amperagem ), mas, terá o dobro de tensão ( voltagem ).
as duas baterias em paralelo: você terá a mesma tensão (12v, no caso), mas, terá a soma das duas na capacidade de corrente ( amperagem ).
chegando em casa eu faão um diagrama eletrico legal para instalação destas baterias. mas, o que o cassiano comentou tá certo… o ideal é fazer um esquema com que o som fique isolado eletricamente do resto do carro, e vice-versa.
corrijam-me se falei alguma gincaneirisse...
[snapback]612833[/snapback]
uma coisa que eu sei é que os diodos roubam um pouco a tensão…
seria legal fazer um esquema em que se colocasse dois diodos de alternador..
um na bateria do motor e outro na do som ...
assim o alternador iria ver que estaria mandando menos tensão que as 14,4v que tem que mandar e iria se ajustar pra mandar as 14,4v...
pq se colocar o diodo somente na bateria do som , ela iria receber menos tensão...
pensei em ir a um desmanche e procurar um alternador de blaser pra pegar o diodo dele pra fazer o esquema...
mas como coloquei um som fraquinho..nem fiz isso...
-
em geral tem uma queda de 0,7v no diodo
o desenho do diodo me interessa, nao tenho plena certeza de como montar e tive a ideia de montar com dijuntor
-
em geral tem uma queda de 0,7v no diodo
o desenho do diodo me interessa, nao tenho plena certeza de como montar e tive a ideia de montar com dijuntor
[snapback]612892[/snapback]
o que lá no autosom era assim..
a sua bateria principal é ligada no alternador.
o lugar que ela é ligada é meio que uma chapa .
o que você teria que fazer é ligar o positivo da sua segunda bateria na sa?da do alternador, só que no logo apo o alternador você ligaria o diodo.
ficaria assim
….alternador
.....|..........|......
....[]..........|......
.....|..........|......
...bat2.....bat1...
em que:
| é o fio
[] é o diodo
bat2 é a bateria do som
bat1 é a bateria principal.
e as merdas dos pontinhos é pra poder fazer o espaço, se não o forum tira na hora de postar...
esse fios vão no positivo da bateria...
pra ligar o negativo da segunda bateria recomendam ligar na lataria, com um cabo mais curto possível...
e não levar o negativo até a bateria principal...
como você mesmo comentou, o diodo faz uma queda de 0,7v...
sei que alguns alternadores fazem a leitura da voltagem na bateria para saber a carga dela...
o que daria pra fazer é colocar um outro diodo na bateria principal, aí o alternador se encarregaria de mandar mais corrente e assim as duas baterias receberiam a mesma voltagem ...
isso de colocar um segundo diodo eu não lá em lugar nenhum...? apenas algo que pensei para contornar essa queda causada pelo diodo...
ahh sim..
o diodo tem que suportar a amperagem da bateria do som...
por isso usar diodo de alternador...
-
em geral tem uma queda de 0,7v no diodo
o desenho do diodo me interessa, nao tenho plena certeza de como montar e tive a ideia de montar com dijuntor
[snapback]612892[/snapback]
exato o diodo vai apresentar uma queda de 0.7v, mas, neste caso, melhor vc estar mandando cerca de 13.3v* para a bateria que ficar com duas baterias com 11.7v*, por exemplo…
se ficar com dúvida quanto a polarização, tente fazer assim: pegue uma lámpada de 12v, automotiva, e ligue ela, junto com o diodo, numa bateria. se não acender, inverta e teste de novo.
eu abortaria a idéia do disjuntor... volta e meia vc vai acabar esquecendo de lig?-lo.
ah, uma outra idéia... ao invós de usar um diodo, usar um chave microcontrolada, tipo tiristor, scr, e talz... e um módulo pra carregar somente quando tensão da bateria cair para 12v*, por exemplo...
-
- valores chutados , mas, próximos a realidade.
-