Com qual turbina vcs iriam???
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http://www.turbomustangs.com/turbotech/hotholset.jpg
se vc acha que aquecia e ?ra restritivo olha só isso aí hehehehhe
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tem certeza de que não estava atrasando aleatériamente mesmo assim é
dá sim….
temperatura alta no escape é sinal de excesso de ponto/mistura pobre, ams pode ser causado tbm por falha na alimentação (desequalização dos bicos)
bem...nunca saberemos então ... mas concorda que é no minimo esquisito certo ?
outro exemplo...marea turbo uma uma tb28/10 .42/.48 e tem pico de 1,2bar de fabrica.....qdo a gente chipa muda a pressão final de 0,6 pra 1,2bar (bem acima do que é a ilha de efici?ncia máxima) e mesmo assim dos teoricos 250cv que ?ra pra vir vem uns 240/245cv ou seja a perda é minima... aí pra usar uma turbina maior a pegada que é aos 2.750 pula pra cima de 3.500rpm... aí com a mesma pressão vem uns 300cv só que fica mais desagradável de usar do que com a original... principalmente no dia a dia, tem subidinha que vc vinha de terceira a 3000rpm e subia de boa... vc passa a ter que baixar uma marcha pra subir... isso porque o cambio é extra longo, o motor num sopra muito abaixo dos 4.000 e o carro pesa bem...
mesmo assim não chega a prender o carro com 1,2 na original... tem chip arromba-porteira de alguns colegas que chegam a deixar 1,6bar de pressão final nestes vem cerca de 265 a 270cv com escape livre em vez dos 295cv que ?ra pra vir... aí tá muito acima da ilha de efici?ncia
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eu não posso te afirmar que a ie não estaria atrasando aleatoriamente.
uma outra mudança que foi feito é que no map da ie foi colocada uam valvula para deixar passar questão de 0,1 positivo, no máximo.
eu concordo com o que vc fala, sem questionar nada. mas se vc entendeu o meu ponto de vista, trocou a turbina e soltou o carro.
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temperatura alta no escape é sinal de excesso de ponto/mistura pobre, ams pode ser causado tbm por falha na alimentação (desequalização dos bicos)[snapback]269509[/snapback]
que eu saiba, até ja vi vc dizer isso tb, ponto atrasado causa aumento de temperatura no escape.
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http://www.turbomustangs.com/turbotech/hotholset.jpg
se vc acha que aquecia e ?ra restritivo olha só isso aí hehehehhe
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eu já vi uns videos que da pavor de tanto que avermelha. tem um da f1 que é lindo de se ver, não sei se vc já viu. tenho em casa e se quiser, eu posto aqui.
mas eu nunca soube qual é a temperatura que voce deve se preocupar.
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que eu saiba, até ja vi vc dizer isso tb, ponto atrasado causa aumento de temperatura no escape.
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qdo vc atrasa o ponto em excesso, digamos no caso de chegar a ser negativo, a fa?sca é dada com o pistão após o pms, vc tem mistura sendo inflamada e saindo pela valvula de escape ainda, por assim dizer, queimando… assim certamente vai aquecer o g?s de escape, vc está jogando energia no escape e sim aumentaria...mas tem que ser um atraso bem grande.... geralmente não aquece a menos que seja algo bem dispar do que é normal...
? o mesmo princ?pio do anti-lag system... vc joga miuto combustivel e ponto depois do pms para que a explosão seja continuada no coletor de escape , como sabemos a turbina recebe mais energia e vira mais e por consequência o compressor vira mais rapido.... mas pra funcionar precisa de muito combustivel e atraso muito grande... não sei como se comportaria nesse caso... teoricamente pode explicar a perda de potência.... e amarrar o carro...
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qdo vc atrasa o ponto em excesso, digamos no caso de chegar a ser negativo, a fa?sca é dada com o pistão após o pms, vc tem mistura sendo inflamada e saindo pela valvula de escape ainda, por assim dizer, queimando… assim certamente vai aquecer o g?s de escape, vc está jogando energia no escape e sim aumentaria...mas tem que ser um atraso bem grande.... geralmente não aquece a menos que seja algo bem dispar do que é normal...
? o mesmo princ?pio do anti-lag system... vc joga miuto combustivel e ponto depois do pms para que a explosão seja continuada no coletor de escape , como sabemos a turbina recebe mais energia e vira mais e por consequência o compressor vira mais rapido.... mas pra funcionar precisa de muito combustivel e atraso muito grande... não sei como se comportaria nesse caso... teoricamente pode explicar a perda de potência.... e amarrar o carro...
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sim, isso eu tb sei. vc mesmo comentou q até conseguiu mais potencia num omega ao atrasar o ponto final.
e mesmo sem chegar a extremos de um als, ponto atrasado, por menor q seja o atraso ja deixa ir mais calor pro coletor de escape.
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sim, isso eu tb sei. vc mesmo comentou q até conseguiu mais potencia num omega ao atrasar o ponto final.
e mesmo sem chegar a extremos de um als, ponto atrasado, por menor q seja o atraso ja deixa ir mais calor pro coletor de escape.
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não, num funciona assim… como tudo na vida:
se for pouco nos faz falta, se for muito nos sufoca
miuto ponto é ruim porque gera calor e propicia detonação, pouco ponto vc transfere calor pras valvulas de escape que nem sempre aguentam essa temperatura...a piori isso se falando em pouquissimo ponto...se falar de ignição atrasada a ponto de ser efetuada após o pms estamos em outro campo... isso jamais pode ocorrer em regimes de carga máxima... mas da? explicaria sim porque o carro do pix amarrava, dava os pipocos e ficaria com temperatura alta no escape.. mas pra saber mesmo só medindo a perda de carga entre sa?da de escape e coletor pra ver se ficar aceitável (num sei nem qual seria o valor correto...precisaria pesquisar bastante o assunto)
ponto tem ficar numa certa variação...no limite superior teoricamente vem mais potência, mas corre o risco de detonar (quebra canaleta), no limite inferior vem menos potência, fica mais seguro, até qdo começa a aquecer valvula de escape... valores normalmente entre 24 e uns 9? apms;
no omega o que aconteceu é que com ponto mais atrasado a turbina pegou antes e veio mais pressão... e com isso mais potência...mas não me atreveria a dizer que é uma regra (até porque foi a única ocasião que isso me aconteceu) ou se por exemplo os 920mv de sonda representaram o mesmo fator lambda já que a sonda não é precisa nesse intervalo como o leo-multi tbm já concordou comigo
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uma pergunta que naop ker calar
um tempra turbo chega as seus 240km/h de velocimetro com 0.8k de pressao numa .42/.48…
mais.. qual a pressao que o pix tava tentando passar dos 190km/h com a .58?
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uma pergunta que naop ker calar
um tempra turbo chega as seus 240km/h de velocimetro com 0.8k de pressao numa .42/.48…
mais.. qual a pressao que o pix tava tentando passar dos 190km/h com a .58?
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fl?vio, a pressão é o de menos.
dava problema de fluxo com e sem pressão, em qualquer uma das situações amarrava.
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entao esta com cara de valvula de alivio muito pequena…. que nao consegue aliviar a pressao e ainda insiste com a turbina
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vale lembrar que quando eu falei pra spa que ia trabalhar com turbina grande (.50 rotor 55mm) num 1.6 porem com baixa pressao, ele falou que só rolava com a valv. de alivio grande deles (competicao), senal, a pressao ia pra casa de chapeu
lembro que o west tb teve bronca com val. de alivio
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entao sem pressao, nao h? grande fluxo, entao era pra dar pra passar pela turbina mesmo com a valvula fechada…
em pressao alta, a valv. de alivio cospe o ar pra fora
to comecando a pensar que o seu rotor estava travando em alta, tipo nao girando... dai nem gerava pressao, dai nao abre valvula de alivio e nao tem por onde passar os gases.... vc trocou o eixo num foi? como estava o estado das buxas?
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entao sem pressao, nao h? grande fluxo, entao era pra dar pra passar pela turbina mesmo com a valvula fechada…
em pressao alta, a valv. de alivio cospe o ar pra fora
to comecando a pensar que o seu rotor estava travando em alta, tipo nao girando... dai nem gerava pressao, da nao abre valvula de alivio e nao tem por onde passar os gases.... vc trocou o euixo num foi? como estava o estado das bixas?
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não estava travado, com pressurização gerava pressão. e vinha pressão muito rapido.
sem pressão tem fluxo.
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uma pergunta que naop ker calar
um tempra turbo chega as seus 240km/h de velocimetro com 0.8k de pressao numa .42/.48…
mais.. qual a pressao que o pix tava tentando passar dos 190km/h com a .58?
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tempra turbo/stile tem 165cv usando 0,6bar… e vai aos 210km/h isso é dado original... já montei com 1.1bar na gasosa, virava dos 230km/h empurrando excelentemente... mas é basicamente uma 525.
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fala galera
to querendo turbinar meu carro logo mais, e to na procura da turbina é um astra 2.0 16v.
quero uma q dá o ar da gra?a um cadim antes dos 3000rpm, e empurre forte até o fim.(fim nuns 6400 msm… miolo original) o carro é 16v, portanto, eh manco de baixa e por ser 16v, q eu keria fazer vir mais forte ainda de alta.
devido as limitações de espaço, dinheiro e tempo, o coletor vai ser mono mesmo de ferro fundido. por enquanto
pretendo rodar com uns 0.7~0.8... de repente até um booster pra 0.9~1.0kg, dependendo da potencia q ele apresentar... o miolo e embreagem por enqto serão originais...
pretendo fazer o chip do carro, portanto tentando fazer ele vir bem de baixa.
devido ser um motor q trabalha bem quente, pensei em carca?a quente não mto pequena... .58bi ou .63 mono.
tem restrições de espaço, a turbina fica mto proxima a ventoinha...
vou por algumas opções, mas estejam aptos a opinar e oferecerem suas opções mas nada muito caro, q extrapole uns 900 reais ai...
pensei em uma .50 com refluxo, apl 240, e .63 mono biagio... será q é uma boa? vai enxer qdo eu kero?
poderia tbm tentar uma .58bi com .42... e mais pra frente, dava upgrade no coletor pondo um pulsativo... sera q ficaria ruim enqto usar coletor mono??
na spa me indicaram a garrett 42/63.. mas essa carca?a quente deles não é garrett não, eles q fundem la... aí eu questionei sobre qdo encheria, e falaram 3~4k rpm... se for 3 blz até vai... mas 4... ai não vcs conhecem algum com essa turbina e qdo enche??
essa gt25, qual o tamanho dela?? por aquele teste apresentado no clube do astra, me pareceu a perfeita pro meu caso... mas não sei o seu tamanho, e nem aonde encontrar... e tbm não sei sobre sua durabilidade, por ser uma turbina de carro diesel...
o q me indicam??
conto com vcs
abraços
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eu andei semana passada num astra 2.0 16v turbo, forjado, fuel tech…anda com 1.2kgf/cm? de pressão ele usa uma .42x.63 mono a turbina eh legal, tem uma pegada boa
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e isso pra 1,2bar…. no caso dele que quer priorizar média e baixa pra melhorar torque e a pressão não deve passar dos 1bar vai de carca?a quente menor mesmo.... no dia que quiser melhorar muda carca?a pra uma maior e resolve o problema...
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quem é responsável pela pressão é o compressor (parte fria) e não a turbina.
turbina só serve pra girar o compressor.
e se ela for pequena, serve tb pra estrangular a saida dos gases de escape.
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caio… tudo está ligado... qto mais pressão vc usa mais gases de escape vc gera (afinal basicamente o que entrou tem que sair)
então vc pode brincar com as carca?as quentes de uma mesma linha de turbocompressores de modo a ter pegada mais cedo ou restringir o escape... desde que claro a turbina e a parte fria estejam de acordo com isso... se a pegada ainda está acima do que vc quer abaixa a quente, se a pegada já está no valor que vc quer vc pode tentar uma maior para melhorar potência em alta restringindo menos o escape...
imagine assim a turbina é uma catraca, o espaço entre ela e a parede é a carca?a quente...se vc tem um espaço pequeno entre a parede e a catraca qualquer cara magrinho já empurra a catraca, se vc tem um cara muito gordo pode empacar nela...
por exemplo o resultado se vc diminur o rotor quente e colocar uma po a mais no frio é praticamente o mesmo....até a hora em que obvio o escoamento muda de regime...
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caio… tudo está ligado... qto mais pressão vc usa mais gases de escape vc gera (afinal basicamente o que entrou tem que sair)
então vc pode brincar com as carca?as quentes de uma mesma linha de turbocompressores de modo a ter pegada mais cedo ou restringir o escape... desde que claro a turbina e a parte fria estejam de acordo com isso... se a pegada ainda está acima do que vc quer abaixa a quente, se a pegada já está no valor que vc quer vc pode tentar uma maior para melhorar potência em alta restringindo menos o escape...
imagine assim a turbina é uma catraca, o espaço entre ela e a parede é a carca?a quente...se vc tem um espaço pequeno entre a parede e a catraca qualquer cara magrinho já empurra a catraca, se vc tem um cara muito gordo pode empacar nela...
por exemplo o resultado se vc diminur o rotor quente e colocar uma po a mais no frio é praticamente o mesmo....até a hora em que obvio o escoamento muda de regime...
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logo de inicio o motor em si ja precisa de maior o menor vazão dependendo de sua cilindrada e faixa de trabalho (giro). isso ja pré-define a turbina a ser usada.
motor grande (pra um 4 cilindros, no caso o 2.0) e de giro (16v) ja exige q se tenha vazão de gases. ao se passar ele de aspirado para turbocomprimido então…vixi...ai que precisa de escapamento meeeesmo...