Meu intercooler…
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não cheguei a medir, inclusive quero medir a parte inferior e superior, já que um peda?inho da parte superior fica atraz do parachoque e eu quero saber se isso influencia significativamente na temperatura…...........
mas posso te garantir que gela muito bem......
a temperatura antes é igual a de qualquer caro turbo, é so vc colocar a mão em uma parte metalica da pressurização pra vc ter uma ideia…..............depois do intercooler é pouca coisa mais quente (bem pouco mesmo) do que vc colocar a mão em um pedaão de aluminio[snapback]271849[/snapback]
então, foi bom vc citar isso: tanto no meu carro qto no do pix, a entrada do intercooler é quente e a saida não é igual a um pedaão de aluminio em temp ambiente, o nosso fica frio mesmo, até comentei q a pressurização perto da borboleta fica gelada quase umida. me lembro que ja vi a minha molhada mesmo, mas foi num teste proposital em estrada, rodando em 5? a um tempo e parando o carro bem rapido pra ver como tava a temperatura.
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são coisas de conceito de cara preparador. no brasil o pessoal ainda não acredita muito nessas coisas modernosas . ja la fora…em porto rico mesmo...
então, foi o que eu disse qto a efici?ncia dos tubos. o meu no caso por ser bem largo tem uma efici?ncia tal a ponto de não precisar de muitos tubos.
e tb: a efic?cia do radiador tb depende do turbo.
se um turbo não esquenta muito o ar, não precisa de um radiador tão grande/complexo.
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faleiem oito aletas pelo simples fato de não correr risco de restringir, já que é muito dificil achar uma colmeia de 10cm de largura e mais dificil ainda achar lugar pra colocar uma colmeia dessas…
o teu tem poucos tubos, mas vc tambem néi iria colocar apenas quatro aletas............ou iria?????????.....( ele esta muito proximo das oito que comentei, mas como vc mesmo falou neste caso não precisa das oito ou dez ).......falo isso porque canso de ver intercooler com 4 ou 5 cm de largura e apenas 4 aletas............
simseramente neste caso, tenho certeza que o intercooler mais atrapalha do que ajuda......
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faleiem oito aletas pelo simples fato de não correr risco de restringir, já que é muito dificil achar uma colmeia de 10cm de largura e mais dificil ainda achar lugar pra colocar uma colmeia dessas…
o teu tem poucos tubos, mas vc tambem néi iria colocar apenas quatro aletas............ou iria?????????.....( ele esta muito proximo das oito que comentei, mas como vc mesmo falou neste caso não precisa das oito ou dez ).......falo isso porque canso de ver intercooler com 4 ou 5 cm de largura e apenas 4 aletas............
simseramente neste caso, tenho certeza que o intercooler mais atrapalha do que ajuda......
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entendi o q vc quis dizer, não se refere a intercooler com colmeia de scania e sim sobre aqueles menores que vendem de monte por ai nas lojas.
ja se fosse com menos tubos, mas com colmeia de scania ai sim o papo é beeem diferente.
tive dois desses gen?ricos que mais parecem um radiador de agua pequeno, ta doido, prende o carro e não aumenta o rendimento final em nada.
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então, foi bom vc citar isso: tanto no meu carro qto no do pix, a entrada do intercooler é quente e a saida não é igual a um pedaão de aluminio em temp ambiente, o nosso fica frio mesmo, até comentei q a pressurização perto da borboleta fica gelada quase umida. me lembro que ja vi a minha molhada mesmo, mas foi num teste proposital em estrada, rodando em 5? a um tempo e parando o carro bem rapido pra ver como tava a temperatura.
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vc jápensou que isso pode ser devido ao ar ganhar velocidade?
quando coloquei um fluxo cruzado na parati, com ela parada se vc acelerasse o carro, dando umas boas chamadas toda a admissão ficava bem molhada, e gelada mesmo, como um pedaão de aluminio dentro da geladeira…....
mas isso é realmente a função do intercooler...........
quando o ar sai de dentro dele, o ar ganha muita velocidade, concorda.........logo tudo fica gelado.................
mais uma, como todos sabem meu carro esta pronto a mais de um ano, e eu ainda não consegui fazer ele andar com sobrealimentação, devido ao carro não aceitar altas pressões, eu não querer fazer um injanbre na ecu pra ele aceitar pressão e principalmente por não ter misseros 3000 dolares (baratinho né) pra mandar vir uma injeção tuduquidá lá de fora...........e o andersom prometeu que a ft fire pro está quase, pra ser usado em roda fonica..........................
por estes motivos ainda não consegui dar uma boa pressão e sentir o intercooler congelando..................
mas pode ter certeza que é devido ao ar ganhar velocidade........
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vc jápensou que isso pode ser devido ao ar ganhar velocidade?
quando coloquei um fluxo cruzado na parati, com ela parada se vc acelerasse o carro, dando umas boas chamadas toda a admissão ficava bem molhada, e gelada mesmo, como um pedaão de aluminio dentro da geladeira…....
mas isso é realmente a função do intercooler...........
quando o ar sai de dentro dele, o ar ganha muita velocidade, concorda.........logo tudo fica gelado.................
por estes motivos ainda não consegui dar uma boa pressão e sentir o intercooler congelando..................
mas pode ter certeza que é devido ao ar ganhar velocidade........
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fluxo cruzado? vc ta falando do cabeçote? não caiu a fixa aqui.
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fluxo cruzado? vc ta falando do cabeçote? não caiu a fixa aqui.
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alem do eclipse, tambem tenho uma parati turbo (tinha) toda feitenha com fuel tec completa, intercooler, 4 bombas gti, turbina .50 com uns rotores bons (não marvados) e com um fluxo cruzado….......
? que eu misturei os carros, vc achou que eu tava falando do eclipse......foi mau
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alem do eclipse, tambem tenho uma parati turbo (tinha) toda feitenha com fuel tec completa, intercooler, 4 bombas gti, turbina .50 com uns rotores bons (não marvados) e com um fluxo cruzado….......
? que eu misturei os carros, vc achou que eu tava falando do eclipse......foi mau
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certo.
mas meu carro não tem cabeçote de fluxo cruzado e gela tanto quanto o do pix.
o lan?e é o intercooler mesmo. brastemp staile hehehe
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certo.
mas meu carro não tem cabeçote de fluxo cruzado e gela tanto quanto o do pix.
o lan?e é o intercooler mesmo. brastemp staile hehehe
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mas o cabeçote tambem não faz diferença neste caso, é devido a aceleração do ar mesmo…...........
teste simples e facil.......
respire fundo, em seguida abra bem a boca e solte todo o ar bem rapido.....vai sair quente......
agora respire fundo e assopre bem forte, vai sair bem frio.........
concorda que a temporatura no interior dos pulmoes é a mesma nos dois casos.....
neste caso o pulmão seria a turbina, quando o ar entra no intercooler perde velocidade, porem ao sair do intercooler ganha uma velocidade violenta e isso faz congelar tudo..................nem estou falando que alem disso o intercooler esta trocando calor com o ambiente.......
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o do meu carro, o coletor fica frio e não precisa dar muitas voltas…
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pix, quanto menos curvas melhor, as curvas só fazem o ar esquentar ainda mais.
como é praticamente impossivel não ter curvas, que elas sejam feitas bem suaves, de preferrencia sem angulos de 90 graus…........
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neste caso o pulmão seria a turbina, quando o ar entra no intercooler perde velocidade, porem ao sair do intercooler ganha uma velocidade violenta e isso faz congelar tudo…...............nem estou falando que alem disso o intercooler esta trocando calor com o ambiente.......
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essa é a função pura e simples do intercooler: baixar a temperatura do ar que sai do compressor. e ele (tanto o meu qto o do golf) esta cumprindo sua função com efici?ncia e baixa restrição de fluxo mesmo com poucos tubos.
obs: ja usava esse mesmo ic com a apl e tb gelava tudo. mesmo com um turbo pequeno, que precisava girar mais alto (e gerarando mais calor), o ic tb tinha efici?ncia.
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ka, com esse teu intercooler, dá diferença de pressão com e sem ele ?
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essa é a função pura e simples do intercooler: baixar a temperatura do ar que sai do compressor. e ele (tanto o meu qto o do golf) esta cumprindo sua função com efici?ncia e baixa restrição de fluxo mesmo com poucos tubos.
obs: ja usava esse mesmo ic com a apl e tb gelava tudo. mesmo com um turbo pequeno, que precisava girar mais alto (e gerarando mais calor), o ic tb tinha efici?ncia.
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mas em nenhum momento disse que não é esta a função dele, só estava tentando explicar como algo quente torna-se gelado…........
vc vai concordar comigo que se não fosse como estou falando a temperatura mais baixa que um intercooler iria resfriar o ar seria a temperatura ambiente.......certo
não importa o tamanho da turbina, um bom intercooler sempre vai resfriar o ar...
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ka, com esse teu intercooler, dá diferença de pressão com e sem ele ?
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com a .42 perdeu umas 100 ou 200 gramas. foi só apertar um pouco a valvula de alivio e pronto, ficou como era sem o ic.
com a .50 não deu nada. o compressor empurra bem forte o ic + uns 1,5 ou 2 metros de mangueira q tem a tubulação toda.
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mas em nenhum momento disse que não é esta a função dele, só estava tentando explicar como algo quente torna-se gelado…........
vc vai concordar comigo que se não fosse como estou falando a temperatura mais baixa que um intercooler iria resfriar o ar seria a temperatura ambiente.......certo
não importa o tamanho da turbina, um bom intercooler sempre vai resfriar o ar...
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quanto mais vento vc pegar de frente, mais troca de calor vc vai ter. tranquilo isso, rlx.
qto ao tamanho do turbo, isso conta sim e muito e altera o funcionamento do intercooler. qto mais quente o ar for entrar, mais dificil vai ser de esfriar ele. quanto mais frio o ar entrar, mais facil ainda de esfriar.
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ok, ok…........falando em intercooler?s.............
reza a lenda que para carros carburados, principalmente de arrancada, não se deveria usar intercooler. os preparadores das antigas não gostam muito do tal resfriador.........e se notarmos (e contarmos) os campeões das arrancadas, vamos ver que a maioria não usa. e isso é fato. ponto final
agora, pq isso???
sei que é mais dificil regular com carbura, pois se for injetado ela se auto-regula até certo ponto e talz......... e que um bom intercooler é car?ssimo...................mas........gostaria de ler algumas opinioes (experiencias) pessoais................... valeu engenheiros................
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são uma união de fatores, entre eles lag (décimos de segundos fazem diferença entre pelo menos uns 5 lugfares), acerto (vc larga com digamos 60?c…se está acertado pra digamos 20?c - qdo o intercooler resfria digamos o máximo- fica muito rico...se acerta pra 60?c qdo resfriar fica muito pobre e tem risco de quebra), dificuldade em acertar na hora (geralmente, dependendo de como foi feita a pressuri fica mais demorado pra montar e novamente as vezes vc tem alguns minutos pra mudar o acerto).... peso tbm afinal tem que ser pouco restritivo pra vazão que usa e por isso tem que ser enorme...
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são uma união de fatores, entre eles lag (décimos de segundos fazem diferença entre pelo menos uns 5 lugfares), acerto (vc larga com digamos 60?c…se está acertado pra digamos 20?c - qdo o intercooler resfria digamos o máximo- fica muito rico...se acerta pra 60?c qdo resfriar fica muito pobre e tem risco de quebra), dificuldade em acertar na hora (geralmente, dependendo de como foi feita a pressuri fica mais demorado pra montar e novamente as vezes vc tem alguns minutos pra mudar o acerto).... peso tbm afinal tem que ser pouco restritivo pra vazão que usa e por isso tem que ser enorme...
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então os gringos q correm de honda, supra, skyline estão jogando tempo fora?
olha q não é bem assim não heim over…
e o combustivel q eles usam tb é frio ...nem pense q usam gasolina de posto não.
e peso tb não é problema. não esquece q as categorias tem peso minimo e tem carro q tem q por lastro pra poder passar na vistoria por ja serem leves.
um ic grande não pesa nem 3 ou 4 quilos.
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quanto mais vento vc pegar de frente, mais troca de calor vc vai ter. tranquilo isso, rlx.
qto ao tamanho do turbo, isso conta sim e muito e altera o funcionamento do intercooler. qto mais quente o ar for entrar, mais dificil vai ser de esfriar ele. quanto mais frio o ar entrar, mais facil ainda de esfriar.
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ok…..ok......quanto mais vento vc pegar de frente melhor, tanto que eu disse querer medir a temperatura da parte que fica atraz do parachoque pra saber se tem alguma perda.........
não disse que o tamanho do turbo não influencia, disse que não importa o tamanho da turbina, um bom intercooler sempre vai baixar a temperatura do ar..........
agora presta atenção nesta parte.....ok......isso que to tentando falar..........
existe alem do fato do intercooler pegar ar de frente, ele tambem acelerar a velocidade do ar em sua saida...........concorda?
se vc estiver com o carro parado em um lugar sem vento e der umas cutucadas boas no acelerador ao ponto da turbina colocar pressão, se vc ir no intercooler vai perceber que a entrada esta quente e a saida continua fria, não tanto como se o carro estivesse em movimento...................concorda? como vc explica isso?
com o carro vamos supor a 150km/h vc tem muito ar pegando no intercooler.....certo........pois bem coloque um termometro uns 5 ou 10 cm pra frente do intercooler, vc terá uma remperatura x...................mas tambem coloque um outro termometro grudado na saida do intercooler, aposto o que v quiser que vc vai ter uma temperatura mais baixa do que o do termometro que está a frente do intercooler...................como vc explica o fato do primeiro termometro estar no ponto onde vc pega ar de frente, sem nada esquentando ele emesmo assim ele ter uma temperatura superior ao que esta na saida do intercooler, que tem uma turbina gerando mais de 100 graus na entrada do intercooler? me explica......
vc ta entendendo o que estou tentando diser, que alem do fato do intercooler pegar ar de frente ele tambem resfria o ar por outro motivo..............motivo este....aceleração do ar.............
logico que se vc colocar o intercooler em um local onde não pegue ar, dai um pouco ele vai esquentar todinho e não vai mais resfriar nada......
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são uma união de fatores, entre eles lag (décimos de segundos fazem diferença entre pelo menos uns 5 lugfares), acerto (vc larga com digamos 60?c…se está acertado pra digamos 20?c - qdo o intercooler resfria digamos o máximo- fica muito rico...se acerta pra 60?c qdo resfriar fica muito pobre e tem risco de quebra), dificuldade em acertar na hora (geralmente, dependendo de como foi feita a pressuri fica mais demorado pra montar e novamente as vezes vc tem alguns minutos pra mudar o acerto).... peso tbm afinal tem que ser pouco restritivo pra vazão que usa e por isso tem que ser enorme...
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o meu é gigantesco e não pesa nem 5 kilos….....