Potência x torque
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nunca compreendi direito esse tema.
mas qto a rotação de torque maximo de um motor, imagino que é o momento em q o mesmo disponibiliza a maior potencia com o menor giro nao?
uma vez q podemos mexer na formula e deixa-la assim: torque=potencia/rpm
o que se mede num dyna é a potencia ou o torque? entao para obtermos determinada curva é cruzado torque ou potencia com rpm?
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usei isso baseado no gtech, q somente me mostrou a potência final, la no fim do giro mesmo.
se o torque é uma equação inversa relativa é potência, imaginei q bastava inverter a coisa pra ter o tal valor, mas então a resultante é valida na mesma rotação do pico de potência? e o torque mesmo fica numa faixa menor de giro, blz, agora como descobrir o tal torque real?
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passa no dinam?metro…
se no gtech desse pra pegar o grafico da potencia, ficava facil descobrir.
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passa no dinam?metro…
se no gtech desse pra pegar o grafico da potencia, ficava facil descobrir.
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preciso de um gtech pro comp (o meu é o pro), ai ele tra?a os graficos, tem soft pro pc com todas as curvas de torque e potência, e tb o rendimento por marcha.
se alguem tiver um pra vender…
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nunca compreendi direito esse tema.
mas qto a rotação de torque maximo de um motor, imagino que é o momento em q o mesmo disponibiliza a maior potencia com o menor giro nao?
não tem nada a ver isso… é apenas o momento onde o cilindro consegue admitir mais ar em cada ciclo, queimar mais combustável e produzir uma força, que é a maior em toda a faixa de rotação do motor.
uma vez q podemos mexer na formula e deixa-la assim: torque=potencia/rpm
o que se mede num dyna é a potencia ou o torque? entao para obtermos determinada curva é cruzado torque ou potencia com rpm?
mede-se o torque e a rotação, a potência é calculada. muitas vezes pode-se medir uma força e calcular o torque também.
[]s
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o problema é saber o torque máximo?
acelere somente até 6500, depois 6000, depois 5500…
qdo o número calculado pra trque começar é cair (suponha 6000), aí acelere até 6100, me?a e calcule, 6200, me?a e calcule, 6300, me?a e calcule... e asim por diante, até começar é diminuir.
assimvc saber? a rotação de torque máximo (aproximada) e o torque máximo (que é ?bvio que será aproximado).
abração
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mas o teu carro com turbo grande e tudo diferente vai ter o torque máximo em 3500 rpm?
claro, foi só um exemplo. se tu fizeres varias medições, vaipoder ter o torque em cada rpm, e a potência em cada rpm. assim pode tra?ar uma curva.
para tirar uma prova , se calcular em libras o torque, e desenhar os dois gr?ficos, a curva de torque e a de potência sempre tem de se cruzar em 5252 rpm.
se calcular em libras, e não der esse cruzamento, tem algo errado.
ab?
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ai daria o torque máximo nessas rotações, certo?
e se medir a potencia acelerando até 3500/4000/4500? ai sim teria mais proximidade ao valor correto?
ruim é q vai ver pouca cavalaria pra se fzr a conta final.
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desculpa, acho que vc não entendeu…
agora que vi...
vc vai medindo e calculandoo torque, sucessivamente e ele vai sempre aumentando. vc cme?a em 4000, por exemplo, vai dar x passa pra 4500, vai dar 2x 5000 3x e qdo chegar em 5500 (exemplo hipot?tico) aí volta pra 2x.
um momento qualquer, em uma rpm qualquer, o torque vai parar de aumentar.
a? vc sabe que passou da rpm de torque máximo. aí pode acelerar em intervalos menores, entre (no nosso exemplo) 4500 e 5500.
assim vc descobre a rpm de torque máximo.
provavelmente vai se provar difácil fazer testes em intervalos de menos de 500 rpm... mas vc poder? saber ao menos se o torque máximo se dá entre digamos 4500 e 5000, ou entre 5000 e 5500...
sacou?
ab?
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mas o teu carro com turbo grande e tudo diferente vai ter o torque máximo em 3500 rpm?
claro, foi só um exemplo. se tu fizeres varias medições, vai poder ter o torque em cada rpm, e a potência em cada rpm. assim pode tra?ar uma curva.
para tirar uma prova , se calcular em libras o torque, e desenhar os dois gr?ficos, a curva de torque e a de potência sempre tem de se cruzar em 5252 rpm.
se calcular em libras, e não der esse cruzamento, tem algo errado.
ab?
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então vicente, o torque máximo pode não ser a 3000 ou 3500, mas nessas rotações ja tem um torque pra la de abundante. tanto que a 4000 rpm o carro ja perde tração de forma violenta mas sempre em linha reta. a 3500 rpm ja vem 1 bar de pressão e a 4000 vem 1,4 bar (pressão final).
a medição deu 341cvs (@ 1,4 quase 1,5 bar) mas não sei exatamente a qtos mil rpm pois acelerei a quase 7500 rpm em 3?. marcha.
nessas horas faz falta um gtech procomp, q não tinha mais qdo fui comprar
vou fzr mais medições em breve e te falo os valores em rotações mais baixas, ai tra?amos os gr?ficos.
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desculpa, acho que vc não entendeu…
agora que vi...
vc vai medindo e calculandoo torque, sucessivamente e ele vai sempre aumentando. vc cme?a em 4000, por exemplo, vai dar x passa pra 4500, vai dar 2x 5000 3x e qdo chegar em 5500 (exemplo hipot?tico) aí volta pra 2x.
um momento qualquer, em uma rpm qualquer, o torque vai parar de aumentar.
a? vc sabe que passou da rpm de torque máximo. aí pode acelerar em intervalos menores, entre (no nosso exemplo) 4500 e 5500.
assim vc descobre a rpm de torque máximo.
provavelmente vai se provar difácil fazer testes em intervalos de menos de 500 rpm... mas vc poder? saber ao menos se o torque máximo se dá entre digamos 4500 e 5000, ou entre 5000 e 5500...
sacou?
ab?
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entendi. vai dar um trabalho mesmo.
posso colocar o shift pra acender a cada 500 rpm, ou até melhor, programar o corte pra essas rotações.
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http://www.tweecer.com/streetdyno/
di gr?tis
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all versions use the same concept where the program reads a sound file, using the wave format, and processes it beginning to end counting the pulses [peak to peak] from your ignition and calculating the rpm of the engine.
vc grava como ?udio o sinal gerado pela bobina. é só fazer um cabo simples (1 potenciometro, resistor, jacarezinhos, e conector bananinha), que é ligado no terminal negativo da bobina (e aterramento). com o potenciometro vc regula um sinal de saida adequado para seu gravador, e liga a outra ponta desse cabo (plug bananinha ) em um gravador de ?udio (notebook, de preferência).
tocando esse som gravado assim em um ruindows media player da vida (com visualização), fica igualzinho um oscilosc?pio.
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hmmmm ceeeerto, então ele le o giro, show
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fiz um dinamometro para mim
o mesmo conceito, so que mais pratico
comprei um indutive pickup (aquela ponta que liga no cabo de vela da pistola de ponto), liguei num conector proprio coloquei os resistores para filtrar o sinal e pronto
? so enfiar em algo que grave o som
passar pro computador
e mandar o programa analisar
pra mim, isso vai ser muito util nao para saber de tenho 1000cv no motor, mas sim se aquela alteracaozinha que fiz ali, fez a curva ficar um pouco mais gorda q antes, etc etc
depois posto fotos
ahhh..
e essa parada funciona mesmo.
um amigo meu ja me mostrou
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se nao me engano os graficos da f1 q estao na tv sao pelo som do motor…
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ler giro por frequencia blz, agora ler potencia por ruido eletrico é complicado de se botar f?.
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a potencia nao lida pelo ruido eletrico. só a rpm.
apartir de dados que voce entra, e formulas, se chega a potencia, e ai tem outros fatores de correcao, etc etc
como eu disse acima, nao acredito que alguem encare um dinamometro desse, como verdade .
e sim para fazer um antes/depois
essa é a funcao fundamental do aparelho