Turbinas borgwarner…
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não dá pra saber isso assim, sem saber os números da proporção.
vc pode ter um turbo grande ou pequeno coma mesma proporção a/r, uma vez que 10/2 = 5 e 100/20 tb = 5.
essa é a sutileza das proporções.
ab~?
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mostre-me exemplos disso, em fotos, diagramas, aplicações ja feitas e seus resultados obtidos em motores turbocomprimidos e não em contas proporcionais.
nunca vi nada que ? grande mas é pequeno e nada que seja pequeno mas é grande . ou é grande ou é pequeno, espaço f?sico não da margem para sutilezas. ou cabe ou não cabe, ou permite vazão ou não permite vaz?o.
não confunda dimensões com efici?ncia.
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t2 tem caixa fria com a/r .48
apl tem caixa fria com a/r .42
qual é maior?
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tem audi turbo aqui da oficina usando .36 com 1,1bar e não voltou pra pegar valvulas que voaram ou ainda o motor não morre nos 4.500rpm como foi dito….
eixo de apl525.... de apl240 acho mas não confirmo que cabe tbm...
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tem gente q se contenta com pouco e acha q qualquer coisa fazendo ziiiin ja ta bom…
motor solto em alta pra mim com certeza não é o mesmo que pra vc.
pega esse audi turbão upgraded e poe pra acelerar com outro q use turbo de responsa, ai vc vai descobrir o q é motor morrendo em alta.
vc vive dizendo que turbo grande mata o carro, q não da pegada e tal. pois é, questão de acerto. os nossos daqui pegam bem cedo mesmo com o acerto feito por cara burro e ignorante q não terminou nem o pré-primario .
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seria mais facil observar a curva de torque do motor com a .36 …
daria pra ver nitidamente se prejudica ou nao em alta...
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boa ideia, e ja comparar com o turbo do motor original e tb com um turbo maior, adequado a performance desde que seja feito um ajuste digno no motor.
somente enfiar turbina maior não resolve nada sem acerto.
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tá aí.
o engano, é achar que a/r refere-se é tamanho do turbo. esse número é uma proporção entre duas medidas do turbo, e sendo as duas medidas grandes ou pequenas, qdo divide-se a por r, sempre vai dar o mesmo resultado de nomenclatura, cntudo, o tamanho não tem nada a ver com isso.
t2 .48 ao lado de uma t3 .42.
qual é maior? qual tem mais volume? qual flui mais ar?
abraço
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tá aí.
o engano, é achar que a/r refere-se é tamanho do turbo. esse número é uma proporção entre duas medidas do turbo, e sendo as duas medidas grandes ou pequenas, qdo divide-se a por r, sempre vai dar o mesmo resultado de nomenclatura, cntudo, o tamanho não tem nada a ver com isso.
t2 .48 ao lado de uma t3 .42.
qual é maior? qual tem mais volume? qual flui mais ar?
abraço
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mas quem disse q tamanho aparente ta contando algo? mostra pra mim vicente.
se vc ler minhas respostas nesse tpc mesmo vai ler o q respondi agora apouco pro hernani.
qto a média das medidas (a/r), esse valor é sim contado como fazendo parte preponderante da capacidade de cada modelo de turbo.
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mas quem disse q tamanho aparente ta contando algo? mostra pra mim vicente.
se vc ler minhas respostas nesse tpc mesmo vai ler o q respondi agora apouco pro hernani.
qto a média das medidas (a/r), esse valor é sim contado como fazendo parte preponderante da capacidade de cada modelo de turbo.
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? isso que nao entendo.. se o a/r he uma simples divisao… teriamos turbinas ar.80 pequenas.. e nao é isso que vemos...
peguei uma turbina a/r 1.44 e posso dizer, dá pra fazer uma feijoada ali dentro
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tem gente q se contenta com pouco e acha q qualquer coisa fazendo ziiiin ja ta bom…
motor solto em alta pra mim com certeza não é o mesmo que pra vc.
pega esse audi turbão upgraded e poe pra acelerar com outro q use turbo de responsa, ai vc vai descobrir o q é motor morrendo em alta.
vc vive dizendo que turbo grande mata o carro, q não da pegada e tal. pois é, questão de acerto. os nossos daqui pegam bem cedo mesmo com o acerto feito por cara burro e ignorante q não terminou nem o pré-primario .
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caio…não monto carro pra tirar proibido (eu tenho total consciencia de que essa atividade é ilegal e assumo todas as responsabilidades pela minha citação),...monto pra melhorar o que o cliente acha de deficiente.... isso que vc jamais vai entender.... e é porque não quer....
pro dono de audi que usa ar-condicionado no dia a dia tem cambio longasso, motor 5vpc, taxa mais baixa (em relação a versão aspro) se vc usar uma turbina um pouco maior com certeza fica bom de alta...mas mata o uso cotidiano do carro... já cansei de dizer...vc tá acostumado com gol caixa de 800kg motor 2.0 e 1,5bar de pressão... é outra realidade de 60 a 70% das pessoas que quer um carro que melhore (neste caso foi dos 150cv pra uns 220 a 230cv com pressão baixa) sem comprometer o uso em baixa....se ele quizesse tirar 300cv eu iria optar por uma k16 ou similar...se quizesse mais que isso certamente optaria por uma ainda maior.... nunca disse que é pior só disse e sempre vou dizer que vc não pode simplesmente afirmar que num funciona e que vai quebrar....
claro que num ap2000 eu num usaria algo assim...mas pro audi/golf fica bom e não sou eu que digo... é cliente...inclusive ele acessou aqui e escolheu uma 525 com .82 de quente qdo deixou o carro ...e ele achou uma bosta.... até os 5.000 o carro vinha normal como um carro 1.8 20v...da? em diante ?ra muito melhor do que atualmente com a .36...mas ?ra melhor dos 5 aos 6.2k rpm ele preferiu perder isso e ter um carro que é melhor dos 1.200 aos 5.000 porque é a faixa que ele usa mais... simples assim...
não entende quem não quer... e fica com paradigmas de que o maior é melhor porque tá acostumado com um tipo de motor....e de peso de carro....
? a mesma coisa...já andou de passat turbo ?..... se vc usar uma turbina muito maior do que uma k16 ele fica tá ruim de baixa que é impossível usar ele com ar ligado e 5 pessoas dentro..... poxa um motor 1.8, 20v e num tem força... não num tem porque ele tem que arrastar mais de 1.350kg (fora os passageiros e o ar que roba do virabrequim)...bota esse motor num gol de 800kg...sem turbo e com taxa baixa vai acelerar na frente do passat.... sabe porquê ?...o passat precisa de turbina pequena porque sofre de falta de troque em baixa.... num vai ser usar 30? de ponto a mais do que original e sonda em 850mv que vai determinar ganhar mais que uns 8 ou 10%....
e provei na pratica que usando carca?a .36 num iria voar valvulas de escape ou amarrar em 4.500 porque temos engenharia correndo no sangue.... não fico com achismos ou paradigmas.... ou ? assim porque se monta assim ....
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me desculpem a ignor?ncia, mas mesmo olhando todas as explicações aqui memso aquela img q o igor bastos postou, naum consigo entender bem de onde tiram o valor do a/r e pq esse valor varia de fabricante para fabricante…
eu tinha uma .50 no meu carro, troquei por uma .60...mas visualmente me parece q a .60 é menor do q a .50...
a .50 usa eixo to4-e e minha .60 to4-b...se eu tivesse camera na hora da troca das turbinas colocava elas de lado e tirava uma foto pra vc s verem...
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a = area
r = raio
se pegarmos qualquer um dos caracois do turbocompressor, e o cortarmos em um raio a partir do dentro, o valor a é a área do duto do caracol neste corte, e o r é a dist?ncia entre o centro deste duto ao centro do rotor/eixo.
podemos trabalhar com o a/r das turbinas e compressores alterando cada uma das vari?veis individualmente, ou em conjunto:
aumentando apenas o a, teremos um a/r maior, e maior capacidade de fluxo devido ao aumento no duto do caracol.
aumentando apenas o r, teremos um a/r menor, e uma capacidade de fluxo semelhante (o duto do caracol permanece o mesmo), porém o comprimento do caracol será maior (menor) e isso acarreta um maior volume dentro do caracol, além de uma maior dist?ncia entre o duto e o dentro do rotor.
aumentando ambos a e r na mesma proporc?o, o a/r permanece o mesmo, porém em um caracol com volume muito maior, tanto pelo aumento na area do duto como pelo comprimento dele, que vai comportar maior volume no geral.
agora imagine: pegue um caracol qualquer, e então faça outro com a metade do a e também do r utilizado na construção do outro. o a/r destes dois caracois será exatamente o mesmo, mas o tamanho/vazão deles….
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caio…não monto carro pra tirar proibido (eu tenho total consciencia de que essa atividade é ilegal e assumo todas as responsabilidades pela minha citação),...monto pra melhorar o que o cliente acha de deficiente.... isso que vc jamais vai entender.... e é porque não quer....
pro dono de audi que usa ar-condicionado no dia a dia tem cambio longasso, motor 5vpc, taxa mais baixa (em relação a versão aspro) se vc usar uma turbina um pouco maior com certeza fica bom de alta...mas mata o uso cotidiano do carro... já cansei de dizer...vc tá acostumado com gol caixa de 800kg motor 2.0 e 1,5bar de pressão... é outra realidade de 60 a 70% das pessoas que quer um carro que melhore (neste caso foi dos 150cv pra uns 220 a 230cv com pressão baixa) sem comprometer o uso em baixa....se ele quizesse tirar 300cv eu iria optar por uma k16 ou similar...se quizesse mais que isso certamente optaria por uma ainda maior.... nunca disse que é pior só disse e sempre vou dizer que vc não pode simplesmente afirmar que num funciona e que vai quebrar....
claro que num ap2000 eu num usaria algo assim...mas pro audi/golf fica bom e não? sou eu que digo... é cliente...inclusive ele acessou aqui e escolheu uma 525 com .82 de quente qdo deixou o carro ...e ele achou uma bosta.... até os 5.000 o carro vinha normal como um carro 1.8 20v...da? em diante ?ra muito melhor do que atualmente com a .36...mas ?ra melhor dos 5 aos 6.2k rpm ele preferiu? perder isso e ter um carro que é melhor dos 1.200 aos 5.000 porque é a faixa que ele usa mais... simples assim...
não entende quem não quer... e fica com paradigmas de que o maior é melhor porque tá acostumado com um tipo de motor....e de peso de carro....
? a mesma coisa...já andou de passat turbo ?..... se vc usar uma turbina muito maior do que uma k16 ele fica tá ruim de baixa que é impossível usar ele com ar ligado e 5 pessoas dentro..... poxa um motor 1.8, 20v e num tem força... não num tem porque ele tem que arrastar mais de 1.350kg (fora os passageiros e o ar que roba do virabrequim)...bota esse motor num gol de 800kg...sem turbo e com taxa baixa vai acelerar na frente do passat.... sabe porquê ?...o passat precisa de turbina pequena porque sofre de falta de troque em baixa.... num vai ser usar 30? de ponto a mais do que original e sonda em 850mv que vai determinar ganhar mais que uns 8 ou 10%....
e provei na pratica que usando carca?a .36 num iria voar valvulas de escape ou amarrar em 4.500 porque temos engenharia correndo no sangue.... não fico com achismos ou paradigmas.... ou ? assim porque se monta assim ....
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você faz só um tipo de carro? só prepara carro pesado e carro de quem não acelera mais q 4500 rpm?
parece.
e tb parece que nunca viu um a3 feito mesmo, com turbo pra performance e com acerto de primeira (q alias ja foi mostrado um assim aqui no pp mesmo, com uma k27, e vc mesmo disse q até tentou por um turbo grande no motor de um a3/golf t mas não consegui deixar o carro com força em baixa suficiente pra enxer sequer 1 bar ou algo assim, pq sera?) , que não é morto em baixa e que gera potência digna do investimento feito no upgrade.
quanto a eu só andar em carro de 800 quilos com 1,5 bar vc tirou de onde essa informação?
logo de cara, todos carros do pessoal foram pesados em uma balança e nenhum deu menos que 1040 quilos.
turbo que vc pos num 1.8 20v nés usamos em 1.6 8v moderno (golf?s 1.6) e em celta 1.0. se acha q o celta ficou lerdo, venha e de uma volta.
você generaliza demais sobre as aplicações dos turbocompressores só pq na sua oficina vc antede (ao que parece) só um tipo de cliente e só um tipo de carro:
- cliente de idade que não acelera até o regime de potência maxima dono de carro pesad?o.
e mesmo assim pela sua concepção, carro pesado é condenado a não ter grande aumento de potência, ja q (tb pela sua teoria) não se poe turbo maior que .36 em carro um pouco mais pesado…
quanto a montar carro de fzr coisa errada isso não culpa do mecanico e sim do motorista dono do carro. inclusive nem sei de onde vc tirou mais essa de praticar essas coisas
alias, lembro de um omega (feito ai, segundo a reportagem) q saiu numa revista a uns anos, q o dono se gabava por atingir altissimas velocidades...q falava que era fortão e assustava os mais leves e tal...sera q ele tb não dava suas puxadas por ai?
lembro tb de um eclipse que foi feito ai a um tempo...
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me desculpem a ignor?ncia, mas mesmo olhando todas as explicações aqui memso aquela img q o igor bastos postou, naum consigo entender bem de onde tiram o valor do a/r e pq esse valor varia de fabricante para fabricante…
eu tinha uma .50 no meu carro, troquei por uma .60...mas visualmente me parece q a .60 é menor do q a .50...
a .50 usa eixo to4-e e minha .60 to4-b...se eu tivesse camera na hora da troca das turbinas colocava elas de lado e tirava uma foto pra vc s verem...
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a minha .50 é maior que a .60 do fluff…
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a minha .50 é maior que a .60 do fluff…
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vou repetir uma coisa q ja falei nem sei qtas vzs aqui no forum:
olhe uma turbina .50 e olhe um compressor .50.
olhando vc diz q o compressor é muito maior q a turbina. olhando de frente o compressor é mais alto e fino, ai vc repara q a turbina e baixa e larga.
simples, sem misterio e sem charada.
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você faz só um tipo de carro? só prepara carro pesado e carro de quem não acelera mais q 4500 rpm?
parece.
[\quote]
não… mas pra esse perfil (dono de audi e golf turbo) a maioria não admite perder torque entre 2.000 e 3.000rpm
e tb parece que nunca viu um a3 feito mesmo, com turbo pra performance e com acerto de primeira (q alias ja foi mostrado um assim aqui no pp mesmo, com uma k27, e vc mesmo disse q até tentou por um turbo grande no motor de um a3/golf t mas não consegui deixar o carro com força em baixa suficiente pra enxer sequer 1 bar ou algo assim, pq sera?) , que não é morto em baixa e que gera potência digna do investimento feito no upgrade.
já vê e em todos os casos perderam substancialmente antes dos 3.000rpm o que a maioria não quer…inclusive neste caso do golf ele leu aqui que uma .82 com eixo 525 deixaria a pegada perto dos 3.000rpm...alertei que não funcionava assim... e ele insistiu...
já montei com k16 e a pegada fica perto dos 3.000...acima dos 2.000 que vem do original e totalmente aceitável... mas depende do cliente....tem quem não queira perder nada em baixa...
qto ao investimento...já montei audi e golf a dar com pau com cerca de 280cv na roda com menos de 1,2bar no alcool usando k16....são algo perto de 320cv no motor.... perto do limite fisico dele (que são uns 350cv com segurança) o máximo que tiro sem usar peças forjadas
quanto a eu só andar em carro de 800 quilos com 1,5 bar vc tirou de onde essa informação?
logo de cara, todos carros do pessoal foram pesados em uma balança e nenhum deu menos que 1040 quilos.
vc pode pesar aonde quiser… a fabrica declara que uma saveiro caixa pesa cerca de 820kg... da mesma forma que declara que um golf pesa cerca de 1.250kg... se pesou a saveiro pese o golf pra ver qto deu....
turbo que vc pos num 1.8 20v nés usamos em 1.6 8v moderno (golf?s 1.6) e em celta 1.0. se acha q o celta ficou lerdo, venha e de uma volta.
não preciso…sei do que se pode e do que não se deve usar... caso vc não tenha lido da primeira vez (como vc alega que eu num fa?o) é bem diferente um carro com taxa alta pra gasolina (mas condizente com alcool e turbo) de um carro com taxa de gasolina com turbo .... vai sair um pouco mais de energia pelo escape pra girar o a turbina né ?
você generaliza demais sobre as aplicações dos turbocompressores só pq na sua oficina vc antede (ao que parece) só um tipo de cliente e só um tipo de carro:
- cliente de idade que não acelera até o regime de potência maxima dono de carro pesad?o.
não caio, vc é que não percebeu que eu falo apenas a excessão…. vc prega como se fosse uma verdade absoluta....eu digo que sim existe excessão... não ache que iria usar uma .36 num ap2000 com cabeçote feito... ou uma k03 num omega 4.1 pra ter pegada.... apenas qdo vc coloca que tem que ter isso ou aquilo ninja eu me sinto na obrigação de dizer que na pratica não é tudo maravilha...existem as excessões.... qdo falo em golf, audi, marea são excessões porque já são turbo de fabrica e aceitariam as pressões que vc usa no alcool mantendo gasolina.... e com confiabilidade....
não sou amador, não sou idiota...sei bem o que diferencia usar uma turbina que não restrinja o escape e tenha uma excelente ilha de efici?ncia pra pressão e vazão (o que vc sabe na pratica eu sei da pratica e de teoria) de uma que vai render menos, mas vai atender ao cliente que não quer um motor que só encha realmente forte após os 3.500rpm
e mesmo assim pela sua concepção, carro pesado é condenado a não ter grande aumento de potência, ja q (tb pela sua teoria) não se poe turbo maior que .36 em carro um pouco mais pesado…
não…. apensa eu sei que carro pesado precisa fazer um escolha.... se quiser melhorar a média do regime de rpm utilizável vai usar uma turbina menor do que um que priorize apenas o desempenho máximo...simples assim... vc é que não entende isso.... não existe escolha facil.... nm carro que não é turbo a fabrica já se encarregou de fazer um motor que se lcomove sem ela e o turbo só ajuda... num carro turbo de fabrica a mesma conta com a vazão de ar já em baixa rpm pra dar o torque necessário pra se locomover...
alias, lembro de um omega (feito ai, segundo a reportagem) q saiu numa revista a uns anos, q o dono se gabava por atingir altissimas velocidades…q falava que era fortão e assustava os mais leves e tal...sera q ele tb não dava suas puxadas por ai?
dava sim…. o que vc ainda não entendeu é que toda vez que falo de turbinas menores é pra deixar claro que elas existem e são usadas por algum motivo.... eu não estou aqui pra instalar o que eu quero, estou aqui pra escutar e elaborar um projeto que atenda o que o cliente deseja.... se ele me falar que quer tirar a máxima potência possível de sua audi turbo vou lhe dizer francamente que se ele optar por uma gt28rs vai ter os dois mundos, mas vai pagar caro por isso...se num puder bancar e ainda assim quiser a máxima potência vamos brincar de k27 pra cima...ou mesmo uma hibrida garret.
pra definir e acabar com essa discussão idiota.... nunca fui contra turbina grande...sou contra turbina grande demais, nunca fui contra potência sou contra não ter torque em rotação baixa suficiente pra agradar ao uso di?rio.... simples...
se vc tem um motor 4.1 geralmente não vai chegar na oficina e pedir um kit pra melhorar torque (a menos que seja blindado o que já fiz) aí vou usar uma turina grande... se vc chegar aqui com um ka com motor endura 1.0 que é péssimo de baixa ou te aconselhar uma turbina que melgore o que o carro é ruim...de baixa, mesmo que deixe de ganhar em alta (d???? afinal eu sei que ganha menos com carca?as quentes menores e eixos maiores), se mesmo assim ele insistir em usar algo maior beleza... é ele quem quer.... só num posso generalziar dizendo que sempre uma .82 quente vai atender a um motor 1.8 forte... como disse...se é um ap800 que tem 10:1 de taxa e geralmetn se usa com cambio de um motor feito pra puxar cerca de 1.000kg com 15mkgf de torque com sufici?ncia... beleza.. até vai dependendo do resto...s e? pra um motor 1.8 20v com taxa de 9,2:1 num carro que pesa mais de 1.250kg (sem passageiros ou som) com cambio longo (pois foi projetado pra ter um turbina gerando 20mkgf já a 2.000 e sem a mesma vai gerar uns 16mkgf no máximo nessa condição) vou aconselhar a pensar no outro assunto (de não perder em baixa)...simples
exaustivo de escrever, mas simples... não entende quem não quer.... ou quem faz questão de achar que só existe ap na terra...
lembro tb de um eclipse que foi feito ai a um tempo...
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esta discussão está tomando contornos rid?culos… tem ertas coisas que agente brinca, pra espezinhar (mas na boa, sem brigas de verdade) que são como 2+2 , de tão ?bvias.
nesse caso, não é como , é exatamente isso: a/r é simplesmente área dividida pelo raio, ou seja, é possível e ocorre, como visto na foto, que um turbo tenha um a/r igual ou até maior, mas que seja menor, tanto em tamanho, como em fluxo, como em volume.
? simplesmente dividir um número pelo outro, e poxa, com um mínimo do mínimo do mínimo de perspic?cia, qquer pessoa percebe que sendo assim, uma mesma medida de a/r, pode ser designada é turbos de tamanhos muito diferentes, sendo (repito, olhem a foto) as vezes o a/r maior, um turbo menor e menos capaz, inclusive de maior pegada
nosso amigo hernani explicou perfeitamente. é isso, só isso, mais nada.
como disse o jr: .50 = 1/2 = 2/4 = 120/240 = 56/112
? uma informação limitada, quando não se traz mais dados, do tipo: .42 fria da fam?lia t3 , ou .48 fria da fam?lia t2 . quando se diz isso, as pessoas entendem que é um turbo com raio pequeno no caso da t2, ou com raio maior no caso da fam?lia t3. logo, se o a/r é o mesmo, sabe-se que a t3 flui mais, pq trata-se de um raio maior, logo uma proporção maior.
dizer apenas o a/r, sem descrever ou o r ou o a, ou a fam?lia do turbo, não diz exatamente nada
fulano usa .33 , é o mesmo que dizer nada, se não disser que é uma garret da fam?lia microsc?pica. pode ser uma .36 da série t2, o que já é maior. e se existir uma .36 da fam?lia t3 (não sei se existe, nunca vi) será maior ainda, proque os raios são maiores, e o raio, é o que se pode perceber visualmente quando vc olha uma carca?a e enxerga que seu di?metro é maior.
se vc está vendo dois turbos com o mesmo a/r, sendo um pequeno e o outro grande, é claro que o grande flui mais, pq é grande, não pq o a/r é x ou y . tem de desmembrar a de r, para saber exatamente do que estamos falando
cristo é simples, qual o caso???????????