Turbinas borgwarner…
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vou educadamente e em prol do forum me furtar a responder mais qualquer coisa neste tópico
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pois é. mas fique sabendo que eu compartilho da tua abordagem.
acho que é realmente muito fácil fazer um motor forte e só, fácil mesmo. os desafios sempre consistem em casos onde se quer ou precisa juntar características opostas e obter um compromisso ideal, seja do ponto de vista técnico, como do ponto de vista da satisfação do cliente, seja ele uma pessoa ou uma fábrica.
qquer pessoa que fale de motor forte 4 cilindros e esteja falando de menos de 600 hp numa configuração de pseudo-arrancada , está anos luz atrás da vanguarda.
cerca de 20 anos atrás, já existiam motores de 4 cilindros e 2 lts baseados em blocos de produção, como os nossos com mais que essa potência, torque plano e capacidade de rodarem mais de meia hora com o po embaixo. hoje esse patamar está na casa dos 800~900 hp. essa é a vanguarda.
se vc busca potência máxima, ou vc tá nessa casa, ou vc é apenas mais um na preparação.
estabelecer par?metros e trabalhar dentro deles, é um verdadeiro desafio de engenharia, requer intelig?ncia, perspic?cia e testes.
colocar 350 hp num motor turbo, é fácil, basta comprar as peças certas e montar. e depois aguentar a quebração de coisas no carro.
agora, um desafio interessante jr: qual o valor mínimo que se conseguiria para fazer um kit estilo apr para um carro 1.0 flex moderno?
essa é uma coisa que me interessa…
qual teu palpite?
ab?
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simples motivo: em preparação não existe m?gica. ou a coisa rende potência ou a coisa não rende potência. não adianta insistir pq não vem cavalaria qdo se usa um turbo menor do que o correto para um motor.
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não é esse o motivo.
ab
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então qual é o outro motivo?
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uma dica: está relacionado com separar o a do r…
ab?
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tenho duas coisas a dizer sobre essa discussão:
- o turbo assim como os demais componentes do motor devem ser dimensionados pensando na potência máxima. ou seja, é besteira vc usar biela de tit?nio se o teu motor produz no máximo 200 hp. da mesma forma, é perca de efici?ncia e dinheiro usar um turbo gigante que pode render bem até 700 hp se vc deseja apenas 200 hp. saber casar os componentes e atinjir a potência requerida sem estar superdimensionado é o grande lance da preparação. como já disse em outra discussão, um pedreiro até levanta uma casa sem o projeto do engenheiro, mas certamente vai gastar o dobro de cimento e vai demorar o dobro do tempo.
criticar as turbinas só por serem pequenas sem nem ao menos ver o que o gr?fico delas nos diz, é precipitação e sinal de radicalismo. cada produto tem o seu destino certo e num pa?s infestado de motor 1.0, elas terão clientes cativos.
- depois de ver o que um v8 aspirado é capaz de fazer, tanto faz o tamanho da turbina que vc usa.
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estabelecer par?metros e trabalhar dentro deles, é um verdadeiro desafio de engenharia, requer intelig?ncia, perspic?cia e testes.
colocar 350 hp num motor turbo, é fácil, basta comprar as peças certas e montar. e depois aguentar a quebração de coisas no carro.
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colocar um turbo minusculo e fazer um carro andar mais rapido que antes tb é coisa facil e qualquer um é capaz de fazer e ainda deixa o dono do carro contente, geralmente qdo o dono é 101% leigo e nunca andou em carro turbo certinho em equipamentos.
quanto a e depois aguentar a quebração de coisas no carro. isso varia de carro pra carro e de motorista pra motorista.
tem cara q pega o carro hj na oficina e hj mesmo ja quebra todos os coxins, em contrapartida tem cara que fica um ano sem fazer nada no carro. aparece as vzs pra tomar um caf?…pra trocar o oleo do motor...
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tenho duas coisas a dizer sobre essa discussão:
- o turbo assim como os demais componentes do motor devem ser dimensionados pensando na potência máxima. ou seja, é besteira vc usar biela de tit?nio se o teu motor produz no máximo 200 hp. da mesma forma, é perca de efici?ncia e dinheiro usar um turbo gigante que pode render bem até 700 hp se vc deseja apenas 200 hp.
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com certeza. assim como é besteira montar um motor pra rodar no limite, com um turbo menor no que dá e rodar sempre no talo, no limite do rotor.
saber casar os componentes e atinjir a potência requerida sem estar superdimensionado é o grande lance da preparação. como já disse em outra discussão, um pedreiro até levanta uma casa sem o projeto do engenheiro, mas certamente vai gastar o dobro de cimento e vai demorar o dobro do tempo.
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quero ver um engenheiro erguer uma casa sem as correções feitas por um mestre de obras
criticar as turbinas só por serem pequenas sem nem ao menos ver o que o gr?fico delas nos diz, é precipitação e sinal de radicalismo. cada produto tem o seu destino certo e num pa?s infestado de motor 1.0, elas terão clientes cativos.
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o dia em que os graficos forem feitos pra um determinado motor e a discussão for em cima desse motor, ai sim concordo contigo e o mundo será um lugar muito melhor pra se viver