Botando os pingos nos i
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explico caio…
teve gente me mandando e-mail criticando que eu dizia que só .36 em eixo apl525 é que funciona entre outras coisas...não é verdade... já repeti diversas vezes aqui... isso não é recomendação minha, foi em alguns projetos o unico meio de se mudar a configuração mecânica que já havia (uma turbina apl525 com eixo .82 pulsativa) que não agradava ao cliente em pegada... a única solução que atingiu a meta desejada foi a .36 (neste eixo)...mas não é o que sempre recomendo.
em alguns casos até recomendo de cara essa configuração porque sei que o cliente pode depois com baixo custo trocar apenas a quente se quiser melhorar o carro ou usar mais pressão...
qto ao resto é auto-explicativo...teve gente que mandou pra criticar (tanto eu qto a vc)...teve quem mandou pra elogiar .... me senti no direito de responder a todos via e-mail já que alguns não se identificaram pelo nick aqui do forum...
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explico caio…
teve gente me mandando e-mail criticando que eu dizia que só .36 em eixo apl525 é que funciona entre outras coisas...não é verdade... já repeti diversas vezes aqui... isso não é recomendação minha, foi em alguns projetos o unico meio de se mudar a configuração mecânica que já havia (uma turbina apl525 com eixo .82 pulsativa) que não agradava ao cliente em pegada... a única solução que atingiu a meta desejada foi a .36 (neste eixo)...mas não é o que sempre
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certo.
? que só vemos (pelo menos aqui no forum aberto, ja em off não sabemos) você receitar .36 pra quase todo motor independente da cilindrada em prol de torque e em sacrif?cio da potência.
você que conhece muito sobre remapeamento, que consegue transformar um pesado (e let?rgico em baixa rotação) tempra 16v num rápido esportivo que rende mais do que um a3t 150 (se você não se lembrar que carro ?, eu te lembro) com certeza é capaz de usar artif?cios na curva de avanço de ignição na fase aspirada de forma ao motor acordar cedo, e logo após o turbo se fazer presente, maneirar com o tal avanço de forma a não ter detonação. e da mesma forma se faz com a injeção de combustivel.
sei que isso é possivel por ter acompanhado de perto (de frente ao computador, operando um simples epw2) o remapeamento de chip de golf 150 e a3t 180 com up-grade de turbo, onde se trocou as kkk k03/s por modelos maiores em tudo, eixo, carca?as e rotor ficando praticamente uma apl 525 vitaminada .
carros esses que os donos eram leigos de tudo, só queriam que os carros andassem mais quando acelerasse. e era isso que eles conseguiam.
nunca andei ou vi um a3 com .82 + eixo 64mm. deve ficar um turbo lag só. nisso que entra as combinações de setup, os esquemas (que só você parece ter repulsa de escutar essa palavra, só não sei o pq) de cada preparador.
sou da seguinte linha de pensamento: se um cara é capaz de fazer render, então todos tem que ser capazes, claro que no limite de gastos de cada um na compra de equipamentos. todo mundo tem as mesmas ferramentas b?sicas graças a deus. dois olhos, dois bra?os, duas pernas.
fico inconformado quando leio aqui no forum o pessoal se queixando que gastou um dinheiro do?do e o carro não anda…o carro só da problema...o carro não anda e ainda só da problema.
porque isso? por falta de informação, e informação é um dos objetivos de um forum.
se eu ver alguem querendo fazer algo que eu ja fiz e me dei mal, me sinto na obrigação de ir até o fim, de discutir com quem aparecer pela frente, mas fazer de tudo pra pessoa não passar pelo que eu passei.
sou assim mesmo, paciência.
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hehehe é pra tirar essa impressão de que só recomendo .36 é que acabei escrevendo isso…. qdo vc recomenda algo que acho certo não comento (não tenho h?bito de floodar porque sie que atrapalha mais que ajuda), qdo recomenda algo que pode ter outra opção (como é o caso da .36 devido a algum tipo de requisição especial do cliente) eu coloco, mas é uma opção ...sempre deixei claro isso...
no caso do astra 2.0 16v eu deixei claro que usar uma 525 com .36 daria a máxima pegada pra este eixo e não amarraria o motor pois a potência que o motor admite é baixa (não se fala em muito mais do que 300cv o que se atinge com bem enos de 1bar)...se quiser melhorar depois basta trocar a carca?a quente por uma maior (mas aí o miolo tem que ser retrabalhado...e é mais caro do que trocar a carca?a né é hehehe).
já se usar uma 525 com .82 vai ter um ganho de potência com a mesma pressão só que vai pegar mais tarde (que o cliente foi enf?tico em dizer que não queria...ele pediu entre 2.500 e 2.700) então não atende aos crit?rios de projeto...se ele abrir a meta pra algo mais po no ch?o beleza...se não abrir não tem jeito mesmo sabendo que aumentar um pouco a pegada não mataria este carro (pois foi feito pra ser aspro...turbina só vai melhorar, num upgrade de turbo tem que lembrar que o desempenho em baixa e média foi projetado pra ter algum sistema ajudando na admissão..se o rendimento nesta situação mudar pode comprometer o que o cliente deseja)
vamos mudar de figura... se recomendar uma apl240 com carca?a .62 fica legal...ms limita no futuro se o cliente for forjar o motor (a? pode suar o que quiser - se for o projeto- de pressão e o eixo apl240 já não serve)
se usar uma k16 pro nivel de potência que ele pediu atende....e tem bo apegada....mas se qiuser tirar mais um suquinho de potência vai cair em k?s maiores heheheh
nunca falei que gosto de turbo minusculo...só que gosto mais de pegada do que de potência em pico.... sexta testei um carro com 0,7bar que é forjado (ainda vai amaciar o motor) no dina.... 231cv - na roda - a 5.000rpm porque a embreagem patinou nesta rotação (de cer?mica - inesperado, mas vai pra garantia)na tocada que ia ia passar do corte com potência (7.000) crescendo ainda....sinal de que o sistema foi dimensionado pra máxima performance (como o cliente havia pedido) e no mesmo caminho que vc recomendaria....
tenho um cliente que veio aqui de outra oficina...omega 4.1, blindado, autom?tico... andava com 1bar e o dono veio aqui seguno ele pra melhorar o carro...
bem o melhorar pra ele foi usar uma turbina bem menor pra dar mais torque em baixa por 2 motivos:
1- o cambio autom?tico dele não aguentava e patinava...de que adiantava ter uns 320cv na roda se com muito menos que isso o cambio abria o bico (o que custa caro pra consertar)
2- o cliente queria um carro pra segurança (fugir no caso de assalto) e pra viagens (segundo ele viagaja em 5 pessoas e mais bagagem), mas a média ?ra baixa (de 100 a 120km/h) só que as ultrapassagens eram criticas e exigiam muita per?cia (baixar no cambio manualmente uma marcha pra encher o motor e rezar muito pra não ter um cmainhão na frente) então o que ele queria era torque o máximo possível até uns 3.500rpm...acima disso o motorista particular nem usava proque baixava o conforto do dono do carro...
sacou como ?ra uma exig?ncia diferente do que se tem por aí em oficina de preparação ?
qual foi a solução...usamos uma turbina miuto, mas muito menor do que eu usaria normalmente (que ?ra similar a que já estava no carro).
o dono não queria mais potência do que uns 200cv...o que interessava pra ele ?ra ter uns 50mkgf de torque desde uns 2.500/3.000rpm porque ?ra nessa faixa de rotação que ele viajava e precisava de resposta.
comparativamente seria como eu recomendar uma .36 com apl240 num motor 2.2...certamente limitaria a potência, mas a faixa de 2.000 a 4.000 seria privilegiada....mas...pra quem num usa acima disso nem ia sentir a diferença.
mas já aconteceu o contrário.... já veio aqui um golzinho 2.0 com k03 e 0,8bar de pressão...turbina pequena, pegava rápido dono queria mais potência e num vinha mesmo se atochasse pressão pois a ilha de efici?ncia da pobre k03 já tinha ido pro saco... no fim fez outro coletor de escape, outra sa?da, outra turbina e teve o resultado que queria... só que qdo ele montou o outro preparador seguiu exatamente o pedido dele...maior pegada em baixa possível...e o que 99% das pessoas falam qdo vão montar: ah..eu quero pouca pressão...só pra espirrar...vó um kit mais barato (se bem que usando uma k03 se num for roubada ou usada num tem como sair barato) aí saem come quipamento mal dimensionado porque não foram honestas com quem fez o projeto... e isso com medo de gastar mais no inicio.
resumindo... não tenho medo de desenvolver pro cliente o que ele deseja... mesmo que não seja todo o potencial....
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olha galera uma coisa o overspeed tem raz?o, depedende de cada tipo de preparação e projeto ele esta certo não tiro a raz?o…
pois cada cliente procura um tipo de configuração.
algum querem ter um carro com + de 500cv ai ja sabe o que tem que usar...
outro cliente ja pede um carro ligeirio de saida e tal ai ja entra outra configuração.
bem isso devemos repensar... cada caso e um caso cada cliente tem uma escolha de configuração....
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tá um tempo sumido do pp, ppor isso não tenho acompanhado muito o q tá rolando..
mas cadakra curte um jeito diferente de dirigir…
eu curto motor + girador...tem gente q curte voitão torcud?o....
não dá pra vender a mesma coisa pra kda um de nés...
o que é um tesão pra mim pode ser muito sem gra?a pra outro...
? interessante q me vendam algo q tenha a ver comigo..senão o kra vai me perder com cliente pra sempre...
kda um vai olhar o carro do outro pelo seu ?ngulo..se um preparador cair neste lugar comum vai ficar ?s mingu?s com 2 ou 3 clientes gato-pingados até fechar as portas...
o junior sacou isso e tenta fazer o q o kra pede...
no cpt esta postura dele vem agradando é galeral? a gente tem um perfil menos voltado é busca por limites de potência...cai com uma luva pro gosto do pessoal
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pois cada cliente procura um tipo de configuração.
algum querem ter um carro com + de 500cv ai ja sabe o que tem que usar…
outro cliente ja pede um carro ligeirio de saida e tal ai ja entra outra configuração.
bem isso devemos repensar... cada caso e um caso ? cada cliente tem uma escolha de configuração....
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sempre cada caso é um caso. aqui no forum até hoje não vi ninguem pedir ajuda pra fazer um carro anti-sequestro e sim pra ter mais rendimento.
?… o overspeed é vendedor. ele vende o que o cliente quer, com um olho no futuro. ele monta carro pro cliente, não pra competição. de fato são dois conceitos muito diferentes.
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me diz onde você viu alguem indicando preparação para competição sem o usuário ter pedido.
eu mesmo não me lembro de ter dado dicas pra montar um carro de competição pra alguem nesse forum.
?… o overspeed é vendedor. ele vende o que o cliente quer, com um olho no futuro. [snapback]283990[/snapback]
isso tem duas margens para interpretação.
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over, sinceramente, o que eu mais vejo é vc indicando a .36.
eu não te mandei email, mesmo porque eu não iria discutir gostos por email.
concordo bastante com o que vc escreveu, quem é o cliente é o cara que quer turbinar e é o gosto dele que vc tem que agradar, mas eu vivencio o fato de ter um carro pesado, com turbina grande com muita pegada e torcudão (só não gira mais por causa do corte em 6200). parece mentira, mas nem vou fazer os outros acreditarem. acredita quem quiser.
[] s
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over, sinceramente, o que eu mais vejo é vc indicando a .36.
eu não te mandei email, mesmo porque eu não iria discutir gostos por email.
concordo bastante com o que vc escreveu, quem é o cliente é o cara que quer turbinar e é o gosto dele que vc tem que agradar, mas eu vivencio o fato de ter um carro pesado, com turbina grande com muita pegada e torcudão (só não gira mais por causa do corte em 6200). parece mentira, mas nem vou fazer os outros acreditarem. acredita quem quiser.
[] s
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**### post editado ###
amigo, por favor, va com um pouco mais de calma.**
alias, preparação vai muito tb do papo do preparador , da filosofia do cara, tem gente que se contenta com pouco, que se assusta com pouca coisa.
um exemplo figurado:
tem gente que acha que ? ? isso é muuuito violento :
…
ja outras pessoas... consideram isso como sendo violento de verdade:
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