1o carro turbo
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se passar as bielas de kombi, agente calcula a taxa resultante.
mas tem muitas diferenças no aspro mais fortinho e no turbo, principalmente no tocante a cabeçote e comandos.
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ah, di?metro tb né… senão n dá pra fazer a conta.
ab
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opa… com essa receita de milenove (pistão 2.0 gasolina carburado e vira de 1.8), sua taxa já vai ser menor que os 8,5:1 originais do ap 2.0 gasolina, mesmo com estes 2,5mm a menos do bloco.
usando bielas de kd (que tám 136 mm em vez dos 144mm das originais de ap), vai baixar mais ainda essa taxa.
você já deve conhecer isto, pois anda de aspirado, e como dizem temque tirar leite de pedra , mas com bloco e/ou cabeçote rebaixados, é necessário reenquadrar o comando de válvulas com uma polia regulável.
ps: para overspeed, se ler isto, dá uma conferida no seu inbox que deve ter uma mp minha importante estou aguardando sua resposta.
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e ai pessoal
to pensando em montar um turbo basico p/ usar no meu golzinho.
vou aproveitar meu bloco 1.9 de aspro q foi rebaixado em 2,5mm. minha ideia é usar pistao 82,5mm gasol vb 1.8 e bielas de kombi. cabeçote 2.0 std a gasolina.
acho que a taxa nao ficara muito alta certo ? ideia é usar 0,8kg e um booster p/ 1,5 1,8 kg.
meu kit vai ser comprado pronto da ta com turbina mp .50/.48 pulsativa
alimenta?ao será um 3e vw e um bico mono.
minhas duvidas sao.
1- o que melhorar no cabeçote é motor turbo tem o mesmo retrabalho que o aspro ? val grande, angulos, sedes, dutos…
2- alimenta?ao. usando esse bico extra, nao precisarei andar com o carro gordo certo é sendo assim, terei um carro liso em baixa, mas quando for exigido o bico entrar? em aíao.... como posso controlar ele ?
3- sobre o bloco.... uns dizem p/ eu nao usar esse bloco, outros dizem que nao tem problema... e ai ??? quais os riscos em usar um bloco faceado em 2,5mm ?
agradeão pela ajuda
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caixa quente pequena, vai precisar de um eixo grande e consequentemente pesado. o mais interessante seria usar uma caixa quente maior de forma a ter a vazão ideal dos gases e poder usar um eixo menor, mais leve e de resposta mais rápida de forma a não ter lag te incomodando.
cabeçote de aspro e turbo tem diferenças. tem que ver o q foi feito no teu cabeçote pra descobrir até que ponto ficará bom no turbo.
preparação un?nime em cabeçote de turbo é caprichar nas valvulas de escapamento. cabeçote top pra rua e arrancada usa válvulas 40 x 35 ou 40 x 36, com ?ngulos de 30?/45?/60? na admissão pelo menos. pra vc ter ideia, meu cabeçote trabalha com 4 angulos na admissão e 3 no escape, sempre com valvulas em aão inox.
bico extra é desnecessário desde que se tenha um bom preparador ajustando o seu carburador. basta a pessoa saber lidar com econostatos e pronto, sua alimentação extra pra alta/carga ja ta garantida.
todo 1.9 aspirado ou turbo com 8,5 de taxa tem bloco rebaixado. não tem problema algum nisso. tem gente que pode te falar que tem q usar correia especial e os cambau. isso é conversa. a única correia q te aconselho a trocar é a do alternador/bomba d`agua por uma um pouco mais curta, tipo a de chevette.
meu bloco foi rebaixado em 2 mil?metro e só isso que teve q ser mudado.
pra saber a taxa exata, sem chutes que podem lhe custar o motor todo, o mais seguro é cubicar o cilindro por cima do pistão e cubicar o cabeçote, pra saber exatamente qto tem de espaço ali.
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por favor, me passa a taxa que vc tava usando antes e? comprimento das bielas de kombi, que sempre esqueão (não costumo me lembrar do que não gosto…? )
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eu tambem não gostava , nunca tinha andando num carro bem montado usando essas bielas e ia pela conversa de terceiros.
até que andei e vi que não era nada a ver com o que tanto falavam de mal.
hoje eu gosto e ainda recomendo dependendo do projeto do carro da pessoa
ps: mais uma pessoa (um grande conhecido amante da marca vw) que não gostava, que na verdade odiava essas bielas, viu e comprovou que não é o que parecia ser.
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eu sei quem eh
mas caio, na moral, esse negocio das bielas vai mto de pessoa pra pessoa… dependendo do projeto, como vc mesmo disse, eh uma solucao
se a pessoa que montar souber dos contras e pros de se usar bielas mais curtas, otimo soh nao adianta falar que eh melhor, ou que da na mesma .. ae nao vale
abs
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blz pessoal, vou dar andamento no projeto… acho q vou procurar um cabeçote de 2.0 mecanico std e começar a desenvolver do inicio, assim deixo guardado meu cabeçote (aspro) montado com admissao e buras...
essas valvulas de 36mm sao originais de qual carro é andei pesquisando sobre valvulas em inox... to afim de montar com elas... achei por r$ 50,00 cada... é o preão ?
essas bielas de kombi sao as mesmas do md é qual a numera?ao que tem que ter essas bielas (resistencia )
tem algum tipo de rela?ao. taxa x pressao turbo é 8,5 de taxa uso com segurança uma pressao até 2kg. 10 de taxa uso até 1,2kg... por exemplo ??
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eu sei quem eh
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essa pessoa é de respeito, catequizou muita gente contra essas bielas, inclusive eu. e agora foi minha vez de mostrar que nem tudo é o que parece. o legal é q a pessoa viu e acreditou.
mas caio, na moral, esse negocio das bielas vai mto de pessoa pra pessoa… dependendo do projeto, como vc mesmo disse, eh uma solucao
se a pessoa que montar souber dos contras e pros de se usar bielas mais curtas, otimo soh nao adianta falar que eh melhor, ou que da na mesma .. ae nao vale
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claro, se for pra montar uma usina, com seu 500cvs pra cima, ai sim, manda ver nas forjadas.
qto aos prós e contras , tem em tudo. só que muitos dos contras podem ser contornados com um pouco de conhecimento na montagem de um motor.
chegar e jogar as peças pra dentro não vira, nem com bielas de +144mm forjadas.
alias, pergunta pro nosso amigão se ele notou alguma aspereza no motor de 92,8 de curso e com bielas de 136mm girando mais de 7450 rpm.
se isso não serve de prova pra vcs largarem mão de serem cara fechada pra soluções alternativas, paciência, só lamento
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blz pessoal, vou dar andamento no projeto… acho q vou procurar um cabeçote de 2.0 mecanico std e começar a desenvolver do inicio, assim deixo guardado meu cabeçote (aspro) montado com admissao e buras...
essas valvulas de 36mm sao originais de qual carro é andei pesquisando sobre valvulas em inox... to afim de montar com elas... achei por r$ 50,00 cada... é o preão ?
essas bielas de kombi sao as mesmas do md é qual a numera?ao que tem que ter essas bielas (resistencia )
tem algum tipo de rela?ao. taxa x pressao turbo é 8,5 de taxa uso com segurança uma pressao até 2kg. 10 de taxa uso até 1,2kg... por exemplo ??
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as de kombi não são as mesmas dos md, são parecidas nas medidas, mas a resist?ncia é outra.
as valvulas em inox que o pessoal usa em cabeçotes trabalhados não custam nem metade que esse valor. é q no brasil é assim, vc paga pelo resultado final do trabalho todo e não pelo custo em si da peça.
o que se tem como quase regra é que até 25:1 de taxa din?mica os pistões da mahle p/ alcool aguentam desde que não tenha detonação e mistura pobre.
e que até 28:1 de taxa din?mica as bielas de kombi diesel aguentam sem medo.
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conheão o resultado. é mim não agrada não.
pra quem quer hp e não quer gastar, td bem. aí é outra coisa.
mas tem inconvenientes.
sem mais.
ab?
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bom saber q tem diferença entre as bielas um preparador aqui da volta disse q sao exatamente iguais vou procurar por bielas de kombi entao.
tbm to levando muito em conta o custo x beneficio
ontem conversei com o preparador, e ele quer pq quer usar uma .42/.48 é a que ele usa em todos motores turbo que monta. tanto 1.6 a 2.1 tudo com a mesma receita. minha preocupacao é colocar uma turbina grande .50/.58 pulsativa e ter um lag mto grande em relacao a essas apl s….
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as de kombi não são as mesmas dos md, são parecidas nas medidas, mas a resist?ncia é outra.
as valvulas em inox que o pessoal usa em cabeçotes trabalhados não custam nem metade que esse valor. é q no brasil é assim, vc paga pelo resultado final do trabalho todo e não pelo custo em si da peça.
o que se tem como quase regra é que até 25:1 de taxa din?mica os pistões da mahle p/ alcool aguentam desde que não tenha detonação e mistura pobre.
e que até 28:1 de taxa din?mica as bielas de kombi diesel aguentam sem medo.
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a única diferença entre as bielas da kd pras bielas do md é o diametro do colo, pode por duas lado a lado pra confirmar. são exatamente iguais, só muda a usinagem do colo mesmo.
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bom saber q tem diferença entre as bielas um preparador aqui da volta disse q sao exatamente iguais vou procurar por bielas de kombi entao.
tbm to levando muito em conta o custo x beneficio
ontem conversei com o preparador, e ele quer pq quer usar uma .42/.48 é a que ele usa em todos motores turbo que monta. tanto 1.6 a 2.1 tudo com a mesma receita. minha preocupacao é colocar uma turbina grande .50/.58 pulsativa e ter um lag mto grande em relacao a essas apl s….
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pois é, muita gente confunde, as bielas tem o mesmo comprimento mas não a mesma resistencia. ai o cara monta o motor com bielas de md, entorta as bielas e sai dizendo que biela de kombi não presta. ja vi isso e partindo de um conhecido preparador em sp q montou um carro pra la de famoso pelas modificações estáticas q ele tinha. e com isso até hj o cara fala mal de bielas de kombi…
quanto ao turbo, .48 até vira, mas sabe que vai ficar muito limitado pro teu motor, vc ta pondo bielas fortes, fazendo um motor fortinho, e da dá ver um turbo desse naipe ali no coletor de escape.
.58 não é grande, foi-se o tempo. lembra que antigamente, turbo pra ap era só apl 240? então, as pessoas foram aprendendo a acertar os motores sem ter que ficar bitolados a turbos muito pequenos que praticamente fazem o carro andar sozinho mesmo sem um acerto de qualidade, mas rende pouco.
sem contar q motor 1.9 tem um folego extra em relação aos 1.8...
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a única diferença entre as bielas da kd pras bielas do md é o diametro do colo, pode por duas lado a lado pra confirmar. são exatamente iguais, só muda a usinagem do colo mesmo.?
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exato, visualmente são iguais. não me lembro bem, mas o furo do pino tb tem uma diferença no di?metro, não lembro direito.
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olha cara, para calcular a taxa vc deve saber a conta:
primeiro determina a cilindrada unit?ria:
cu = [(raio do pistão)(raio do pistão)] * curso do pistão / 1000
cu = [(41,25 * 41,25) * pi] * 86,4 / 1000
cu = 461,86 cc
para 15:1 de taxa, seria uma c?mara de 32,99 cc.
para a taxa em si:
tx = (cu + vol c?mara) / vol c?mara
tx= (461,86 + 32,99) / 32,99
tx = 15:1
com as bielas de kombi, acrescenta-se um volume de 42.74 cc
(82,5 de di?metro x 8 de altura)
o que perfaz uma c?mara de combustão de 32,99 + 42,47 = 75,46 cc
o que resultaria em uma taxa de:
tx = (cu + vol c?mara) / vol c?mara
tx= (461,86 + 75,46) / 75,46
tx = 7,1:1
isso se vc me deu o numero inicial correto de 15:1 de taxa e se vai manter os mesmos pistões 82,5 com a mesma altura de pino.
ah, pode dar pequenas diferenças de arredondamento, pq calculei é moda fac?o, mas é isso aí.
ab?
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essa f?rmula é b?sica, ajuda pra caramba pra ter uma noção superficial, pena que não entra com dados important?ssimos no cálculo real da taxa de compressão como:
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altura da luz
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espessura da junta torqueada
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posição do primeiro anel de compressão
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folga entre o topo do pistão e a camisa
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espaço ocupado pela vela dentro da c?mara de combust?o
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volume real ocupado pela face do pistão, ja que pistão de 2.0 alcool não é reto, ele tem cava, arco (calo) e anel.
não que não seja de serventia alguma a f?rmula, longe disso, mas o método correto e seguro é sujar as mãos de óleo e cubicar mesmo.
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pois é, muita gente confunde, as bielas tem o mesmo comprimento mas não a mesma resistencia. ai o cara monta o motor com bielas de md, entorta as bielas e sai dizendo que biela de kombi não presta. ja vi isso e partindo de um conhecido preparador em sp q montou um carro pra la de famoso pelas modificações estáticas q ele tinha. e com isso até hj o cara fala mal de bielas de kombi…
nossa, quero saber como q algum artista consegue montar bielas de md num virabrequim de ap, sendo que o di?metro do colo é diferente.
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nossa, quero saber como q algum artista consegue montar bielas de md num virabrequim de ap, sendo que o di?metro do colo é diferente.
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rapaz, depois que vi gente montando biela forjada (possivelmente comprada errada) com 4 bronzinas (uma em cima da outra) por colo…não duvido de mais nada...