Dúvida sobre capacidade dos bicos injetores.
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uma coisa é a vazão do bico. medir desse jeito não é sem crit?rio. é saber quanto de láquido passa por aquele orif?cio nem determinado tempo, simples.
agora quanto a laténcia e demais características do bico, vai depender do tipo do bico.
? por essas e outras que existem bicos de alta e baixa iped?ncia.
?bvio que um bico de baixa imped?ncia vai abrir e fechar mais rápido, mas pode queimar mais fácil, por isso usa sinal modulado, etc, etc, etc. mas isso não muda a sua vazão a regime permanente.
vc ta querendo misturar laranja com limão.
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se a idéia é só medir sem crit?rio, num precisa de maquina nenhuma…
pega o bico, coloca numa garrafa de big coke, liga positivo e negativo numa bateria e mede a vaz?o...
simples....
só que essa medida num serve de nada... porque vc medindo deste jeito vc não diferencia a laténcia dos bicos.... aí cai no problema que eu disse...vc pega 2 bicos de vazão identica, mas um com grande laténcia e outro com pequena e coloca numa injeção com driver vai ter pouca diferença...se colocar em p&h vai diferenciar mais....mas se usar modulado fudeu... é muitoa diferença....
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foi o que eu disse meio que subjetivamente em:
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tem que entender somente da parte eletrúnica ( projeto da placa e interfaceamento para os diversos tipos de bicos ) e programação do controlador. até aqui, fácil.
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uma coisa é a vazão do bico. medir desse jeito não é sem crit?rio. é saber quanto de láquido passa por aquele orif?cio nem determinado tempo, simples.
agora quanto a laténcia e demais características do bico, vai depender do tipo do bico.
? por essas e outras que existem bicos de alta e baixa iped?ncia.
?bvio que um bico de baixa imped?ncia vai abrir e fechar mais rápido, mas pode queimar mais fácil, por isso usa sinal modulado, etc, etc, etc. mas isso não muda a sua vazão a regime permanente.
vc ta querendo misturar laranja com limão.
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posso ser chato ? ?
a laténcia tem tudo a haver com a vazão sim, streit.
qnt mais tempo o bico leva para abrir, menor será o dábito de combustável e pior será o leque do jato… situações um tanto qnt cr?ticas para quem quer algo utilizável em rua , não ?? ?
vazão em regime permanente , uma simples torneira/registro pode nos fornecer...
não podemos esquecer que, só trabalhamos com plena vaz?o , na situação mais cr?tica ( carga máxima, máxima sobre-pressão de alimentação, e giro alto ).
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maur?cio… eu nao entendi o teu racioc?nio desta linha:
com esses 85ml fornecido como volume multiplicando em 5s, se dividir por 5s daria 17ml/s igual a 60s daria 1020ml/min...
fazendo o que vc disse na mesma linha
85mlx5seg = 425ml de volume a cada 5 segundosó
dividindo po........................ saquei... 85/5 = 17 x 60s = 1020ml/min...
mas...
tah... tah certo... na teoria, 425ml / 60s = 7.083333333333ml/segundo...
tá mais perdido que cego em tiroteio...
tenho a impressão de que a coisa tah errada nas unidades... na hora de calcular o tempo...
não tá sendo levado em consideração o pulsar do bico neh?
o teste da msd informa com o bico plenamente aberto, ou pulsando?
se pulsando? quantas vezes por segundo?
pq pode dar uma diferença da porra... (?bivio)
e nos nossos cálculos da segunda lina, eh como se ele tivesse aberto a plena capacidade por 1 min...
bah... vou estudar mais... rrrrr
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mais coisa pra listinha pra inserir no projeto…
pqp...
over? chuta.... estima...
quantas variantes de pulsos vamos ter que produzir?
sei que vai ser trabalhoso...
se fosse facil, jah teriam feito... a gra?a tah no desafio de fazer algo no mínimo satisfatério.
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b?sicamente 3.
o quadradinho é o mais fácil . a sa?da de um microcontrolador faria com facilidade. sem crise.
o moldulado tmb é fácil , bastando adicionar umas linhas a mais na programação do mc, fazendo o sinal pulsar depois de um tempo da abertura, dentro do tempo de injeção.
já o peak and hold é o mais filha-da-p***… como eles trabalham primeiramente saturados e depois com controle na corrente, esse circuitinho é o mais xaropeta ... mas nada impossível tmb.
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o problema não é esse…. é que o pulso modulado e o p&h só existem qdo vc pensa em um trem de pulsos...esse trem é atrelado a rotação e portanto dc....
se vc medir assim sai fora do padrão americano de torneirol sacou ?
por isso acho que não tem muito porque inventar moda.... pega os bicos originais, mede num método que varie o dc e depois me?a o bico que vai entrar no mesmo método... é como faão aqui.... comparação direta e simples... entrou 30% a mais...pronto já anda a alcool... entrou 130% a mais...já alimenta uns 0,8bar de turbo (mais se usar hpi)
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maur?cio… eu nao entendi o teu racioc?nio desta linha:
com esses 85ml fornecido como volume multiplicando em 5s, se dividir por 5s daria 17ml/s igual a 60s daria 1020ml/min...
fazendo o que vc disse na mesma linha
85mlx5seg = 425ml de volume a cada 5 segundosó
dividindo po........................ saquei... 85/5 = 17 x 60s = 1020ml/min...
mas...
tah... tah certo... na teoria, 425ml / 60s = 7.083333333333ml/segundo...
tá mais perdido que cego em tiroteio...
tenho a impressão de que a coisa tah errada nas unidades... na hora de calcular o tempo...
não tá sendo levado em consideração o pulsar do bico neh?
o teste da msd informa com o bico plenamente aberto, ou pulsando?
se pulsando? quantas vezes por segundo?
pq pode dar uma diferença da porra... (?bivio)
e nos nossos cálculos da segunda lina, eh como se ele tivesse aberto a plena capacidade por 1 min...
bah... vou estudar mais... rrrrr
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eu errei na digitação… ficaria assim...com esses 85ml fornecido como volume em 5s, se dividir por 5s daria 17ml/s multiplicado por 60s daria 1020ml/min...
tah... tah certo... na teoria, 425ml / 60s = 7.083333333333ml/segundo...
naum... 85ml em 5s... 17ml/s e 1020ml/min...
85ml em 5s... 17ml/s e 1020ml/min(ou cc/min)... transformando para lbs/h ficaria em 97lbs/h... mas o tamanho apresentado eh de 80lbs/h...
naum se sabe se a medição feita para se alcançar 80lbs/h foi feita com o bico pulsando a x ms ou aberto direto... se os bicos saum abertos com sinal convencional, peak and hold ou modulado???
sobre a maquina para medição... não sei se eh esta ( http://www.injetronic.com.br/produtos/prod…o=311&lm=d1&cp= )q o ernest usa… (e qdo vcs forem fazer a medição, jah q eh aqui em curitiba, favor me avisar q eu vo lah pentelhar, e ernest, onde eh sua oficina???)
sobre os bicos da msd eu achei isso..
nota: as taxas de fluxo de estática (cc/min) são aproximadas com a pressão de combustável ajustada em 43.5psi (3bar) e na gravidade específica do combustável em 0.72. a toler?ncia da taxa de fluxo entre injectores individuais do mesmo fluxo de estática é 1.5% a 3%. (traduzido no altavista)
t+ abração...
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pessoal pessoal….
a finalidade de existir estes tr?s tipos de pulso é querer adequar bicos de alta imped?ncia a um funcionamento linear, eles tentam simular um degrau convencional.
considerando que a maioria dos carros de hj usam o sinal convencional, ou seja, abre o bico, mantem aberto e fecha, nada mais natural que se ater a este bico primeiramente.
? claro que se vc medir a vazão do bico em regime permanente e for comparar esse resultado com a medição da vazão de um bico que precisa passar por regimes transientes (abertura e fechamento) vai haver diferença. agora eu pergunto, será essa diferença significante? será que na fração de milisegundos enquanto o bico abre, vai haver tanta vazão assim a ponto de invalidar a aproximação feita em regime estacion?rio?
nos outros pulsos, por haver variação durante o tempo que teoricamente era pro bico estar completamente aberto, o erro tende a ser maior. mas de novo eu pergunto, será esse erro tão grande assim?
além do mais, o tipo do pulso nos casos não convencionais é modulado antes de tudo pelo duty cicle de cada bico. sabendo o duty cicle e a vazão em regime permanente é possível determinar qual o bico ideal.
ou seja, quanto menor for o duty cicle do bico é natural que a sua vazão tenha de ser maior, diretamente proporcional.
? algo até bem simples de se imaginar.
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o problema não é esse…. é que o pulso modulado e o p&h só existem qdo vc pensa em um trem de pulsos...esse trem é atrelado a rotação e portanto dc....
se vc medir assim sai fora do padrão americano de torneirol sacou ?
por isso acho que não tem muito porque inventar moda.... pega os bicos originais, mede num método que varie o dc e depois me?a o bico que vai entrar no mesmo método... é como faão aqui.... comparação direta e simples... entrou 30% a mais...pronto já anda a alcool... entrou 130% a mais...já alimenta uns 0,8bar de turbo (mais se usar hpi)
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concordo plenamente… a quantidade de variaveis que interferem na vazao efetiva eh muito grande pra se generalizar e adotar um simples comparativo de marketing americano pra saber se seu motor vai ou nao ser alimentado...
nada como um teste pratico, com valores reais, similares ao que o seu carro vai usar...
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acho que não é apenas o ensino b?sico no brasil que é deficiente, o superior tb.
o bico injetor só tem dois modos de trabalhar, ou está aberto, ou está fechado.
existem esses tr?s tipos de se controlar o bico, mas todos eles mantem o bico aberto o tempo todo, não pensem que o bico fica abrindo e fechando rapidinho.
? medir a vazão com o bico aberto e pronto, pensem um pouco nas coisas antes de inventar teorias malucas.
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sem ofensas streit…. sem ofensas....
a cada evento de admissão temos um evento de bico certo ?
se o evento do bico for do tipo driver vc vai ter a laténcia sendo importante apenas uma vez no evento...a ordem de grandeza dela é baixa
se o evento no bico for do tipo p&h a laténcia tem import?ncia menor porque esse sistema é feito justamente pra vc ter uma abertura mais rápida do bico
se o evento for do tipo modulado, a laténcia é de suma import?ncia porque cada alteração de ciclo alto-baixo ela entra.
todas as tabelas de medição dizem que os bicos dos calibras são menores do que os dos vectras 2.0 8v de 110cv.... sabem porquê ?...no calibra o sistema é sequencial e por isso o tempo do evento é menor, obvio a laténcia tem que ser a menor possível permitidno pequenas aberturas dos bicos em ml e carga baixa...no sistema semi (bancadas) o tempo é maior porque vc injeta na valvula fechada (desperdi?a combustivel)...igual a explicação da fase de injeção.... no cilindro que está admitindo a fase é crucial... no cilindro que está com valvula fechada pode injetar a vontade que único efeito será resfriar a valvula de admissão (e obvio enriquecer um pouco porque um pouco de combustivel sempre fica)
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ali?s….obvio que o bico não se abre e fecha..... laténcia é o tempo e tem correlação com a constante da mola k que fecha o bico e a bobina do mesmo.... para cada bobina do bico vc tem uma laténcia diferente.
de toda forma discordo do efeito teorico, mas concordo que na pratica se for pra vc descobrir a ordem de grandeza dos bicos qualquer coisa que vc fizer al? vai servir... pulse o que pulsar vc vai ter algo muito perto nas 3 condições....
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o tempo de edição realmente é bem limitado, somente o necessário para correções de grafia (espaços, vêrgulas e acentuações que por ventura ficaram incorretas), e não pra alterar o contexto do que se escreveu.
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mas não tem como regular isso ???
tipo…....dando um pouco mais de tempo para nés, lerdos, editarmos os nossos posts ??? acho justo, não ? ?