Duvidas de oleo - mineral pra sintetico
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valeu pela aula amarchetti
edson, sae + baixo=melhor na hora de ligar o motor(alto desgaste nesse momento) ate ele chegar na temp. nominal de trabalho
sae + alto = mantem as viscosidade ideal mesmo em temp. altas.
portanto se tiver um oleo 5w40 é ?melhor do que um 20w40
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valeu pela aula amarchetti
edson, sae + baixo=melhor na hora de ligar o motor(alto desgaste nesse momento) ate ele chegar na temp. nominal de trabalho
sae + alto = mantem as viscosidade ideal mesmo em temp. altas.
portanto se tiver um oleo 5w40 é ?melhor do que um 20w40
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valeu pela resposta cleber…mas pra gente q tem turbo seria indicado um óleo tipo 5w50, não? se é q existe isso...
eu uso mineral 20w50, pelo q o amarchetti postou naum seria legal diminuir o sae quente dele e usar um 5w40 por exemplo...
será q estou confundindo tudo?
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opa o meu sendo gm f1 20w40 vou estar buscando esse 5w30 entao, quero dar uma limpeza nos tuchos dele e demais galerias….
troca sim troca nao, eu sempre uso o engine flush e desmonto o carter, formacao de tijolinhos nao deve ter no motorzim
o problema em usar esse 5w30 vai ser a fase quente, se tivesse algum oleo bem extremo 5w50 seria o canal....mas é akilo um oleo mais fino vai circular melhor, porem vai se deteriorar rapidamente.....
meu motor é um po de cana graduado e agora um socio dos paises mineradores de petroleo, cada 4k km ja é o bastente pro nivel ter descido quase ao minimo do carter
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só para acrescentar mais umas vantagens do óleo sint?tico:
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ele mantém suas características por mais tempo principalmente os aditivos e o detergentes em sua f?rmula.
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ele tem menos atrito porque suas part?culas são uniformes e menores que o mineral.
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por causa dos itens acima ele esquenta menos o motor e consome menos.
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o flash point é a temperatura em que o óleo começa a evaporar e tornar-se inflamóvel, e nisso o sint?tico também é muito mais alto.
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cada hora estopu pendendo mais pro sintetico
outra duvida por ser mais fino a pressao no sistema diminuira?
qnt a deixar mineral, e os tuchos q demoram e muito pra ser carregados e descarregados vai haver contaminacao do sintetico com o mineral neles….sera contaminacao bastante pra gerar uns tijolos?
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acredito que a pressão poder? diminuir sim, porém o fluxo provavelmente vai aumentar.
o que pode ocorrer se passar a utilizar o sint?tico em motores muitos velhos + de 20 anos e com mais de 100.000km é que ele vai limpar as crostas de óleo velho e poder? passar a queimar óleo.
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acredito que a pressão poder? diminuir sim, porém o fluxo provavelmente vai aumentar.
o que pode ocorrer se passar a utilizar o sint?tico em motores muitos velhos + de 20 anos e com mais de 100.000km é que ele vai limpar as crostas de óleo velho e poder? passar a queimar óleo.
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q me diz de mandar ver o sintetico num motor com 50k, q sempre faco a troca e uso o engine flush….
a primeira vista so vejo o grande problema de contaminacao pelo q fica retido nos tuchos, sera q vai soltar alguma coisa de algum lugar e entupir galerias?
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meu problema com óleo sint?tico é o preço….
usei por um bom tempo agip sint?tico no 206, e o danado aguentava bem.
no corsa, uso valvoline 20w50, mineral, troco a cada 5 mil. dou partida nele, e deixo esquentar (mais por causa do óleo do que por causa do combustável...)
apesar dele não ter uma viscosidade adequada é frio, é quente é excelente... o motorzinho daki de casa que o diga.
se existir algum valvoline 15w50 de preco acessável, mudo sem hesitar.
[]s
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partindo de motores originais…teu f1..
tolerancia pro 20w40...
a idéia é q eu sempre possa expandir os limites..usar um 15w40 ou um 20w50..e não ficar aquém dos limites
no caso deo 5w30, eu não tá atendendo o sae quente...
quer dizer...o xw30 pode perder pressão e memso volume num uso mais severo neste teu motor q pede xxw40
pq isso..o óleo xyz tem um limite térmico (como se fervesse)..digamos q do 30 seja 100o e do 40 seja 110o, só como ilustração...
se eu enfiar o 30 num motor q originalmente preve um 40 , pq este trabalha a 110o...
o óleo 30 vai começar a ferver e vaporizar..desta forma eu não terei disponiveis os 4l do sistema, pq parte dele tá vaporizando e borrando ...
eu não vou ter volume de óleo no distema fluindo e por consequencia vou ter menos pressão...
quer dizer....se eu ganhei usando o 5w, por outro lado, tomei pau usando o 30 neste motor...
quer dizer q enfiar o 30 vai me dar do r de cabeça? quer dizer que pode em uso mais severo ..
a vantagem do sae frio nos gm f1 é q gm f1 adora bater tucho qdo frio exatemete pq não tá chegando óleo em volume suficiente pra carregar os tuchos ...
em vez de ter apenas uma mola limitando o curso do tucho, eu tenho um tcuho oco e injeto óleo dentro dele..digamos q cabe 1l dentrro do tucho..qdo tiver cheio, ese 1l de óleo dentro dele cria pressão suficiente pra q eu limite o curso dele, impedindo q ela dá pancada na guia de válvulas..
qdo eu não carrego o tucho, tá colocando só 500ml...não dá conta de limitar o curso do tucho..e ele ele vai mais fundo do q deveria ir...bateu tucho...
e isso vc atendeu e superou..mas por outro lado, como não atendeu o sae quente, tua oxidação do óleo vai ser mais rápida...
daqui um tempo, como vc tá consumindo mais óleo do q deveria e ganhando pelotas de borra, vai acabar não consegundo enfiar 1l pros tuchos qdo frio...
pra um motor turbo:
ter o sae frio baixo é sow de bola, pq além de todo o esforão do motor ligando e ro?ando peça com peça com só 3 gotinhas de óleo entre elas, eu aida tenho uma maldita turbina girando ...
então seu 5w vai valer de alguma coisa aind amais q no caso anterior..
foi o caminho da vw pra aliviar o monte de golf e passat turbo formando borra..de 10w40 migraram pra 5w40..
mas...por outro lado eu tenho o caracol al? exigindo gerando mais calor pra ser dissipado...
tenho então q garantir q tudo fique em dia...
manter a máxima quantidade de óleo curculando no sistema..volume..foi o q busquei atender saindo de 10w pra 5w...
se eu tiver 1 litro de óleo passando al? naquele momento, ele não vai ferver, pq tem 1 litro pra absorver calor..se fose só um copo, fervia facinho
só q se eu tiver um óleo q só circula rápido mas não resiste ao calor (um 0w20, por exemplo) de q vai adiantar, se ele vai ferver e não vai mais preencher espaço no sistema?
nessa a galera sai corendo atrás de sae quente maior (os óleo 60) ...só q vira um tiro no po se eu usar aqueles alta km 25w60, pq vou enfiar menos óleo enre as peças do q era previsto pro motor trabalhar...
a questão é que nos turbo de fábrica, sempre se manteve o óleo xw40,, apreocupação maior é a fase fria..
tem alfas com 10w60 (tutela racing)..mas não deve ser barato..
os subaru usam de fábrica um 5w50
se eu só puder mehorar meu motor em um dos saes possíveis (quente e frio), eu prefiro melhorar no sae frio..
óleo sint?ticos podem brincar mais com o intervalo dos sae
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amarchetti, a conclusao q chego entao, seria q usar akele primeiro oleo citado q a vw se atualizou 5w40, estou melhorando o frio, porem o quente se mantem na caracteristica de fabrica, tendo chance de maior evaporacao, no caso de uso severo e essas coisas todas…..
so q tem um detalhe estranho q vc pode me dar uma luz qnt a oleo e tucho, o meu f1 nao bate nada qnd frio ainda....agora se eu dou umas estilingadas em 7k por algumas marchas, qnd volto ao uso normal civilizado, fica o tec tec tec dos tuchos, por um bom tempo, seria tucho descarregando? problema na subida de oleo pros tuchosó ou so trocando os tuchosó
acredito q nao seja problema na subida pq sempre uso o engine flush, mas vai se saber.....
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eu uso magnatec sae 10w-40 é um oleo caro mais não me da apoquenta …
estava pensando em passar para um sint?tico o que vcs acham ?
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hehe por isso criei esse topico justamente pra saber os problemas q poderiam aparecer essas coisas, mas to chegando a conclusao q nao seria negocio, ou até seria se encontrar um oleo q apresente o mesmo nivel sae, ou como eu manterei o mineral por enquanto tentando encontrar um 5w40, ou se achar um sintetico q atenda a isso, seria interessante…..
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não é q o sint?tico não valha a pena..só pelo fato dele resistior mais a contaminação do combustável já vale a pena..
? q pela questão preço, eu desistá muitas vezes do sint?tico..
ainda mais agora q lançaram 5w40 mineral da texaco q paguei r$14 o litro..
depois de ralar os tuchos descarregarem pode ser sinal deq teu óleo fica ralo fácil…sae quente baixo, contaminação, obstrução nos condutos (borra maldita)
mas se vc pensar a bomba originebas tá lá pra garantir vazão pro motor girando ...
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eu uso magnatec sae 10w-40 é um oleo caro mais não me da apoquenta …
estava pensando em passar para um sint?tico o que vcs acham ?
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eu tbm usava esse, mas era na época que eu tinha motor original. um excelente óleo.
agora eu uso o shell helix (amarelo), mas eu troco 1x por mês ou 3mkm.
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depois de ler tudo isso, eu q uso havoline mineral 20w50 fiquei tentado a experimentar o shell helix 15w50…prefiro manter esse sae quente q uso e melhorar o sae frio...de alguma forma o motor agradece né?
e acho q radiador de óleo junto ajuda nas horas de paulada, mas isso é assunto pra outro topic
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não é q o sint?tico não valha a pena..só pelo fato dele resistior mais a contaminação do combustável já vale a pena..
? q pela questão preço, eu desistá muitas vezes do sint?tico..
ainda mais agora q lançaram 5w40 mineral da texaco q paguei r$14 o litro..
depois de ralar os tuchos descarregarem pode ser sinal deq teu óleo fica ralo fácil…sae quente baixo, contaminação, obstrução nos condutos (borra maldita)
mas se vc pensar a bomba originebas tá lá pra garantir vazão pro motor girando ...
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vou seguir essa recomendacao tendo em vista o valor e o meu motor ja conhecer oleo mineral, assim evito qq eventual problema
qnt aos tucho fico com a hipotese de ser contaminacao, apesar de fazer tempos q nao dou uma estilingada boa pra ver se vai bater tudo….mas de qq forma sabado esta vencendo minha km de troca de oleo.....vou tentar achar na regiao esse texaco 5w40, e mandar mais um flush, uma possivel limpeza no filtro da tampa de valvula....
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gostaria de dizer para aqueles que se preocupam com os carros não devem se ater apenas para as especificações sae.
a maioria dos nossos carros são europeus e eficientes quanto é emissão de poluentes e tal. assim devo alertar para que passem a olhar também para a especificação acea classe a = veiculos a gasolina.
acea a1 - motores visando economia no consumo de até 15%
acea a2 - motores de uso normal com trocar em intervalos regulares
acea a3 - motores alto desempenho, uso severo ou intervalos longos de troca.
eu uso o shell helix amarelo 15w50 acea a2, parece ser adequado e não muito caro. acho que na próxima troca vou usar o shell helix plus (azul) que é semi-sint?tico 10w40 acea a3 e um pouco mais barato que o castrol que tem as mesmas especificações.
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gostaria de dizer para aqueles que se preocupam com os carros não devem se ater apenas para as especificações sae.
a maioria dos nossos carros são europeus e eficientes quanto é emissão de poluentes e tal. assim devo alertar para que passem a olhar também para a especificação acea classe a = veiculos a gasolina.
acea a1 - motores visando economia no consumo de até 15%
acea a2 - motores de uso normal com trocar em intervalos regulares
acea a3 - motores alto desempenho, uso severo ou intervalos longos de troca.
eu uso o shell helix amarelo 15w50 acea a2, parece ser adequado e não muito caro. acho que na próxima troca vou usar o shell helix plus (azul) que é semi-sint?tico 10w40 acea a3 e um pouco mais barato que o castrol que tem as mesmas especificações.
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nunca reparei nessa especificacao, vem a mostra no frasco do oleo?
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os servião severo, normalmente são mais grossos , como aqueles longa-vida 25w60…mas tem muito sint?tico q se enquadra nesta categoria por causa da maior resist?cia é contaminação..tem um 20w50 da stp
esse helix amarelo é um bom óleo, usei ele vêrias vezes, vc paga menos de r$10 no litro...mas sempre q posso eu vou de 5w40