Carro turbo para track day
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ah, e detalhe: nada de pistões/bielas forjadas
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bem,
pelo menos uma coisa ficou clara no artigo, as bielas não guentaram muito mais de 1.4 bar né ?
realmente esses motorzinhos giravam uma barbaridade, quem sabe com as bielas copa de marcas , ou alguma outra especial da vw…
mas se hoje podemos usar peças forjadas e evitar dores de cabeça futuras, pq não usar ? claro que cada caso é um caso... mas pra quem quer ter um carro tranquilo de quebras e c/ + de 300cv pra viajar com o po embaixo, não custa né ?
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bem,
pelo menos uma coisa ficou clara no artigo, as bielas não guentaram muito mais de 1.4 bar né ?
realmente esses motorzinhos giravam uma barbaridade, quem sabe com as bielas copa de marcas , ou alguma outra especial da vw…
mas se hoje podemos usar peças forjadas e evitar dores de cabeça futuras, pq não usar ? claro que cada caso é um caso... mas pra quem quer ter um carro tranquilo de quebras e c/ + de 300cv pra viajar com o po embaixo, não custa né ?
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daniel, esses motores não eram la muito descomprimidos como a galera usa hj em dia (8,5:1), e nisso, sabe-se que força mais o miolo do motor.
faziam isso pra terem uma fase aspirada mais forte e garantirem saidas de curvas mais rapidas.
e não esquece que rodavam por muuuuitas voltas, girando +8000 em cima de +8000 a cada marcha, o tempo todo de po em baixo, e mesmo assim naaaum quebravam.
as bielas vcs aqui do pp sabem quais são, e tb a numeração delas.
tinhoso o tal do motor ap né hehehe
sabe minha opnião qto a bielas forjadas: se for pra ter e usar seus 400cvs pra cima, é item de segurança. pra menos potencia que isso, eu julgo como preciosismo bobo, ja que tem bielas originais que suportam essa cavalaria.
ai vai de gosto. tem cara que monta carro com 250cvs e obriga o cliente a forjar o motor todo. paciência né. falta de conhecimento do mecânico da nisso, e quem paga? o cliente.
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até 300 cv s as bielas de ap guentam bem, acima disso, ja vi enpenar, virando 13,600 nos treinos e não chegar na bateria, aqui no rio, colocou
bielas forjadas e acobou com os problemas
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daniel, esses motores não eram la muito descomprimidos como a galera usa hj em dia (8,5:1), e nisso, sabe-se que força mais o miolo do motor.
faziam isso pra terem uma fase aspirada mais forte e garantirem saidas de curvas mais rapidas.
e não esquece que rodavam por muuuuitas voltas, giram +8000 em cima de +8000 a cada marcha, o tempo todo, e mesmo assim naaaum quebravam.
tinhoso o tal do motor ap né hehehe
sabe minha opnião qto a bielas forjadas: se for pra ter e usar seus 400cvs pra cima, é item de segurança. pra menos potencia que isso, eu julgo como preciosismo bobo, ja que tem bielas originais que suportam essa cavalaria.
ai vai de gosto. tem cara que monta carro com 250cvs e obriga o cliente a forjar o motor todo. paciência né. falta de conhecimento do mecânico da nisso, e quem paga? o cliente.
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eu =
então no meu caso é item de segurança…
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até 300 cv s as bielas de ap guentam bem, acima disso, ja vi enpenar, virando 13,600 nos treinos e não chegar na bateria, aqui no rio, colocou
bielas forjadas e acobou com os problemas
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300 cvs nas condições de pista que citei acima sim, se justifica um reforão no motor. se não me engano falei isso no comeão do tópico.
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uma motor3? eu tenho todas.
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os 16v cortam, em 7.250 originalmente …
já ouvi rumores e um louco que usa assim que a lubrificação consegue lubrificar e motor girr normlmente original com tuchos hidraulcos originais a 8.000 rpm ... mais deixa ele tester isso no motor dele ...
sei q os 16v tem corte mais alto, mesmo assim:
[snapback]300961[/snapback]
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a? tenho aproximadamente 40 revistas oficina mecânica, da dácada de 90, vendo, troco por peças, faão qq rolo que me interessar, pois minha mulher me torra o saco por causa dessas revistas.
21 3902-4532
21 9313-0158
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só pra reiterar…
os que voltaram a vir com o bloco baixo são todos os mk4, incluindo new beetle, golf nacional e bora/jetta. bloco alto é o golf caixa, tipo o do pix.
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os 16v cortam, em 7.250 originalmente …
já ouvi rumores e um louco que usa assim que a lubrificação consegue lubrificar e motor girr normlmente original com tuchos hidraulcos originais a 8.000 rpm ... mais deixa ele tester isso no motor dele ...
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citei 6200 após uma conversa q tivemos a muito tempo atras hehehehe
só pra reiterar…
os que voltaram a vir com o bloco baixo são todos os mk4, incluindo new beetle, golf nacional e bora/jetta. bloco alto é o golf caixa, tipo o do pix.
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o golf do pix é 1998, e nesse ano tinha tb os mk4 é venda.
a info que tenho é que ainda saiu mais vw 2.0 de golf com bloco alto.
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a? tenho aproximadamente 40 revistas oficina mecânica, da dácada de 90, vendo, troco por peças, faão qq rolo que me interessar, pois **minha mulher me torra o saco por causa dessas revistas.**21 3902-4532
21 9313-0158
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minha mulher jogou todas minhas revistas antigas fora
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a? tenho aproximadamente 40 revistas oficina mecânica, da dácada de 90, vendo, troco por peças, faão qq rolo que me interessar, pois minha mulher me torra o saco por causa dessas revistas.
21 3902-4532
21 9313-0158
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opa
no meio dessas teria uma com a materia dum corsa wind vermelho turbinado ?
manda mp me propondo um valor ok ?
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não especificamente pra track-day, mas um carro turbo de pista pra pdoer vencer é primeiro preciso pensar em chegar….? a gente sabe que com 0,7bar um carro que original acelera 0-100 em digamos uns 15s passa a fazer na casa dos 8s...se usar 1,2bar num baixa muito da casa dos 7s, mas o risco de quebra aumenta substancialmente... então a primeira coisa é saber qto vale a pena estar no limite...
quando você diz ?carro original? você quer dizer um carro com motor sem troca de peças internas por outras forjadas?
se fosse eu ( num digo cliente, eu mesmo, pro tipo de condução que eu faria numa pista…pra cliente poderia ser bem diferente) montaria um motor com cilindrada próxima a 2 litros, certamente multivalvulas, com taxa 1ponto abaixo do que roda original a gasolina, ponto final na casa dos 16? (mais ou menos é tudo hipot?tico e cada motor se comporta diferente) e pressão de 0,5 a 0,7bar usando booster.... intercooler, radiador de óleo certamente viriam....sistema de lubrificação é preciso pensar no que fazer, mas uso de carter seco é caro...as vezes a soluçãoda chapa dentor do carter resolve razoalvelmente bem com baixo custo, mas tem que estudar trajeto e projeto disso... outra coisa é peso.... muito baixo e extremamente bem distribu?do
com certeza sabendo usar vai chegar no final.... vai ser um canhão ?...não... mas vai ser competitivo pacas porque o consumo não vai ser tão alto qto usando muita potência....? terá muita confiabilidade....
esse carro que você faria para você usaria peças internas forjadasó rodaria com álcool?
quem acompanha 24h de interlagos sabe que a esmagadora maioria dos turbo montados não chega a metade da prova… só chegam os originais-turbo ou os protótipos leves e que geralmente não precisam de muita pressão (por serem leves)
mesmo usando peças internas mais resistentes os turbo adaptados quebram nessas provas?
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se o turbo andar gordo o suficiente para manter a temperatura do sistema mais baixa, poder rodar um track day tranquilo.
mas quando eu falo gordo é gordo mesmo, não ao ponto de esfriar a turbina retraindo o eixo, mas no fio da navalha.
o acerto bem feito do motor faz toda a diferença.
abraços
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não tem mist?rio.
a lágica é simples, cruel e imparcial: mais potência= mais custo na prepração dos componentes do motor, do cambio e do chassis.
e isso custa dinheiro. muita gente não tem dinheiro pra fazer a coisa da forma correta, ai poe o carro na pista, quebra e depois reclama…
muita gente sabe , mas poucos falam
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