Ap 2.0 gnv turbo(instalado)…
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eu fiz a cobertura da automec 2005 e um dos novos produtos da bardhal era um kit de tratamento para motores gnv, que prometia melhorar as condições de lubrificação e refrigeração do cabeçote.
perguntei se tinha algum técnico lá pra poder me explicar (sou jornalista e não trouxa), mas não apareceu ninguém pra explicar o princ?pio de funcionamento.
abraços
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e andam que é uma beleza.
o phil levantou um ponto que eu nunca tinha pensado. e o resfriamento das c?marasó alguem sabe como fica?
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olha só pelo que eu vi quando eu estava instalando o meu kit g?s o gnv e um g?s gelado correto?????? então não havera problema de refrigeração????a unica coisa q fica ruim e a lubrificação
pelo q sei o ar admitido pelo motor quanto mais frio a mistura mais perfeita sair? a combustão correto????
estou falando merda??????
bem galera se eu estiver errado me corrija, por favor
abraço
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olha só pelo que eu vi quando eu estava instalando o meu kit g?s o gnv e um g?s gelado correto?????? então não havera problema de refrigeração????a unica coisa q fica ruim e a lubrificação
pelo q sei o ar admitido pelo motor quanto mais frio a mistura mais perfeita sair? a combustão correto????
estou falando merda??????
bem galera se eu estiver errado me corrija, por favor
abraço
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mas o ar que sai do compressor é bem quente, isso se vc não utilizar intercooler.
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olha só pelo que eu vi quando eu estava instalando o meu kit g?s o gnv e um g?s gelado correto?????? então não havera problema de refrigeração????a unica coisa q fica ruim e a lubrificação
pelo q sei o ar admitido pelo motor quanto mais frio a mistura mais perfeita sair? a combustão correto????
estou falando merda??????
bem galera se eu estiver errado me corrija, por favor
abraço
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ar mais frio quer dizer q tem mais massa de ar em um menor espaço…
tipo...o ar frio ocupa menos espaço..
entao se o ar eh frio...tem mais ar lah dentro..
ou seja...tem mais oxigenio...
tendo mais oxigenio vc pode injetar mais combustivel q resultaria em maior potencia..
esse eh o principio do turbos...
mas como o pix falow...
o ar vai entrar quente no motor...aih tem o gnv junto que vai frio ...
num sei o q daria disso...
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sim … o gnv vem tão frio do cilindro que ele até passa por um aquecedor antes ...
agora turbo no gnv ... eu tenho uma m?teria em casa de uma quantum gnv + turbo ... 0,7kg de pressão e rodando bonito ...
as caminhonetes de corrida utilizam 2 redutores de pressão regulados com uma pressão de saida mais forte (mas nao sei qto) do que nos sistemas convencionais (o gnv vem a mais de 200 bar do cilindro) ...
mas eu acho que o gnv é um sistema voltado para economia ... colocar turbo que dizer gastar mais combustável e assim acabar com a economia e ainda investir em algo desconhecido por muitos ...
eu iria de turbo no alcool e seria feliz na boa
agora se for montar um aspro ... não sei se vcs sabem ... mas o gnv tem 132 octanas que somada a uma taxa alta fica bem divertido ....
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acho que o caso é até vêlido caso vc já tenha o kit gnv com é o caso, pq pagar 2k pra colocar e depois mais 3.5k pra turbinar (kit padaria) não seria uma maneira de economizar, mas lembro de uma preparadora torres eu acho, que na epoca do x.x.x. tava fazendo uma saveiro gnv + turbo. dizem que ficou bom.
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se eu nao me engano no site da pickupracing … não me lembro agora ... mas é só pesquisar na net que vc acha ..
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posso estar errado, mas dentro do q eu conheco sobro octanagem, acho meio dificil esse valor estar correto. se realmente h? alguem com capacidade de fazer tao ensaio com o combustivel, acho mtooooo dificil q esse valor possa ser assim diretamente comparado a gasolina. mesmo os 95 do alcool ( 105 é coisa de oficina, determinado em teste é 95 ) nao podem ser comparados por uma serie de fatores.
ainda mais esse valor de 132, sim o g?s resiste a uma taxa mto maior, mas isso inclui n fatores dentro.
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agora eu quero perguntar uma coisa pra vc s qual a taxa ideal do gnvó??? e o alcool????
qaul taxa seria boa tanto para rodar no gnv quanto no alcool???????????sem turbinar
por exemplo alguem sabe quanto eu tenho q tirar do meu cabeçote pra eu ficar com essa taxa pra se aproximar mais do ideal do alcool e quanto no gnvó????
abraço e obrigado pelos comentários
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já te falei milhões de vcs…. esquece isso meu filho....
faz um veneno, aumenta a taxa lá pra casa dos 14 e seja feliz no alcool e no gnv....
mas se vc quiser turbo, não compre os pistões a alcool q vc tá encomendando, vai ser dinheiro jogado fora...
dá pra turbinar no gnv, mas não te aconselho...
pega um voyage pra turbina só um combustivel e deixa o santana pra rodar... com taxa alta, gnv e alcool...
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arthur me responde uma coisa qual a taxa do meu carro se eu colocar pistão de santana 89 mesmo só q a alcoo,l e querendo q essa taxa lá para os 14 com a retifica do cabeçote quanto eu precisso tirar do meu cabeçote pra ele ficar com essa taxa no alcool?????
pow cara vc me mandou uns calculos aqui mane mais eu não intendi m… nenhuma hauahuah
abraço
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bom nao acho mas tenho certeza que e possivel mas leve em considera?ao uma coisa vc nao tera um top em performance,
o que vc poderia fazer seria levar a brincadeira um pouco mais acima com a pressao, mais do que vc levaria no alcool, justamente pq o gnv ta longe da sua taxa ideal (17.1).
so que como nossos amigos disseram a proposta do gnv e diferente, nao vou ser tolo e negar que o gnv resseca algumas peças do cabeçote ( problema que pode ser evitado se o carro fizer algumas visitas ao combustivel liquido por cilindro de gnv).
o projeto e valido apesar dos contragostos e das adapta?oes, mas por sinal vcs estao falando sobre o ar admitido pela turbina ser quente, esse efeito nao seria aliviado com um intercooler? acredito que ainda haveria um abismo na diferença de temperaturas. mas com certeza esse efeito poderia ser amenizado.
por sinal um cara aqui do rio possuia um golf gnv+turbo. e sem reclama?oes, inicialmente sofreram para acertar mas depois ficou perfeito e sem qualquer reclama?ao do dono.
carro turbinado com mesma pressao alcoolxgnv
e façamos algumas contas. vc vira 160km com 1 cilindro de 16m3. e paga 14 reais pra encher. com o turbo vc passaria a virar uns 130km
e no alcool vc rodaria uns 300km com um tanque pagando 60~70 reais pra encher o tanque.
(levando em considera?ao o pe alto sem pressuriza?ao.)
façamos as contas
130+130+130+130+130+130=780km
14 + 14 + 14 +14 +14 +14=84 reais
300+300=600km
65+65=130 reais.
podemos ver que mesmo bebendo mais o gnv ainda se mostra superior ao alcool, nos termos de economia, sendo que e evidente que uma pessoa que turbina um carro no gnv nao pode esperar um top em performance e sim recuperar o que perdeu com a conversao para o combustivel gasoso.
minha opiniao e essa. e um projeto que eu arriscaria. pois acho a ideia interessante.
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bom nao acho mas tenho certeza que e possivel mas leve em considera?ao uma coisa vc nao tera um top em performance,
o que vc poderia fazer seria levar a brincadeira um pouco mais acima com a pressao, mais do que vc levaria no alcool, justamente pq o gnv ta longe da sua taxa ideal (17.1).
so que como nossos amigos disseram a proposta do gnv e diferente, nao vou ser tolo e negar que o gnv resseca algumas peças do cabeçote ( problema que pode ser evitado se o carro fizer algumas visitas ao combustivel liquido por cilindro de gnv).
o projeto e valido apesar dos contragostos e das adapta?oes, mas por sinal vcs estao falando sobre o ar admitido pela turbina ser quente, esse efeito nao seria aliviado com um intercooler? acredito que ainda haveria um abismo na diferença de temperaturas. mas com certeza esse efeito poderia ser amenizado.
por sinal um cara aqui do rio possuia um golf gnv+turbo. e sem reclama?oes, inicialmente sofreram para acertar mas depois ficou perfeito e sem qualquer reclama?ao do dono.
carro turbinado com mesma pressao alcoolxgnv
e façamos algumas contas. vc vira 160km com 1 cilindro de 16m3. e paga 14 reais pra encher. com o turbo vc passaria a virar uns 130km
e no alcool vc rodaria uns 300km com um tanque pagando 60~70 reais pra encher o tanque.
(levando em considera?ao o pe alto sem pressuriza?ao.)
façamos as contas
130+130+130+130+130+130=780km
14 + 14 + 14 +14 +14 +14=84 reais
300+300=600km
65+65=130 reais.
podemos ver que mesmo bebendo mais o gnv ainda se mostra superior ao alcool, nos termos de economia, sendo que e evidente que uma pessoa que turbina um carro no gnv nao pode esperar um top em performance e sim recuperar o que perdeu com a conversao para o combustivel gasoso.
minha opiniao e essa. e um projeto que eu arriscaria. pois acho a ideia interessante.
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pow cara e esatamente o q eu penso não quero um carro top de preparação porque quero um carro para o dia a dia tambem, derrepente ate mudando do comando dele pra dar uma ajuda pra turbina
mais ai q está mane pra encontrar um cara q já tenha feito isso no seu carro pra gente tirar duvidas e q é dificil, por exemplo, meu carro e um santana gls 2.0 1989 q pretendo turbinar ele no gnv e no alcool
mais eu não tenho a minima ideia como isso seria feito se seria tão simples como turbinar um carro com combustivel liquido ou teria q colocar mais alguma coisa sei lá
ou derrpente simplemente colocar uma turbina andar com uma pressão de no maximo 1kg mais q isso já e issageiro e ai começa a entrar outros fatores tambem
infelismente não sei quem procurar para tirar essas duvidas de como proceder nesse casso, pois eu estou na duvida de trocar os pisões dele para alcool e andar com uma taxa alta de mais ou menos uns 14:1 ou coninuar com meus pistões a gasolina e mandar vê no turbo gnv
abraço
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já te falei milhões de vcs…. esquece isso meu filho....
faz um veneno, aumenta a taxa lá pra casa dos 14 e seja feliz no alcool e no gnv....
mas se vc quiser turbo, não compre os pistões a alcool q vc tá encomendando, vai ser dinheiro jogado fora...
dá pra turbinar no gnv, mas não te aconselho...
pega um voyage pra turbina só um combustivel e deixa o santana pra rodar... com taxa alta, gnv e alcool...
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cara estou voltando a ter algumas duvidas relacionadas a esse topico que são muito intere?antes
pense comigo o gnv comprimido e um g?s frio correto? só que quando vai para o motor sofre aquecimento e disse que o carro esquenta mais no gnv, agora imagina, vou taxar o motor blz, e vou rodar no gnv com uma axa de 14:1 por exemplo(já é considerado uma taxa bastante alta). agora imagina so que legal, eu venho rodando no gnv com o motor quente pra car@lh?, ai derrepente resolvo jogar para o alcool.
já imaginou o q vai acontecerácom o motor quente vai começar a criar trincas na parede do cilindro e nos pistões, por isso que todos que convertem carro para gnv falam que e bom devensenquando rodar com combustivel liguido, para lubrificar os componentes co cabeçote, e eles falam tambem para só jogar no alcool quando o motor do carro estiver frio e evitando ja estar rodando um tempo com o carro e jogar para o combustivel liguido
agora minha pergunta falei isso nos casos de carro a gasolina que a taxa e baixa e o gnv não e comprimido direito, agora no pistão a alcool, que a taxa e maior, o gnv sera comprimido novamente, correto? sera que isso ajuda a preservar o cabeçote do carro????? e esquentar menos o motor, assim evitando o desgaste ecessivo de peças?
abraço
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respondendo a sua pergunta, eu vi uma dakota com os pistoes todos rachados por causa disso, trocar do gnv pra gasolina assim e vice versa, bom uma taxa boa pro gnv seria aquela em q ele tao comprimido chegaria a virar liquido e dae sim ter uma melhor explosao, mas essa compressao beira a casa dos 22:1, por isso o motor q roda com gnv eh manco tbein
nao aconselho o uso do gnv em carro algum, quer economia compre um carro a alcool ou a diesel e seja feliz.
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e andam que é uma beleza.
o phil levantou um ponto que eu nunca tinha pensado. e o resfriamento das c?marasó alguem sabe como fica?
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isso procede
uma das instruções para quem tem carro com gnv, é percorrer apenas 75% do trajeto com o g?s justamente para não haver super aquecimento na camara
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só pra dar a minha contribuição é este tópico
no turbo gnv vc só vai conseguir alimentar no máximo com muito esforão 0,3~0,4 bar, o motor vai estar extremamente mais aquecido, pois a temperatura de trabalho do motor com gnv é mais alta, e ainda vai rodar dando falta
você ainda quer rodar com a taxa estática alta e pressurizando, já tentou imaginar se o seu motor vai aguentar essa compressão? eu visualizo um quadro de quebra fácil
minha opinião (q eu pratico)
tenha seu carro pro dia-a-dia no gnv e um 2o carro turbo alcool
pensei muito em turbinar meu civic, cabei deixando ele aspiradinho no gnv e comprei um chevette pra moer não tenho dores de cabeça, o chevette só sai qdo quero moer mesmo, e se quebrar, tenho meu civic lá sem nenhum problema pra poder sair pra trabalhar, e passear com a namorada.
pense nisso ==> carro turbo quebra, não importa, vc diminui a vida útil do motor… se for o seu carro pro dia-a-dia então, vai acabar indo trabalhar de ?nibus
sobre os riscos do gnv no motor
? lágico que não se pode ficar chaveando gnv/alcool/gasolina direto, mas acho q não h? quase nenhum risco de vc trincar seu cabeçote simplesmente pq vc tava rodando no gnv e chaveou para a gasolina, pra isso eu acho q ia precisar dos bicos estarem lavando o pistão, dando bastante excesso, se os bicos estiverem vaporizando, com estanqueidade tudo certinho acho q o risco é mínimo, só não pode abusar
outra coisa, antes de botar pra moer com gnv, revise o sistema de arrefecimento, meu carro nunca superaqueceu, e jamais senti o motor extremamente quente, como já escutei de muitos, ali?s o caput do vectra do meu irmão chega a queimar a mão de tão quente que fica, rodando no gnv
[]s
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ar mais frio quer dizer q tem mais massa de ar em um menor espaço…
tipo...o ar frio ocupa menos espaço..
entao se o ar eh frio...tem mais ar lah dentro..
ou seja...tem mais oxigenio...
tendo mais oxigenio vc pode injetar mais combustivel q resultaria em maior potencia..
esse eh o principio do turbos...
mas como o pix falow...
o ar vai entrar quente no motor...aih tem o gnv junto que vai frio ...
num sei o q daria disso...
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pode trabalhar com o gnv sem o aquecimento do mesmo, existe uma parada (esqueci o nome) que alem de diminuir a pressão do gnv jogado pra dentro do motor tambem recebe agua do radiador pra esquentar o gnv, a pressão da turbina faria o trabalho de aquecimento do gnv pra melhor queima.
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…podemos ver que mesmo bebendo mais o gnv ainda se mostra superior ao alcool, nos termos de economia, sendo que e evidente que uma pessoa que turbina um carro no gnv nao pode esperar um top em performance e sim recuperar o que perdeu com a conversao para o combustivel gasoso.
minha opiniao e essa. e um projeto que eu arriscaria. pois acho a ideia interessante.
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acho que trabalhando com um motor mais aspro no gnv conseguiria um melhor resultado em termos de custo x performance, e ainda conseguiria ser mais economico.
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particularmente eu faria um gnv aspro, cabeçote mais trabalhado, comando mais girador e uma taxa bem maior.
eu ia fazer isso, tava com ideia de fazer numa royale ap… mais vou ter que esperar um pouco.
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pow cara mais ai é que está eu tenho medo de mecher e o carro ficar muito beberam , consumir gnv pra caramba, pra vc ver eu faão na cidade com um botisão de gnv 150 km e né estrada uns 185km
e tambem ninguem sabe me informar um comando legal pra quem tem carro gnv com pistões a alcool,levando em conta que a taxa do santana a alcool original é 12:1, e alem do comando qual taxa eu usso pra rodar legal tanto no gnv quanto no alcool , não quero nenhuma taxa absurda, quanto maior a taxa mais vai forçar o motor de arranque. o carro é para o dia a dia
abraço